Quanto Rende 1.000 Reais na Poupança em 2021

0

Quer saber quanto rende 1.000 reais na poupança em 2021? Então, fique sabendo que neste artigo vamos mostrar tudo isso e muito mais. Se vale a pena deixar dinheiro na conta poupança, se é melhor tesouro direto, etc.

Se você possui dinheiro na conta poupança ou então está pensando em investir nessa categoria, é essencial saber quanto ela está rendendo, para conferir se realmente vale a pena ou não.

Quanto rende 1.000 reais na poupança?

A conta poupança ainda é a aplicação financeira mais usada no Brasil. Porém, poucas pessoas sabem é que a rentabilidade da conta poupança varia de acordo com o cenário econômico do país, ou seja, da taxa básica de juros Selic.

Nos dias atuais, de acordo com a nova regra de rendimento, todo dinheiro colocado na conta poupança rende 70% da taxa Selic, se ela estiver abaixo de 8,5%. Do mesmo modo, caso a Selic esteja acima de 8,5%, esse rendimento é de 0,5% ao mês, mais o acréscimo da TR.

Para se ter uma ideia, em novembro de 2020, a taxa Selic que é a taxa básica de juros da economia brasileira, se encontrava em 2%. Dessa maneira, o rendimento da poupança em 2020 foi de 1,4% ao ano. Em relação aos juros da poupança mensal, o rendimento foi de 0,11%.

Resumindo, isso quer dizer que, se você quer investir 1 mil reais na conta poupança, em um ano seu rendimento seria em torno de R$1.014,00. Os juros mensal da poupança atualmente está definido em 0,11%, ou seja, depois de um mês, os juros deveriam ser R$1,10.

Mas, fique sabendo que, para calcular o rendimento de uma poupança, é necessário saber a data do depósito. Isso porque, dependendo da data, a regra dos juros aplicado é diferente, por causa da mudança na regra.

Vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2021?

Como já podemos imaginar, não vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2021. Isso porque, a taxa básica de juros Selic se encontra no menor momento, com isso, a rentabilidade da poupança é muito baixa, principalmente se comparada a outros investimentos.

Inclusive, a conta poupança só rende na data de aniversário da mesma. Isso quer dizer que, caso o investidor retire o dinheiro antes dessa data não vai ter rendimento. E, se for levar em consideração o desempenho da inflação, a situação fica pior ainda. Ou seja, ao descontar o efeito da inflação sobre a rentabilidade, o rendimento real pode não ser tão bom.

Sendo assim, as principais desvantagens de deixar dinheiro na conta poupança são: Incompatibilidade com a inflação, baixa rentabilidade, e o retorno é obtido somente se estiver dentro da data de aniversário da aplicação. Portanto, não vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2021, principalmente porque existem outras alternativas de investimento seguras e que tem melhor rentabilidade.

VEJA TAMBÉM: Assistência técnica Vivo

Quanto Rende 1.000 Reais na Poupança em 2021

Poupança ou Tesouro Direto?

Se é melhor a poupança ou o Tesouro Direto vai depender dos objetivos do investidor e das características dele. Por isso, agora vamos mostrar um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades para você entender melhor.

A poupança é uma alternativa de investimento mais popular. Ela se trata de um tipo de renda fixa, o que é muito seguro de investir. A conta poupança pode ser aberta em qualquer banco, como Bradesco, Caixa, Itaú, Banco do Brasil, Nubank, entre outras instituições.

Tem a mesma taxa de rendimento nas diferentes instituições, é fácil de ser resgatada, tem remuneração creditada todo mês e é isenta de tributos e custos. A partir de 2012, a regra de remuneração da poupança foi modificada, tendo agora a taxa Selic como principal referência.

Dessa forma, quando essa taxa está maior que 8,5%, a remuneração equivale a 0,5% mais a variação da taxa referencial. Agora, quando essa taxa está igual ou inferior aos 8,5%, o rendimento equivale a 70% da Selic mais a variação da TR.

Já o Tesouro Direto, ele gerencia as dívidas públicas, com o objetivo de permitir que as pessoas comprem títulos do governo. Essa modalidade possui liquidez diária, as aplicações podem ser feitas com valores baixos, oferece diversas opções de títulos públicos, taxa de administração de 0,25% e possui alíquota regressiva.

O rendimento do Tesouro Direto é variável, ou seja, o valor recebido varia de acordo com os títulos adquiridos, bem como o tempo ideal de resgate da quantia investida. Dessa forma, é importante que o investidor escolha a modalidade mais benéfica para ele, que pode ser: o prefixado, o pós-fixado e o híbrido.

Portanto, como podemos ver um pouco, se comparados, o Tesouro Direto é muito mais vantajoso do que a conta poupança.

Sobre os juros compostos

Os juros compostos são a aplicação de juros sobre juros. Eles são aqueles nos quais os juros do mês são incorporados ao capital. Com uma taxa assim, o valor aumenta bem mais rápido do que com os juros simples. Se for levar em consideração um investimento, o juros compostos é ótimo, agora em caso de dívida, é arriscado.

Artigo anteriorAtrás ou Atraz: Qual é o Certo? Como Se Pronúncia
Próximo artigoQuanto Rende 1 Milhão na Poupança hoje? 2021
blank
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui