Telefone Cemig (SAC – 0800) Ouvidoria

Veja agora qual é o telefone Cemig e confira ainda outras maneiras de entrar em contato com essa empresa. Além disso, saiba como fazer reclamações da Cemig, conheça melhor essa empresa e muito mais. Aqui você encontra tudo sobre a Cemig.

Cemig é a sigla de Companhia Energética de Minas Gerais S.A., essa é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, e possui sede na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. No atual governo Zema, cogita-se privatizar a companhia, como forma de poder entrar no plano de recuperação econômica da união.

Como entrar em contato com a Cemig

A Cemig tem o seguinte slogan: Cemig, a melhor energia do Brasil! E, sem dúvidas nenhuma a Cemig é uma das melhores empresas de energia elétrica do país. Essa Companhia está presente como fonte de energia em vários lugares do país.

E se deseja entrar em contato com a Cemig para tirar alguma dúvida ou então para solucionar alguma situação, saiba que primeiro é preciso falar com o SAC dessa empresa, que geralmente pode ser feito por telefone, e-mail, redes sociais e outros, como vamos mostrar logo abaixo.

1- Ouvidoria Cemig

  • Telefone da Ouvidoria – 0800 728 3838
  • Fax – 31 3506-5150
  • E-mail da ouvidoria – ouvidoria@cemig.com.br

Esses são os meios de comunicação para entrar em contato com a ouvidoria da Cemig. E, saiba que a ouvidoria é uma forma de comunicação entre o cliente e a empresa, que pode ser feita depois que o cliente já tentou resolver seu problema por outros meios de contato e não conseguiu achar uma solução eficiente, nesse caso ele entra em contato com a ouvidoria da empresa.

A ouvidoria é a última alternativa que o cliente tem de resolver o seu problema direto com a empresa, e caso não consiga resolver nem mesmo com a ouvidoria é necessário entrar com um processo na justiça contra a empresa, ou então tentar solucionar pelos órgãos de defesa do consumidor.

A ouvidoria da empresa, no caso da Cemig só deve ser acionada caso o cliente não consiga resolver a sua situação com o SAC, só nesses casos que ele deve falar com a ouvidoria e tentar solucionar o problema por meio dela, antes de acionar órgãos superiores.

2- Telefone Cemig 0800 (SAC)

  • 0800 721 0116 – Número do SAC da Cemig para quem está ligando de outros estados
  • 116 – Número do SAC da Cemig para quem está ligando de Minas Gerais
  • 0800 723 8007 – Número do SAC da Cemig para deficientes auditivos.

Esses são os números da Cemig. E para ligar para a Cemig de Montes Claros, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem, Patos de Minas e em qualquer Cemig do estado de Minas Gerais é só discar o número 116.

SAC significa Serviço de Atendimento ao Consumidor e é a maneira mais direta de comunicação entre o cliente e a empresa. Por meio do SAC é possível tirar dúvidas ou resolver problemas, e para começar a tentar solucionar uma situação é necessário falar primeiro com o SAC, para só depois caso não consiga resolver, se comunicar com a ouvidora.

Os números mostrados cima são os principais números do serviço de atendimento ao consumidor da Cemig, através desses números é possível tirar dúvidas, enviar sugestões, fazer elogios, críticas, fazer reclamações, e outros.

3- E-mail Cemig

  • energiacemig@cemig.com.br

A Cemig também disponibiliza um e-mail para que seus clientes possam entrar em contato. Só que, ao contrário da ligação, o retorno da Cemig pelo e-mail pode ser um pouco mais demorada, então se tiver urgência de contato com essa empresa é melhor fazer uma ligação.

4- Redes sociais

Essas são as redes sociais oficias da Cemig, e por meio delas também é possível entrar em contato com essa empresa. E, para fazer isso é só clicar em cima da rede social que deseja para começar uma conversa com a Cemig. Mas, lembrando que esse não é o melhor meio de comunicação dessa empresa, porém faz parte do SAC também.

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Como fazer reclamações da Cemig

Sem dúvidas nenhuma que o Serviço de Atendimento ao Consumidor e a ouvidoria de qualquer empresa teriam que ser o suficientes para resolver qualquer situação com seus clientes. Mas, o que acontece é que em grande parte das vezes não são, e por isso que os clientes precisam fazer reclamações contra as empresas de outras maneiras mais drásticas, como vamos mostrar logo abaixo.

Se você já tentou todas as alternativas citadas acima de se comunicar com a Cemig e tentar solucionar seu problema, e mesmo assim não conseguiu ter uma solução eficiente, então nesse caso você vai precisar fazer uma reclamação contra a mesma, e nós vamos te ajudar a fazer isso mostrando detalhes logo abaixo.

Existe muitas maneiras de fazer reclamação contra uma empresa, e cabe ao cliente escolher qual a forma que acha melhor. E, caso o problema for muito sério com a empresa, é recomendado que o cliente faça mais de um tipo de reclamação contra a mesma.

A Cemig é uma empresa que possui um bom atendimento, e por isso é raro acontecer de um cliente ter que recorrer a órgão superiores e fazer reclamações contra essa empresa. Mas, caso aconteça, vamos ensinar agora como correr atrás dos seus direitos e fazer uma reclamação contra a empresa para tentar resolver o problema.

1- Procon

O Procon é a maneira mais usada e fazer reclamação, e é uma das mais eficientes. A sigla Procon significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que é representada por uma fundação organizacional que é responsável por auxiliar e intervir conflitos entre os clientes (os consumidores) e os fornecedores de produtos e serviços (a empresa).

