Skip to content

Planta Jiboia: Como Cuidar, Preço, Significado

Saiba mais sobre a planta Jiboia logo abaixo. Veja como cuidar, o preço, significado, como fazer mudas dessa planta e muito mais. Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre a planta Jiboia.

A planta Jiboia é uma boa opção para se ter em casa, pois ela é de fácil cultivo. Mas, é muito importante saber os cuidados necessários que essa planta necessita para que fique sempre saudável. Por isso, se está pensando em ter uma planta dessa, então acompanhe tudo sobre ela aqui.

Como cuidar da planta Jiboia

A Jiboia é uma planta muito fácil de cuidar e, por isso, ela é indicada para as pessoas que gostam de planta, porém não tem muito tempo disponível para cultivo. Para cuidar dessa planta é preciso saber que ela prefere viver a meia sombra, recebendo somente iluminação natural. Por isso, o melhor local para colocar ela é perto de portas e janelas, evitando que ela fique exposta a luz solar direta.

Além disso, a planta Jiboia não precisa ser regada todos os dias, até porque ela não suporta solos encharcados. Por isso, o ideal é fazer cerca de três regas por semana. Mas, a quantidade de regas também vai depender da estação do ano, no inverno o espaço entre as regas deve ser maior, enquanto no verão é preciso regar de forma um pouco mais frequente.

É importante também podar essa planta, cortando o excesso de folhas, principalmente aquelas que estão amareladas e secas. Com a poda além de deixar a planta mais bonita, também ajuda no crescimento dela. Saiba que quando a Jiboia é bem cuidada e fica no local apropriado ela pode crescer muito, até doze metros.

Cuidar da planta Jiboia na água

Para cuidar da planta Jiboia na água é só seguir praticamente as mesmas recomendações citadas acima. A folhagem dessa planta se adapta bem principalmente nos ambientes com sombra, e cresce melhor em locais com luz indireta. A Jiboia só não suporta as baixas temperaturas.

Em tempos mais secos e quentes, como o verão e a primavera, as regas precisam ser realizadas por pelo menos três vezes por semana. Enquanto no inverno e no outono, como o ar é mais úmido e frio, pode diminuir a frequência de irrigação, regando de uma a duas vezes por semana.

VEJA TAMBÉM: Como eliminar lacraias do banheiro

Planta Jiboia

Como fazer mudas de planta Jiboia

O processo para fazer mudas da planta Jiboia é muito fácil. Para isso, é preciso cortar um pedaço da planta que esteja em desenvolvimento e que tenha raízes aparentes. Normalmente, a ponta dos galhos é a melhor parte para fazer a estaquia. A estaquia no caso é o nome técnico que é o mesmo que fazer mudas, onde você vai estimular uma parte da planta, criando novas raízes para poder plantar ela em outro lugar.

Depois, é preciso fazer um corte em diagonal no caule da Jiboia para ter um pedaço solto da planta, pois é esse pedaço que você vai usar para realizar a muda. Em seguida, é preciso escolher se vai plantar na terra ou na água. Se escolher a terra, então deixe o galho solto secando por 24 horas, e depois coloque ele em um vaso novo com terra. Coloque o galho na terra de forma que as raízes fiquem bem enterradas e depois regue. Feito isso, em alguns dias depois a muda vai pegar e a planta vai começar a crescer.

Agora, se for plantar na água pode ser que a planta cresça até mais rápido. Quando cortar o galho da Jiboia, coloque ele em um vaso com água limpa. Saiba que a quantidade de água não precisa ser exagerada, só o suficiente para cobrir as raízes. O bom dessa forma é que você consegue acompanhar o surgimento das novas raízes com o passar do tempo. E, quando a muda estiver com muitas raízes novas, então você deve transplantar para um vaso com terra.

Preço da planta Jiboia

O preço da planta Jiboia varia muito, pois depende de diversos fatores. Mas, saiba que em média o preço dessa planta é de R$80,00. E, você encontra para comprar dela em floriculturas e até mesmo na internet é possível achar.

Significado da planta Jiboia

A Jiboia é considerada uma planta protetora e sagrada, e é muito conhecida por suas folhas em formato de coração, que varia entre as cores verde e amarela. Essa planta é muito fácil de ser cultivada e, por isso, é ideal para quem está começando a cuidar de plantas dentro de casa e para quem não tem muito tempo.

Além do seu significado ser muito bonito, outra vantagem dessa planta é que ela é adaptável. É possível decorar prateleiras, vasos, suportes pendentes, entre outros itens usando ela. E, também tem como usar essa planta na área externa, no jardim e ela ainda pode formar uma cerca viva atingindo cerca de 15 metros de distância.