Quanto Rende 1 Milhão na Poupança hoje? 2021

0

Se quer saber quanto rende 1 milhão na poupança hoje, em 2021, então saiba que a seguir vamos mostrar. Além disso, você vai entender melhor sobre juros compostos, se compensa deixar dinheiro na poupança e muito mais.

A conta poupança ainda é a modalidade de investimento mais popular no Brasil. Mas, antes de investir nessa opção, o ideal é saber quanto ela está rendendo mensalmente e anualmente, para verificar se vale a pena mesmo.

Quanto rende 1 milhão na poupança

O rendimento da conta poupança varia de ano para ano. E, apesar de tudo, essa modalidade ainda é a aplicação financeira mais usada no Brasil. Mas, não são todos que sabem que, a rentabilidade da poupança varia de acordo com o cenário econômico do país, depende da taxa básica de juros Selic.

Para entender o rendimento da poupança, é essencial saber a data em que a aplicação foi realizada, isso porque as regras novas da poupança são aplicadas somente nos depósitos realizados a partir de maio de 2012.

Até essa data citada, a rentabilidade da poupança era fixa, calculada por 0,5% mais a taxa referencial. Depois dessa data, as regras se alteraram e a rentabilidade agora é composta por dois fatores: a taxa de juros básica da economia que é a Taxa Selic, e a Taxa Referencial que é a taxa que calcula a rentabilidade de várias aplicações financeiras.

O que acontece é que quando a taxa Selic está maior que 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês sobre o valor depositado mais a Taxa Referencial. Agora, quando a taxa Selic está igual ou menor que 8,5%, o juros da poupança é de 70% da Selic mais a variação da Taxa Referencial.

O cálculo que precisa ser feito para saber quanto uma aplicação rende mensal ou anualmente, segue uma regra e se orienta através de indicadores da economia nacional. Atualmente, o rendimento da conta poupança está em torno de 1,4% ao ano, ou seja, quem possui 1 milhão guardado na conta poupança vai ter um rendimento em média de R$18.938 durante o período de um ano.

Vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2021

Não vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2021. Pois, a taxa de juros Selic não se encontra em um bom momento, dessa maneira, a rentabilidade da poupança é muito baixa, principalmente se for comparada com outras opções de investimentos.

Além disso, a conta poupança só rende se for respeitado a data de aniversário dela. Ou seja, se o investidor retirar o dinheiro antes dessa data, não vai haver rendimento. E, ao descontar o efeito da inflação sobre a rentabilidade, o rendimento realmente não é algo vantajoso.

Dessa maneira, se for analisar, a poupança apresenta algumas desvantagens e as principais são: baixa rentabilidade, incompatibilidade com a inflação e o retorno só é obtido se o investidor tiver respeitado a data de aniversário da aplicação. Resumindo, não vale a pena deixar dinheiro guardado na poupança em 2021.

VEJA TAMBÉM: Quanto rende 1.000 reais na poupança

Qual o melhor: Poupança ou Tesouro Direto

Uma dúvida comum é se é melhor investir na poupança ou no Tesouro Direto, e saiba que isso vai depender dos objetivos do investidor e das características dele. Por isso, vamos mostrar um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades para que você entenda mais.

A poupança é uma opção de investimento mais conhecida. Ela se trata de um tipo de renda fixa, o que é muito seguro de investir. A conta poupança pode ser aberta em qualquer banco e tem a mesma taxa de rendimento nas diferentes instituições.

Nela é fácil o dinheiro ser resgatado, tem remuneração creditada todo mês e é isenta de tributos e custos. A partir de 2012, a regra de remuneração da poupança foi modificada, tendo agora a taxa Selic como principal referência.

Dessa maneira, quando a taxa Selic está maior que 8,5%, a remuneração equivale a 0,5% mais a variação da taxa referencial. Agora, quando essa taxa está igual ou inferior aos 8,5%, o rendimento equivale a 70% da Selic mais a variação da TR.

Já o Tesouro Direto, ele gerencia as dívidas públicas, com o objetivo de permitir que as pessoas comprem títulos do governo. Essa modalidade possui liquidez diária, as aplicações podem ser feitas com valores baixos, oferece diversas opções de títulos públicos, taxa de administração de 0,25% e possui alíquota regressiva.

O rendimento do Tesouro Direto é variável, ou seja, o valor recebido varia de acordo com os títulos adquiridos, bem como o tempo ideal de resgate da quantia investida. Dessa forma, é importante que o investidor escolha a modalidade mais vantajosa para ele, que pode ser: o prefixado, o pós-fixado e o híbrido. Então, como podemos ter notado, o Tesouro Direto realmente apresenta mais vantagens do que a conta poupança.

Sobre os juros compostos

Os juros compostos são a prática de juros sobre juros. Eles são usados, em grande parte das vezes, no sistema financeiro, já que oferecem rentabilidade maior se comparados aos juros simples.

Artigo anteriorQuanto Rende 1.000 Reais na Poupança em 2021
Próximo artigoXP Investimentos é Confiável? É seguro? Taxas
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui