Telefone Correios – WhatsApp, 0800, SAC, Ouvidoria

Descubra agora o número oficial dos Correios e ainda veja todas as maneiras que tem de entrar em contato com essa transportadora. Além disso, confira como fazer uma reclamação contra os correios e muito mais.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou somente Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas que não se limite somente a essa atividade, pois executa a distribuição de encomendas em todo o território nacional, bem como presta outros serviços de apoio ao governo.

Como entrar em contato com os Correios

Várias pessoas utilizam o serviço de envio de encomendas, porém poucas pessoas sabem como funcionam os Correios internamente. A empresa é uma estatal brasileira que é responsável pela execução do sistema de entrega e envio de correspondências em todo o Brasil.

Se está precisando entrar em contato com os Correios, então fique sabendo que logo abaixo vamos informar todos os jeitos possíveis que tem de se comunicar com essa empresa. Mas, já saiba que primeiro é preciso entrar em contato pelo SAC que normalmente é implementado por telefone, e-mail, redes sociais e outros, isso varia de acordo com a empresa.

1- Telefone Correios

  • 3003-0100 – Para ligações feitas nas capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 725 7282 – Para demais localidades
  • 0800 725 0100 – Para todo o Brasil

Os números citados acima fazem parte do SAC dos Correios, e por meio desse número é possível tratar dos mais variados assuntos, como rastreamento de objetos, produtos, serviços, elogios, sugestões, denúncias, reclamações e muito mais.

SAC é a sigla que significa Serviço de Atendimento ao Consumidor, e é o jeito direto de comunicação entre o cliente e a empresa para tratar de qualquer assunto. E, para solucionar qualquer questão primeiro é preciso entrar em contato com o SAC, e só se o problema não tiver sido resolvido que o cliente deve entrar em contato com a ouvidoria.

2- Ouvidoria

  • 0800 725 0100

O número citado acima é o número da ouvidoria dos Correios. Muitas empresas no mercado não possuem um atendimento de ouvidoria, o que não é correto, pois todas as empresas teriam que ter essa opção disponibilizada aos seus clientes.

Para quem não sabe, a ouvidoria é um canal de comunicação entre o cliente e a empresa, e o cliente só deve entrar em contato com a ouvidoria quando ele já passou pelos outros meios de comunicação para tentar resolver o seu problema, mas não teve uma solução eficiente.

A ouvidoria funciona como a última alternativa do cliente resolver o seu problema diretamente com a empresa, antes de entrar com um processo na justiça contra a mesma ou então tentar resolver por meio de outros órgãos, como o Procon por exemplo. E, logo abaixo vamos mostrar mais algumas maneiras de se comunicar com os Correios antes de acionar a ouvidoria.

3- WhatsApp

Os Correios infelizmente não tem a opção de conversar pelo WhasApp. Mas, fique tranquilo que a empresa é uma das maiores que existe no Brasil e possui uma ótima central de atendimento, com vários jeitos para os clientes entrarem em contato.

Os Correios não disponibilizam a opção de conversar pelo WhatsApp. Porém, fique sabendo que no site oficial tem uma área de Fale Conosco via Chat que ajuda muito os clientes. Para acessar o Fale Conosco é só clicar aqui.

Essas são as redes sociais oficiais dos Correios, e através delas os clientes podem entrar em contato com essa grande empresa. E, para fazer isso é muito fácil, é só clicar em cima da rede social que prefere, que logo você vai ser direcionado para a página oficial dos Correios e vai poder enviar a mensagem que deseja.

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As redes sociais fazem parte do SAC, e através delas é possível enviar elogios, críticas, fazer reclamações, tentar resolver problemas, tirar dúvidas e muito mais. Então, se quer falar com os Correios, saiba que pelas redes sociais é possível fazer isso de um jeito prático.

5- E-mail

Os Correios não disponibilizam contato de e-mail. Mas, saiba que no site oficial tem um Fale Conosco via Chat que é muito eficiente, para acessar ele é só clicar aqui, preencher com os dados solicitados, enviar a sua mensagem e aguardar retorno.

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Telefone Correios

Como fazer reclamações dos Correios

Saiba que o Serviço de Atendimento ao Consumidor que é o SAC e a ouvidoria de todas empresas teriam que ser o suficientes para solucionarem qualquer problema de seus clientes. Porém, em algumas vezes não são eficientes, e devido a isso os clientes precisam fazer reclamação contra a empresa de outros jeitos superiores, recorrendo a órgãos como o Procon por exemplo.

Caso já tenha tentado entrar em contato com os Correios através dos meios que citamos acima, do SAC e ouvidoria, se mesmo assim não conseguiu resolver o seu problema, então fique sabendo que logo abaixo vamos mostrar como fazer reclamações contra essa empresa, fique atento.

1- Reclame Aqui

Reclame Aqui é um site de reclamações, e nessa plataforma os consumidores podem fazer reclamações contra as empresas em relação a serviços, vendas, produtos, compras, devoluções, mau atendimento e muito mais. Esse site é totalmente gratuito e ajuda muito os cidadãos, pois nele os consumidores colocam a sua reclamação e se a empresa quiser ela pode responder para tentar solucionar o problema.

