PodCast: O que é? Como Fazer? Exemplos 2022 (Melhores)

Saiba o que é podcast, como fazer e ainda confira alguns exemplos. Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre podcast, portanto fique atento para não perder nada.

O podcast surgiu para ajudar as pessoas a aproveitaram o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso porque é possível ouvir um podcast em casa, na academia, no carro, ônibus e em outros lugares.

O que é podcast?

Podcast funciona como um rádio, mas o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido na hora em que o ouvinte quiser. O formato possui uma grande potência de comunicação, que pode levar informação, entretenimento, educação, etc.

Há um tempo atrás só tinha como ouvir um conteúdo acessando o site dos fornecedores para baixar para ouvir no computador ou dar o play, tudo feito de forma manual. Atualmente é mais fácil encontrar podcasts sobre vários temas em plataformas de áudio e sites, o que torna o acesso muito mais fácil para o consumidor.

Significado de podcasts

A palavra pod-cast é a união de Pod (Personal On Demand), com Cast, de broadcast (radiodifusão), como é conhecido o arquivo de áudio digital que é disponibilizado na internet, geralmente em série, onde novos episódios podem ser recebidos pelos assinantes de forma automática.

Os podcasts são programas de áudio, onde o ouvinte consegue escutar quando e onde ele quiser, diferente dos programas de rádio tradicionais. No Brasil esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular, fazendo muito sucesso.

Os podcasts tem uma grande variedade, é possível consumir notícias sobre política, ouvir comentários sobre jogos esportivos, saber mais sobre opinião de críticos de cinema, aprender mais sobre educação financeira, testemunhar debates sobre qualquer assunto e muito mais.

Portanto, podcasts são programas de áudio que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou baixados na internet. Eles são organizados em uma série de episódios, e podem tratar de vários temas, como política, finanças, esportes, entretenimento, entre outros. Tem como ouvir os episódios de forma individual ou assinar o programa, que normalmente é gratuito.

Exemplos de podcasts

Confira agora alguns exemplos de podcasts:

O que é Podcast

Como fazer um podcast

Para fazer um podcast não é tão fácil quanto se pensa, pois é preciso mais do que uma simples gravação. É essencial que o programa tenha um planejamento e um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para edição e gravação e uma boa distribuição nas plataformas de streaming e agregadores de podcast.

Antes de tudo é preciso ter planejamento bem definido, pois é no planejamento que se estabelece o objetivo que se deseja alcançar com o podcast. Além disso, antes de começar a grava é necessário ficar atento a alguns fatores que são importantes para o planejamento, confira quais são eles:

  • Público que deseja atingir;
  • Como deixar o tema interessante;
  • Como se diferenciar dos concorrentes;
  • Qual será o conteúdo dentro do tema;
  • Quais serão os convidados;
  • Tempo de intervalo entre novos episódios;
  • Criação de um roteiro.

Depois é preciso dar atenção a gravação que é um dos momentos mais importantes, nessa hora é preciso colocar em ação todo o planejamento, para a produção do podcast. É essencial que o áudio seja gravado em uma sala com boa acústica.

Dessa maneira, o áudio vai sair com muito mais qualidade e os ouvintes vão se interessar mais no que estão ouvindo. Para se ter uma ideia, a questão da acústica do local de gravação é mais importante do que a potência do microfone. Fique atento também à geração de ruídos durante a gravação, feito isso é só gravar o podcast em algum software.

VEJA TAMBÉM: Tinder no PC

Diferente do rádio, o podcast não é um programa ao vivo, por isso ele deverá ser editado, a ideia é que haja liberdade para os convidados falarem, porém nem sempre tudo vai caber no tempo proposto, e também é necessário fazer alguns ajustes no som.

Portanto, na hora da edição é essencial verifica a fluidez necessária do episódio produzido, e é importante conferir se tem um backup da gravação original, para evitar possíveis problemas que pode acontecer com a perda do arquivo ou edição errada.

Dependendo do software que for usado, tem como aplicar algumas técnicas que ajudam a garantir mais qualidade para o podcast, como a redução de ruídos, amplificação do som, compressão, normalização do áudio e equalização.

Após ter feito a edição, é só publicar o podcast. Essa ação pode ser feita no site do negócio e também em plataformas de áudio, como o Spotify e o SondCloud por exemplo. Depois de publicado, o último passo é divulgar o podcast para que várias pessoas possam ouvi-lo, isso pode ser feito no próprio site do negócio, nas redes sociais e enviando e-mail.

Top melhores podcasts brasileiros

A cada dia que passa o mercado de podcasts no Brasil só cresce. A prova disso está na quantidade e variedade de podcasts disponíveis produzidos no país, dos mais variados assuntos. Vamos mostrar agora uma pequena lista com os melhores podcasts brasileiros:

  • Nerdcast
  • Poupecast
  • Resumocast
  • Loop Matinal
  • Dicas Curtas
  • Café Brasil
  • Escriba Café, entre outros.

Esses são só alguns dos vários podcast que são produzidos aqui no Brasil, aliás os que foram citados são os mais populares que tem e os mais ouvidos, porém existem outros também muito bons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.