Veja como se escreve corretamente 600, se é seiscentos ou seissentos. Além disso, confira qual a origem dessa palavra, veja alguns exemplos corretos do uso dessa palavra e saiba mais sobre o uso errado.
Uma coisa que causa muita confusão na cabeça dos brasileiros é a escrita de numerais, especialmente nas formas por extenso. Apesar de ser raros os momentos em que é preciso escrever os numerais por extenso, mas quando é necessário acaba gerando uma certa dúvida.
Como se escreve 600 por extenso
Conteúdo dessa matéria:
O jeito certo de escrever o número 600 por extenso é seiscentos, com as consoantes s e c. Portanto, a palavra seissentos, com ss, está errada. Saiba que o numeral cardinal seiscentos 600 indica uma quantidade equivalente a seis centenas (6 x 100) ou seiscentas unidades (599 + 1).
Qual a forma correta: Seiscentos ou seissentos
O jeito certo de escrever o numeral 600 por extenso é seiscentos, com as letras s e c e não com dois s. Dessa maneira, a grafia seissentos está incorreta e não deve ser usada de maneira nenhuma.
O numeral cardinal 600 seiscentos é o equivalente de seis centenas, ou seis vezes cem. Pode ser lido também como seiscentas unidades. Seiscentos pode ser utilizado ainda como um substantivo masculino em referência aos acontecimentos artísticos, literários e culturais que aconteceram no século XVII.
Apesar da forma e do significado serem muito pouco usuais, a ortografia admite essa utilização, sendo que, nesse sentido, deve ser grafado com a letra s maiúscula, em Seiscentos.
Um bom jeito para memorizar a maneira correta de se escrever 600 por extenso é pensar no seu significado de seis centenas. Desse jeito, separando a palavra em seis e centos, entendemos que a junção se refere a seis vezes uma centena ou um cento.
VEJA TAMBÉM: Como se escreve – Cauda ou calda
Origem da palavra seiscentos
A palavra seiscentos pode ter a sua origem na palavra em latim sexcenti ou ser formada a partir de composição por justaposição, pela junção dos vocábulos seis e centos, que se uniram em uma só palavra = seis + cento = seiscentos.
Já a palavra cento, tem a sua origem na palavra em latim centum, e deve ser escrita com c e se refere ao número cem, ou seja, uma centena ou cem unidades. Portanto, seiscentos significa então que usamos seis vezes o número cem na sua formação.
Exemplos corretos do uso da palavra seiscentos
- Você sabe quais são os escritores mais famosos do Seiscentos?
- Isso custa seiscentos reais? Credo!
- Quinhentos mais cem dá seiscentos.
- Um pescador americano abateu um tubarão enorme de seiscentos quilos!
- Você já pagou nosso aluguel? Precisamos quitar nossa dívida de seiscentos reais!
- Um pescador capturou um tubarão de seiscentos quilos.
Sobre o uso errado das palavras
Quando falamos de linguagem, é muito comum acontecer debates. E, frequentemente ouvimos expressões como: “Não podemos usar gírias”, “Fulano fala tudo errado” e tudo mais.
Mas, é importante saber que toda língua tem o seu código, e é imprescindível que os interlocutores o compartilhem, para que a comunicação ocorra. Na maioria das vezes o uso errado das palavras ocorre por causa da região em que o indivíduo mora. Em Minas Gerais por exemplo, é normal encontrar as pessoas falando ocê ao invés de você, mas são coisas da região.