O Procon é um órgão administrativo de poder executivo municipal e estadual, que tem o intuito de proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Caso não tenha conseguido resolver o seu problema diretamente com a empresa, então você pode tentar resolver acionando o Procon.

Todos os estados do Brasil tem Procon e eles estão interligados em um sistema informatizado que abrange procedimentos e processos em relação a atendimentos aos consumidores, que é o Sindec, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que é ligado ao Ministério da Justiça.

O Procon tem o intuito de orientar os consumidores, sendo um mediador de conflitos. E, para fazer uma reclamação nesse órgão é só acessar o site www.consumidor.gov.br ou então ir presencialmente em um dos postos de atendimento que estão presentes na maioria do território brasileiro.  E, para fazer sua reclamação presencialmente é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, nota fiscal, recibo, contrato ou qualquer comprovante de relação de consumo, e outros documentos como boleto, garantia, entre outros.

2- Juizados

Se quer recorrer a justiça, o jeito mais fácil que existe é entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça de cada estado. Quem tem acesso a esse recurso são micro e pequenas empresas e organizações, e também pessoas físicas que tenham mais de dezoito anos de idade.

As reclamações podem ser feitas em escrito, com cópias de alguns documentos como CPF, documento de identidade, comprovante de residência, nota fiscal, boleto e outros documentos que comprovem o processo. Os juizados especiais tentam resolver os processos por meio de acordos, por isso são intituladas audiências de conciliação. E, se não tiver consenso, o juiz responsável pelo caso pode definir uma sanção se ele considerar que o consumidor está mesmo certo.

3- Reclame Aqui

Uma maneira que está sendo muito utilizada para fazer reclamações é o site Reclame Aqui, nessa plataforma os consumidores podem fazer reclamações contra as empresas em relação a serviços, atendimentos, vendas, produtos, compras, devoluções e outros. Esse site é gratuito e ajuda muito os consumidores, nesse site os clientes colocam a sua reclamação contra uma empresa e se quiser a empresa pode responder para tentar solucionar o problema.

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Para utilizar o site Reclame Aqui é muito fácil, é só se cadastrar nessa plataforma e depois enviar a sua reclamação. Mas, antes de ser publicada a reclamação é avaliada pela equipe da plataforma, pois o site não permite nenhum tipo de conteúdo ofensivo.

E, se o consumidor tiver as suas reclamações respondidas pelas empresas, eles podem avaliar no site se o problema foi ou não resolvido, e também podem avaliar a resposta da empresa através de emoticons de smiles sorrindo ou triste, e ainda tem como responder a resposta que a empresa deu.

Atualmente, a maioria das empresas tentam solucionar os problemas colocados nessa plataforma, isso acontece pois o site é público, e todas as pessoas tem acesso e conseguem ver todas as reclamações, e se uma empresa não tiver uma boa nota no site e tiver muitas reclamações, ela não é bem vista pelo público. Por isso que a maioria das empresas tentam solucionar os problemas dos clientes por meio dessa plataforma.

Nos dias de hoje a maioria dos brasileiros conhecem esse site, e ele é muito utilizado. Pois, através dele tem como conferir se uma empresa é ou não confiável, quais são as reclamações mais frequentes contra ela, qual é a opinião dos clientes, a nota que a empresa tem no site e muito mais.

4- Justiça Comum

Também tem como recorrer à justiça para resolver um problema em uma relação de consumo. Para isso, o consumidor pode recorrer aos juizados especiais civis ou então acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, não importa o valor da causa, é necessário contratar um advogado.

Essas são as maneiras que tem de fazer uma reclamação contra a Cemig, agora é só escolher a que você prefere e recorrer.

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Telefone Cemig

Sobre a Cemig

A Cemig foi criada no ano de 1952, pelo governador de Minas Gerais da época, Juscelino Kubitschek de Oliveira. A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica da América do Sul, em número de clientes, e a maior da América Latina, em relação a quilômetros de rede e de equipamentos e instalações. A companhia é composta por mais de 181 sociedades e 17 consórcios.

A Cemig é uma companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerias e tem 117 mil acionistas em 44 países diferentes. As ações da Cemig são negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Madri.

A Cemig é considerada um dos maiores grupos do segmento de energia elétrica que existe no Brasil. Essa companhia está presente atuando em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile, onde pera uma linha de transmissão, em consórcio com a Alusa Holding. No estado de Minas Gerais, a Cemig é responsável por 96% do abastecimento de energia elétrica.

No ano de 2006 a Cemig se tornou controladora de 26,06% da Light Rio, e ampliou sua participação no estado do Rio de Janeiro, e também adquiriu a Light Esco, empresa essa do Grupo Light, que atua como compra, venda, exportação, importação e prestação de serviços de consultoria na área de energia elétrica. Através da Light, a Cemig controla vinte por centro da E-Power, uma empresa da CR Zongshen, que é responsável pela fabricação de motocicletas elétricas e bicicletas da marca Kasinski.

No mês de março de 2014, a Cemig comprou 83% do capital social e 49% das ações da SAAG Investimentos, uma empresa de investimentos do Grupo Andrade Gutierrez, aumentando sua participação na Madeira Energia, consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Usina essa que fica localizada no Rio Madeira, em Rondônia, a Usina de Santo Antônio vai ser a segunda maior hidrelétrica de turbinas bulbo do mundo todo.

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