TED na Sexta, Sábado e Domingo, quando cai? Descubra!

0

Quem trabalha ou já trabalhou com aplicativos bancários, conhece e utiliza o TED, seja para realizar pagamentos de produtos, serviços ou mesmo de funcionários. No entanto, muitos ainda possuem dúvidas relacionadas ao dia em que o valor transferido por TED chegará na conta de destino.

Quando vai cair o TED? Qual o horário limite para realizá-lo? Continue lendo, pois, eu vou te ajudar e responder suas dúvidas sobre o TED.

TED na sexta, quando cai?

  • TED na sexta feira cai na segunda feira quando feito depois das 18 horas, antes desse horário cai no mesmo dia. Entenda melhor a seguir…

Como eu mencionei, o aplicativo bancário respeita um horário de funcionamento estipulado pelo Banco Central. Portanto, se você quiser efetuar um TED no mesmo dia, é importante que esteja atento (a) aos horários em questão.

O horário de abertura dos bancos tende a ser às 7 horas da manhã com fechamento às 17 horas. Se o seu banco for digital, é possível que receba transferências a partir das 03 horas da madrugada. Se você realizar o TED dentro desse horário, o pagamento poderá acontecer dentro do período de 5 minutos à 1 hora.

VEJA TAMBÉM: Transferências entre contas, cai na hora?

TED na Sexta, Sábado e Domingo, quando cai

Vale a pena relembrar o que já foi dito. O tempo de conclusão varia segundo as regras impostas pelo banco na qual foi solicitado e se acordo com as normas do Banco Central brasileiro.

Criado em 2002, o TED, juntamente ao DOC, transformou a maneira de transferir dinheiro de maneira digital em algo muito mais simples. Assim, conseguimos realizar transações bem mais rápidas e eficientes, desde que sigamos algumas regras impostas pelos bancos em questão.

TED no sábado, quando cai?

  • TED no sábado cai na segunda feira até às 18 horas, entenda…
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Código do Banco Banestes para transferências - TED e DOC

Aos finais de semana, os bancos permanecem fechados, com exceção dos caixas eletrônicos. Caso você faça uma transferência em qualquer horário do sábado, sua solicitação de TED é agendada para o dia útil posterior, no caso, na segunda ou no próximo dia útil do calendário.

TED no domingo, quando cai?

  • TED no domingo cai na segunda feira ou no primeiro dia útil seguinte, entenda….

Para o domingo, valem as mesas regras mencionadas para solicitações de TED ao sábado. Estas serão automaticamente agendadas até sua conclusão, que virá a ser no dia útil seguinte.

Por isso, fique de olho no agendamento do seu TED ou DOC para acompanhar juntamente com o extrato do banco. 

TED no fim de semana e feriado, como funciona

  • TED no feriado e fim de semana são creditados no próximo dia útil, entenda:

Solicitar o TED em feriados é possível, mas, o valor cairá apenas no próximo dia útil. Ao concluir a operação, o agendamento automático da solicitação será feito para você de maneira simplificada.

Se o feriado ocorrer em uma sexta-feira e você solicitar o TED neste dia, isso significa que o valor somente cairá na conta de destino no próximo dia útil. Caso a segunda também seja feriado, o valor cairá na terça. 

Transferência entre mesmo banco, cai na hora?

  • Depende! Entenda:
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como fazer estorno na Máquina Cielo (2020)

Isso depende do tipo de transferência solicitada e do banco emissor. Por exemplo, na Caixa Econômica, mesmo a transferência entre bancos possui um horário limite para ser efetuada (dias de semana até as 21h).

Em outros bancos, como Bradesco, Itaú e Banco Inter, a transferência entre mesmos bancos acontece de maneira automática, independentemente do horário em questão.

Transferência agendada no fim de semana, cai que horas?

Caso a transferência seja entre contas do mesmo banco, ela será instantânea, como dito acima. Caso seja feita em DOC ou TED, o valor só cairá na conta de destino no próximo dia útil.

Assim como mencionamos neste artigo, dependendo da instituição financeira, o valor poderá ser depositado em sua conta corrente ou poupança a partir das 02h da manhã do próximo dia útil.

Da pra fazer transferência no feriado?

Sim! Por meio eletrônico ou mesmo em lotéricas que estejam abertas no feriado. E será que cai no mesmo dia o dinheiro? Abaixo vamos explicar exatamente o que acontece com as transferências bancárias no feriado.

TED no feriado quando cai? E feriado municipal?

  • TED no feriado cai no próximo dia útil
  • TED em feriado municipal cai no mesmo dia

Em caso de feriado nacional o dinheiro cai no próximo dia útil, em feriado municipal cai no mesmo dia, já que a transferência é eletrônica.

Exemplo: Transferência na sexta feira, feriado nacional, só vai cair na segunda feira. Fez um DOC na quinta feira, mas na sexta feira era feriado nacional, só vai cair na segunda feira.

Em época de carnaval a confusão é maior ainda, porque segunda, terça e quarta feira não são dias úteis. Uma transferência feita no fim de semana pode levar 4 dias corridos para chegar.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Rastrear Cartão Banco Next (Tempo de entrega)

DOC ou TED cai na hora?

  • TED cai na hora e DOC só cai no próximo dia útil

É importante estar sempre atento a essa regra, pois é um erro constante! Milhares de pessoas erram essas regras todos os dias, fazendo confusão de algo simples de se entender. Por tanto, tome cuidado ao fazer uma transferência, não escolha a opção errada, pois assim o dinheiro pode levar mais tempo para chegar ao destino.

O que é DOC?

O Documento de Ordem de Crédito (DOC), é uma forma de instituições financeiras diferentes transferirem dinheiro entre si. A transferência deste tipo é limitada ao valor R$4.999,99.

O DOC apenas concluirá a transferência em dias uteis com uma diferença, o valor enviado é debitado da conta de origem no mesmo dia que é solicitado.

Para que esse tipo de transferência possa ocorrer, é necessário que o Banco Central emita uma autorização de operação. Devido ao limite monetário imposto, se o valor da transferência excedê-lo, a instituição poderá realizar várias transações caso seja preciso.

O que é TED?

Atualmente, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) é a forma mais rápida de se transferir dinheiro entre instituições financeiras diferentes. Não existe nenhum limite máximo imposto para transferência, diferentemente do DOC.

A solicitação, quando feita dentro do horário de funcionamento do banco, como já dito, é concluído no mesmo dia. Estando sujeito as regras da instituição bancária.

Anteriormente muito usada para transações acima de R$ 5.000,00, hoje em dia a operação já está bem popularizada graças ao crescimento das contas digitais gratuitas.

Tarcísio Oliveira
Formado em administração na Universidade de São Paulo (USP) em 2015. Adoro temas relacionados a finanças, principalmente mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui