5 Plantas com Espinhos para Muros (Cerca Viva)

Confira a seguir 5 plantas com espinhos para muros. Além disso, vamos mostrar neste artigo também qual é a cerca viva que cresce mais rápido, qual o melhor tipo de planta para cerca viva, qual a melhor cerca viva com espinhos e muito mais.

A proteção de casas e comércios é sempre uma questão muito pensada, pois é preciso que o local tenha muita segurança para não correr o risco de ser alvo de pessoas mal intencionadas. E, existem algumas plantas com espinhos que servem justamente para isso, para manter a área protegida.

Plantas com espinhos para muros

É muito comum ver em casas e empresas aqueles arames em espiral ou cercas elétricas para proteger a residência. Mas, geralmente eles não ficam nada bonitos e essa é uma das vantagens das plantas, pois além de proteger o ambiente ainda deixa ele mais bonito.

Algumas plantas com espinhos são usadas nos muros para essa finalidade, de proteger o local. Essas plantas geralmente são chamadas se cerca viva e, além de dar uma harmonia ao ambiente, também garante a privacidade e segurança das pessoas. A seguir vamos mostrar as melhores plantas para essa finalidade.

1- Piracanta

O nome científico da Piracanta é Pyracantha Coccinea, esse arbusto consegue formar uma árvore que pode atingir até 5 metros de altura. Essa planta se adapta melhor em regiões de clima mais frio, como o Sul. A Piracanta geralmente conta com flores pequenas e brancas e ramos espinhosos. Além disso, essa planta conta com frutinhos vermelhos que os pássaros gostam muito por sinal. Essa planta além de ser muito bonita ela conta com espinhos, que fazem dela uma boa planta para cercas vivas.

Cerca viva Piracanta

2- Coroa-de-cristo

A coroa-de-cristo é conhecida também como bem-casados, dois irmãos, colchão-de-noiva, coroa-de-espinhos, duas-amigas, entre outros apelidos. Mas, o seu nome científico é Euphorbia Milii, esse arbusto espinhoso surgiu em Madagascar e é muito encontrado no Brasil.

A coroa-de-cristo é utilizada como planta ornamental e como proteção em cercas vivas. Geralmente, ela tem até 1,20 metros de altura, conta com flores vermelhas ou brancas e por conta do seu porte pequeno, ela serve só para muros baixos.

Coroa-de-cristo cerca viva

3- Ilex-chines

O Ilex-chinês conhecido também como Ilex Cornuta ou Holly é um arbusto nativo do leste da China e da Coreia, muito ornamental, caracterizado por suas folhas espinhosas e frutos vermelhos. O Ilex-chinês pode atingir uma altura de até 3 metros e é muito usado como cerca viva.

VEJA TAMBÉM: Como plantar Bromélia no vaso

Ilex-chines

4- Peresquia

A Perequia conhecida também como ora-pro-nobis é uma cactácea arbustiva e escandente, que pode atingir até 5 metros de altura, sendo uma planta muito ramificada e usada como cerca viva. As suas principais características são seus ramos espinhentos, flores brancas ou rosas e folhas verdes ovais.

Peresquia

5- Roseira trepadeira

A rosa trepadeira é uma das variações de espécies de roseira. Ela é um arbusto perene, que pertence a família da Rosaceae. O que mais se destaca nessa planta é a sua beleza, as suas flores e o visual rústico dos galhos, que fica ainda mais lindo nos jardins, cercas e muros.

Geralmente, as flores da rosa trepadeira são muito perfumadas, as folhas são bem verdes e os ramos finos e flexíveis que, inclusive, podem chegar a 6 metros de comprimento. A floração dessa planta acontece quase o ano todo, porém ela fica mais bonita na primavera.

Qual é a cerca viva que cresce mais rápido?

A cerca viva que cresce mais rápido é a Murta. Ela cresce muito, e pode chegar até cinco metros e se adapta facilmente com a grande maioria do clima e dos solos. As folhas da Murta são bem grudadas e, isso acaba garantindo uma maior privacidade e permite também podas artísticas. Como ela cresce muito rápido, as podas nessa planta precisam ser feitas com frequência.

Qual o melhor tipo de planta para cerca viva?

O melhor a se fazer para saber qual é o melhor tipo de planta para cerca viva é procurar um profissional, pois ele vai te orientar melhor em sua escolha. Já que, existem espécies para cada tipo de proposta, a escolha da planta depende de vários fatores e nada melhor que um profissional para te orientar.

Normalmente, as plantas mais utilizadas para cerca viva são: murta, maricá, jambolão, sansão do campo, hibisco, cedrinho, entre outros. Mas, existem vários tipos de cercas vivas, porém, o principal intuito é escolher a que melhor atende a sua necessidade sem esquecer as características do local, região e solo. Por isso, é recomendado consultar um profissional.

A cerca viva além de bonita é funcional, pois ela ajuda na segurança e privacidade, a manutenção dela é muito simples, tem crescimento rápido e existe uma variedade grande de opções que se adequam a qualquer projeto.

Qual a melhor cerca viva com espinhos?

Existem várias opções de cerca viva com espinhos e, é preciso analisar todas as características para saber qual é a melhor para você. Mas, de forma geral, uma planta muito usada para fazer cerca viva é a sansão do campo, conhecida também como cebiá ou sabiá. Essa planta é nativa da região da caatinga e é muito encontrada na região nordeste.

O sansão do campo tem um crescimento muito rápido, o que é ideal para a formação de cerca viva. Além disso, essa planta precisa de pouca manutenção, já que ela é bem resistente e rústica, o que acaba dispensando até mesmo as podas. Os espinhos do sansão são bem parecidos com os da roseira, pequenos e curtos. Além disso, essa cerca conta com flores brancas que acaba deixando ela ainda mais bonita.

Cerca viva para fazenda

Uma cerca viva boa para fazenda é a sansão do campo.

Cerca viva com flores

A roseira trepadeira é uma cerca viva com flores muito linda. Inclusive, essa planta é ideal para quem além de segurança deseja uma estética bonita no ambiente.

Como plantar

O jeito de plantar a cerca viva vai depender de qual planta você escolheu para fazer a cerca viva. Mas, em geral não é tão difícil plantar cerca viva, porém, o recomendado é procurar um profissional para no final ficar tudo certinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *