Portfólio: O que é? Como Fazer? Exemplos 2022 (Melhores)

Quer saber o que é portfólio e como fazer um? Então, saiba que a seguir vamos mostrar tudo sobre esse assunto e mostrar detalhes de como fazer um portfólio bem feito.

O melhor jeito de mostrar e valorizar um trabalho é criando um portfólio, que é como se fosse uma vitrine dele. O portfólio é uma lista dos melhores trabalhos de uma empresa, profissional ou estudante.

O que é portfólio

Portfólio é um conjunto dos melhores trabalhos de um profissional, estudante ou empresa. Muitas pessoas confundem portfólio com currículo, mas é muito diferente, até porque no portfólio tem exemplos práticos do que o profissional é capaz, com ele é possível conhecer um pouco melhor o seu trabalho.

Portanto, o portfólio é um conjunto de materiais ou trabalhos desenvolvidos por uma empresa, profissional ou estudantes que demonstra suas competências, habilidades, experiências e qualificações. Um portfólio pode ser usado para fechar negócios, atrair clientes, candidatar a empregos, entre outros.

Isso quer dizer que o portfólio tem um intuito diferente do currículo. No caso do currículo, ele é usado para se apresentar e ajudar uma empresa a conhecer melhor o seu perfil profissional. O portfólio, é uma coleção de amostrar de trabalhos que o profissional realizou.

Como fazer um portfólio

Confira agora como fazer um bom portfólio:

  1. Defina bem o objetivo do portfólio: O intuito do portfólio que irá guiar o desenho, a organização e as informações que ele vai conter. Como existem várias categorias de portfólio, pode ser vários também os objetivos que ele pode ter. Pode ser para manter atualizados a lista de projetos, para buscar uma vaga de trabalho, etc.
  2. Escolha os seus principais trabalhos: Caso já trabalhe há muito tempo na área e tenha muito material, então selecione os mais importantes do qual você mais se orgulha e foque neles, seja objetivo, tente variar parar não parecer muito repetitivo.
  3. Organize os trabalhos por ordem de importância: É interessante começar o seu portfólio com os melhores projetos, mas mantenha um equilíbrio, finalize ele com um bom projeto para deixar uma boa impressão, e não inclua projetos medianos.
  4. Deixe a leitura fácil: Para isso, mantenha descrições básicas, sendo breve. Evite escrever muito, tente deixar uma imagem grande em destaque e outras menores ao redor, e uma descrição bem pequena.
  5. Capa e alinhamento: A capa é uma escolha bem pessoa, mas é interessante seguir a mesma ideia do conteúdo do portfólio, as mesmas fontes e cores. E, em relação ao alinhamento é importante deixar o portfólio harmônico.
  6. Dê os devidos créditos: É interessante dar crédito as pessoas que te ajudaram a construir o portfólio, até porque esse é um jeito de mostrar que você é um bom profissional e que sabe trabalhar de forma colaborativa.
O que é Portfólio

Exemplos de portfólios

Veja agora algumas inspirações de portfólios:

  • Egopop: Um portfólio cheio de recursos gráficos, bom para navegar e com um design bonito;
  • Robby Leonardi: Esse é inspirado em um videogame, nele você avança nas fases de maneira natural e prática;
  • Hayk: Esse é um exemplo ótimo de designer que suou todo o conhecimento para mostrar do que é capaz. Ele não precisa explicar o que faz, tudo está exposto de forma clara;
  • Kevin Andrews: Muito objetivo, já mostra na página inicial o objetivo da página;
  • The Wade Brothers: Esses são dois irmãos que tem clientes como Garmin, Nike e Reebok. Os projetos são divididos em filmes e fotos;
  • Adhemas Batista: É um portfólio simples e com cores chamativas, com informações de contato em destaque como a logo da empresa. Esse é um artista brasileiro, mas apesar disso o idioma da página é em inglês, já que esse artista trabalha com clientes internacionais;
  • Marc Thomas: Ele destaca principalmente o e-mail de contato e as redes sociais.

O que é um portfólio acadêmico

Um portfólio acadêmico é um jeito incrível e prático de ter um rápido acesso a toda a história da vida acadêmica do estudante, o que pode servir até como ferramenta de avaliação. Um portfólio acadêmico precisa mostrar as qualificações do estudante ou pesquisados.

Por isso, precisa conter tudo de relevante feitos nos estudos, os melhores trabalhos, apresentações, artigos publicados, apostilas e atividades extracurriculares. Esse tipo de portfólio pode ser usado para conseguir uma vaga de mestrado, doutorado ou de trabalho.

VEJA TAMBÉM: O que é podcast

O que é um portfólio digital

Existem dois tipos de portfólio, que são o impresso e o digital. A escolha entre esses dois tipos vai depender muito da habilidade da pessoa com o computador e as ferramentas para criar esse tipo de documento.

Além disso, vai depender também do tipo de trabalho que a pessoa faz. Se tudo o que o usuário faz é digital, o melhor jeito de criar um portfólio para ele então é digitalmente. Essa escolha vai depender do tio de cliente que a pessoa deseja conquistar, ou o tipo de emprego, entre outros.

O bom do portfólio digital é que ele pode ser feito de forma gratuita, e pode ser compartilhado de forma rápida e prática com qualquer pessoa, não importa onde ela estiver. Esse é o meio mais usado por freelancers de várias áreas. Além disso, esse tipo de portfólio pode ser atualizado com mais facilidade.

Sobre o assunto

O portfólio profissional é a união de amostras dos melhores trabalhos que o usuário já realizou. Ele precisa ser criado da melhor maneira possível para atrair a atenção das pessoas que vão ler e também precisa ser compreensível para qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.