Os Correios não tem uma boa avaliação no site Reclame Aqui, das reclamações feitas na plataforma contra a empresa apenas 73.7% delas foram respondidas, 32.4% das pessoas voltariam a fazer negócio, os Correios apresentou um índice de solução de 45.3% e a nota geral do consumidor foi de 1.98.

Para utilizar o site Reclame Aqui é bem simples, é só se cadastrar no site com seus dados pessoais e depois enviar a sua reclamação. Mas, antes de ser publicada a reclamação é avaliada pela equipe da plataforma, pois o site não permite nenhum tipo de conteúdo ofensivo. Além disso, o site também preserva o consumidor, não revelando a identidade da pessoa que faz a reclamação.

E geralmente, a maioria das empresas tentam solucionar os problemas colocados na plataforma, isso acontece porque o site é público, e todas as pessoas tem acesso e conseguem ver todas as reclamações, e se uma empresa não tiver uma boa nota no site e tiver muitas reclamações não respondidas, ela não é bem vista pelo público.

Caso o consumidor tenha as suas reclamações respondidas pelas empresas, eles podem avaliar no site se o problema foi ou não resolvido, e também podem avaliar a resposta da empresa através de emoticons de smiles sorrindo ou triste, que quer dizer se gostou ou não da resposta.

A maioria das pessoas nos dias atuais conhecem esse site, e ele é muito útil entre os brasileiros. E, por meio dessa plataforma é possível ver se uma empresa é ou não confiável para se adquirir um produto ou serviço, qual é a opinião do público em relação a ela, a nota da empresa e muito mais.

2- Justiça comum

Também tem como apelar à justiça para resolver um problema em uma relação de consumo. Para isso, o consumidor pode recorrer aos juizados especiais civis ou então acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, não importa o valor da causa, é necessário contratar um advogado.

Se quiser recorrer a justiça para reclamar contra os Correios, a maneira mais prática que tem é entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça de cada estado. Quem tem acesso a esse recurso são micro e pequenas empresas e organizações, e pessoas físicas maiores de dezoito anos de idade.

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As reclamações podem ser feitas em escrito, com cópias de alguns documentos como CPF, documento de identidade, comprovante de residência, nota fiscal, boleto e outros documentos que comprovem o processo.

Os juizados especiais tentam resolver os processos através de acordos, por isso são intituladas audiências de conciliação. E, se não tiver consenso, o juiz responsável pelo caso pode definir uma sanção se ele considerar que o consumidor está mesmo certo.

3- consumidor.gov.br/

O Procon tem a objetivo de orientar os consumidores, sendo um mediador de conflitos. E, para fazer uma reclamação nesse órgão é só acessar o site www.consumidor.gov.br ou então ir presencialmente em um dos postos de atendimento que estão presentes em grande parte do território brasileiro.

E, para fazer sua reclamação presencialmente é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, nota fiscal, recibo, contrato ou qualquer comprovante de relação de consumo, e outros documentos como boleto, garantia, entre outros.

4- Procon

O Procon é um órgão administrativo de poder executivo municipal e estadual, que tem o intuito de proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Caso não tenha conseguido resolver o seu problema com uma empresa, então você pode tentar resolver no Procon.

O Procon é a maneira mais utilizada de fazer reclamações contra uma empresa. Procon é a sigla que significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que é representada por uma fundação organizacional que é responsável por auxiliar e intervir conflitos entre os clientes (os consumidores) e os fornecedores de produtos e serviços (a empresa).

Todos os estados do Brasil tem Procon e eles estão interligados em um sistema informatizado que abrange procedimentos e processos em relação a atendimentos aos consumidores, que é o Sindec, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que é ligado ao Ministério da Justiça.

Sobre os Correios

Os Correios são bem antigos, já que foram criados praticamente junto ao Brasil-Colônia, quando os portugueses dominavam tudo no Brasil. Atualmente, quase todas as cidades brasileiras contam com uma unidade da empresa que também se modernizou muito ao longo do tempo e funciona até como um tipo de banco.

Entre os produtos comercializados pela empresa, no ano de 1982 o Sedex foi criado. Com toda essa modernização, ao longo do tempo os Correios passaram a oferecer outras modalidades, como o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Mundi e Sedex Hoje.

Além disso, os Correios funcionam também como banco postal que, de acordo com a empresa, atende várias pessoas, que antes tinham que se deslocar para uma cidade vizinha para fazer uma fácil operação bancária. Essas pessoas agora contam com uma maior comodidade.

Os Correios estão presentes em mais de cinco mil cidades brasileiras. E, de acordo com alguns dados oficiais da instituição, são mais de 120 mil empregados em todo o país. Além disso, a empresa conta também com uma frota de 26 mil veículos, 12 linhas de transporte aéreo de carga, mais de dez mil unidades operacionais, 12 mil agências, além de 61 centros de logística, 17 novas unidades de tratamento e entrega de encomendas e 115 unidades de distribuição de cartas.

Os Correios é uma empresa pública federal que é responsável pela execução do sistema de entrega e envio de correspondências no Brasil, porém que não se limite somente a essa atividade. Sem dúvidas nenhuma os Correios se destaca e quando se fala de transporte logo lembramos dessa empresa.

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