Como se escreve 600: Seiscentos ou seissentos (2020)

0

Veja como se escreve corretamente 600, se é seiscentos ou seissentos. Além disso, confira qual a origem dessa palavra, veja alguns exemplos corretos do uso dessa palavra e saiba mais sobre o uso errado.

Uma coisa que causa muita confusão na cabeça dos brasileiros é a escrita de numerais, especialmente nas formas por extenso. Apesar de ser raros os momentos em que é preciso escrever os numerais por extenso, mas quando é necessário acaba gerando uma certa dúvida.

Como se escreve 600 por extenso

O jeito certo de escrever o número 600 por extenso é seiscentos, com as consoantes s e c. Portanto, a palavra seissentos, com ss, está errada. Saiba que o numeral cardinal seiscentos 600 indica uma quantidade equivalente a seis centenas (6 x 100) ou seiscentas unidades (599 + 1).

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como descobrir data de nascimento pelo CPF (Grátis)

Qual a forma correta: Seiscentos ou seissentos

O jeito certo de escrever o numeral 600 por extenso é seiscentos, com as letras s e c e não com dois s. Dessa maneira, a grafia seissentos está incorreta e não deve ser usada de maneira nenhuma.

O numeral cardinal 600 seiscentos é o equivalente de seis centenas, ou seis vezes cem. Pode ser lido também como seiscentas unidades. Seiscentos pode ser utilizado ainda como um substantivo masculino em referência aos acontecimentos artísticos, literários e culturais que aconteceram no século XVII.

Apesar da forma e do significado serem muito pouco usuais, a ortografia admite essa utilização, sendo que, nesse sentido, deve ser grafado com a letra s maiúscula, em Seiscentos.

Um bom jeito para memorizar a maneira correta de se escrever 600 por extenso é pensar no seu significado de seis centenas. Desse jeito, separando a palavra em seis e centos, entendemos que a junção se refere a seis vezes uma centena ou um cento.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha a Eliana - Salário 2020

VEJA TAMBÉM: Como se escreve – Cauda ou calda

Como se escreve 600: Seiscentos ou seissentos

Origem da palavra seiscentos

A palavra seiscentos pode ter a sua origem na palavra em latim sexcenti ou ser formada a partir de composição por justaposição, pela junção dos vocábulos seis e centos, que se uniram em uma só palavra = seis + cento = seiscentos.

Já a palavra cento, tem a sua origem na palavra em latim centum, e deve ser escrita com c e se refere ao número cem, ou seja, uma centena ou cem unidades. Portanto, seiscentos significa então que usamos seis vezes o número cem na sua formação.

Exemplos corretos do uso da palavra seiscentos

  • Você sabe quais são os escritores mais famosos do Seiscentos?
  • Isso custa seiscentos reais? Credo!
  • Quinhentos mais cem dá seiscentos.
  • Um pescador americano abateu um tubarão enorme de seiscentos quilos!
  • Você já pagou nosso aluguel? Precisamos quitar nossa dívida de seiscentos reais!
  • Um pescador capturou um tubarão de seiscentos quilos.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Zangado - Salário 2020  

Sobre o uso errado das palavras

Quando falamos de linguagem, é muito comum acontecer debates. E, frequentemente ouvimos expressões como: “Não podemos usar gírias”, “Fulano fala tudo errado” e tudo mais.

Mas, é importante saber que toda língua tem o seu código, e é imprescindível que os interlocutores o compartilhem, para que a comunicação ocorra. Na maioria das vezes o uso errado das palavras ocorre por causa da região em que o indivíduo mora. Em Minas Gerais por exemplo, é normal encontrar as pessoas falando ocê ao invés de você, mas são coisas da região.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui