Regras para Jogar Ping Pong (2021) Simplificada

Confira quais são as regras para jogar ping pong neste artigo, logo abaixo. Além disso, aproveite para conferir como jogar ping pong bem, as características desse jogo, curiosidades, a história do ping pong e muito mais.

O ping pong é conhecido também como tênis de mesa e, é um jogo que foi criado na Inglaterra, no século XIX. Nos dias atuais esse é um dos esportes com maior número de jogadores no mundo, principalmente na China.

Regras para jogar Ping Pong

O intuito do jogo Ping Pong é marcar pontos, principalmente por conta de faltas cometidas pelo adversário. Para jogar esse jogo é preciso uma mesa específica, bolinha de ping pong e duas raquetes. Todos esses itens precisam seguir as recomendações ideias de tamanhos, cores, etc. Existem quatro formas de se ganhar uma jogada durante uma partida, confira como:

  • Fazendo a bola cair duas vezes na mesa do oponente antes de ser rebatida;
  • Acertar a bola do oponente logo após dela cair em sua mesa;
  • Fazer a bola cair no chão depois de acertar a mesa do adversário e antes de ser rebatida;
  • Fazer a bola acertar a mesa do oponente de um jeito que ele não consiga devolver ela de forma válida.

É importante ressaltar que, configura uma jogada válida qualquer bola que seja rebatida depois de no máximo um pingo na mesa e que acerta de forma direta a área dentro dos limites da mesa do oponente. O número de sets em campeonatos internacionais é sete e, quem vence é quem ganhar mais da metade dos sets. Cada set é completado quando um jogador completa 11 pontos.

Regras para Jogar Ping Pong

Regras oficiais do tênis de mesa

Tênis de mesa e ping pong são praticamente o mesmo jogo, o que diferencia eles é que o ping pong é uma brincadeira recreativa para ser jogada entre amigos. Enquanto o tênis de mesa é um esporte reconhecido nacionalmente e internacionalmente, ou seja, é um jogo profissional.

O tênis de mesa não possui uma duração de tempo definida, esse jogo é disputado em sete partidas (conhecido como set), onde quem vence cada set é o primeiro jogador que obter 11 pontos. Se o placar ficar empatado em 10 a 10, um dos adversário precisa abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o jogo.

De maneira geral, existem dois jeitos de se pontuar. O primeiro é quando o jogador bate a bola e ela, depois de pingar uma vez na mesa do adversário, volta a pingar na mesa ou solo sem que o oponente encoste nela. E, a outra maneira é quando o oponente comete um erro de batida, o que torna ele incapaz de fazer a bola pingar na mesa. Essas são apenas algumas das regras do tênis de mesa, pois existem muito mais.

VEJA TAMBÉM: Como jogar peteca

Como jogar Ping Pong bem

Confira agora uma pequena lista de como jogar Ping Pong bem:

  • Tenha uma raquete boa;
  • Seja calmo;
  • Treine as jogadas de defesa;
  • Fique atento aos cantos da mesa’;
  • Esteja sempre treinando;
  • Movimente bem as pernas e os pés;
  • Jogue com diferentes adversários;
  • Seja ligeiro e esperto;
  • Experimente diferentes tipos de saques.

Saque cruzado

No tênis de mesa, ao contrário do Ping Pong o saque é livre a critério do jogador que vai sacar, podendo sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar. No Ping Pong tem que sacar cruzado, já no tênis de mesa pode cruzar ou sacar na paralela, já que o saque é livre respeitando as outras regras do saque.

Ping Pong

Características do Ping Pong

Existem algumas características para jogar Ping Pong. Para começar a mesa precisa ter 2,74 m de comprimento e 1,525mm de largura e 76 cm de altura. Ela pode ser feita de qualquer material, desde que seja escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial, tendo marcado uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, a mesa é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.

A bola precisa ser feita de plástico similar ou celulóide, nas cores laranja ou branca e fosca, precisa pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm. A rede se estende por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e possui 15,25 cm de altura, tendo que ser de cor escura e precisa ter a parte superior da cor branca.

Já em relação a raquete, ela pode ser de qualquer tamanho, peso ou forma, só que precisa ser constituída de madeira natural em 85% do material. Ela também precisa ter duas cores diferentes para ser usada, e essas cores só podem ser vermelho e preto. Além disso, não é permitido jogar com o lado de madeira.

O lado não usado para bater na bola precisa ser manchado de cor diferente da borracha, podendo ser de cor preto ou vermelho vivo. Inclusive, o lado usado para bater na bola precisa ser coberto com borracha com pinos para fora com uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha sanduíche com uma espessura máxima de 4mm, com pinos para dentro ou para fora.

Curiosidades do Ping Pong

No ano de 1927 ocorreu o primeiro mundial de tênis de mesa, em Londres na Inglaterra. Esse esporte se tornou olímpico somente no ano de 1988, nas olimpíadas de Seul (Coréia do Sul). Porém, antes desse acontecimento, ele já era praticado nas Paralimpíadas desde 1960, na Roma.

A China foi o país consagrado com o maior número de medalhas no tênis de mesa, com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Inclusive, a China é considerada a grande potência desse esporte. Para se ter uma noção, nos jogos olímpicos de 2012, em Londres, os atletas chineses conseguiram ganhar todas as medalhas de ouro disputadas no tênis de mesa.

História do Ping Pong

O tênis de mesa, conhecido popularmente como Ping Pong surgiu em meados do século XIX, na Inglaterra. No Brasil, esse esporte chegou no século XX e, quem trouxe ele foi imigrantes e turistas ingleses. Nos dias atuais esse é o esporte de raquete mais praticado no mundo todo, contabilizando mais de 300 milhões de jogadores no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *