Telefone Enel RJ, SP, GO, CE (2020) Ouvidoria e 0800

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Confira logo abaixo o telefone Enel e outros jeitos de entrar em contato, como por e-mail e WhatsApp, também veja como fazer a troca de titular, religação, segunda via de conta, parcelamento, cortar energia, o que fazer com falta de luz em casos de emergência e muito mais.

A Enel é uma empresa italiana que tem a sua sede localizada em Roma e atua na geração e distribuição de energia elétrica e na distribuição de gás natural. A Enel foi criada no ano de 1962 por lei, reunindo várias pequenas empresas do ramo.

Como entrar em contato com a Enel

A Enel está presente no Brasil como companhia de energia e tem milhares de clientes aqui. Mas, infelizmente os serviços prestados por essa companhia as vezes deixam a desejar, por isso é importante saber quais são os meios de comunicação com essa empresa, para solucionar qualquer problema ou tirar dúvidas.

Para isso que existe o SAC que é o Serviço de Atendimento ao Consumidor, e o primeiro contato que o cliente deve ter com a empresa deve ser por esse meio. O SAC pode ser implementado por meio de telefone, e-mail, chat online, redes sociais e outros.

Já a ouvidoria só deve ser acionada se o problema do cliente não tiver sido resolvido pelo SAC. A ouvidoria funciona como a última forma do cliente resolver o seu problema com a empresa, antes de entrar com um processo na justiça contra a mesma ou tentar resolver pelos órgãos de defesa do consumidor.

1- Telefone Enel RJ é: 0800 00 120 00

A Enel disponibiliza um número de telefone onde os clientes podem entrar em contato de forma gratuita, e se você é do Rio de Janeiro e está querendo falar com essa empresa, então saiba que é só ligar para esse número que está citado a cima.

2- Telefone Enel SP é: 0800 72 73 110

A Enel também está presente em São Paulo e esse é o número 0800 da cidade, portanto se quiser tirar qualquer dúvida, solucionar algum problema, fazer uma crítica, enviar uma sugestão, dentre outros, é só ligar para o número mencionado, lembrando que a ligação é gratuita.

3- 0800 Enel demais localidades

4- Ouvidoria – Central de Atendimento

  • 0800 28 041 00 – Atendimento das 8h às 18h em dias úteis

A ouvidoria nada mais é que uma instância que tem como objetivo solucionar ou responder às solicitações que não foram atendidas, inicialmente, nos canais de relacionamento, ou seja, não foram atendidas pelo SAC. As solicitações dos consumidores são reanalisadas, e resolvidas da melhor maneira pela ouvidoria.

5- Atendimento pelo site oficial

A Enel também disponibiliza atendimento da ouvidoria pelo site oficial que pode ser acessado clicando aqui. Nessa página é muito simples tirar suas dúvidas, fazer reclamações e outros, para isso você vai preencher alguns dados seus, escrever a mensagem que deseja para essa empresa e depois enviar, as solicitações recebidas tem um prazo de até quinze dias para serem respondidas.

6- Aplicativo

Os clientes da Enel Distribuição tem acesso a um aplicativo exclusivo que está disponível tanto para Android, quanto para iOS. Baixando o aplicativo da Enel, o cliente pode receber notificações de serviços pelo celular ativando o push e também acessar vários serviços automáticos, como:

Segunda via, consulta de débito, falta de luz, mudança de dados cadastrais, endereço de cobrança, débito automático, histórico de consumo, religação, comunicação de pagamento, consulta de protocolo, parcelamento, consulta de prazos e documentos e muito mais.

7- SMS

A Enel possui um atendimento chamado Torpedo Fácil, que é um serviço gratuito onde o cliente pode comunicar falhas no fornecimento de energia, solicitar segunda via de conta, comunicar falta de luz, religação de energia com urgência e mais.

Para isso é só enviar um sms para o número 27373. Para informar falta de luz por exemplo, é só enviar uma mensagem para esse número com a palavras Luz junto com o seu número de instalação. Para pedir segunda via de conta, envie Conta junto com o seu número de instalação.

8- Redes sociais

A Enel está presente também nas redes sociais. Normalmente esses canais de comunicação são utilizado para a Enel para publicar novidades sobre os seus serviços. Mas, por meio delas também é possível tirar dúvidas e conferir com exclusividade conteúdos sobre a empresa.

Telefone Enel

Como fazer reclamações contra a Enel

Se depois de tentar resolver os seus problemas com a Enel através dos meios de comunicação que citamos a cima (SAC e ouvidoria), se mesmo assim não conseguiu resolver, então você pode fazer uma reclamação contra essa empresa. E, logo abaixo vamos mostrar todos os jeitos possíveis de fazer uma reclamação contra a mesma.

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Tanto o SAC, quanto o serviço de ouvidoria de toda empresa teriam que ser suficientes para o cliente conseguir resolver qualquer problema, mas em algumas vezes não são. E, por conta disso é preciso fazer reclamação contra a empresa por outros meios.

Reclamação por falta de energia

É importante ter tentado todos os meios que citados a cima antes de fazer uma reclamação em órgãos superiores. Portanto, antes de fazer uma reclamação em qualquer órgão que vamos citar abaixo é necessário já ter passado pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC e também pela ouvidoria da Enel. Se mesmo depois de ter tentado solucionar o seu problema por esses meios e não ter encontrado uma solução, nesse caso é necessário fazer uma reclamação.

Procon

O Procon é um órgão administrativo de poder executivo municipal e estadual, que tem o intuito de proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Se você não conseguiu resolver o seu problema com uma empresa, então você pode tentar resolver no Procon.

O Procon é a sigla que significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que é representada por uma fundação organizacional que é responsável por auxiliar intervir conflitos entre os clientes (os consumidores) e os fornecedores de produtos e serviços (a empresa).

Consumidor.gov.br

O Procon tem como função orientar os consumidores, sendo um mediador de conflitos. E, para fazer uma reclamação nesse órgão é só acessar o site www.consumidor.gov.br ou então ir presencialmente em um dos postos de atendimento que estão presentes em grande parte das cidades brasileiras.  E, para fazer sua reclamação presencialmente é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, nota fiscal, recibo, contrato ou qualquer comprovante de relação de consumo, e outros documentos como boleto, garantia, entre outros.

Agência de regulamentação

As agências reguladoras tem o objetivo de auxiliar os consumidores que não conseguiram solucionar os seus problemas direto com as empresas fornecedoras. Antes de acionar a agência, é necessário formalizar o problema juntamente com a operadora e anotar o número de protocolo, depois de feita a denúncia, a instituição aciona a operadora, que tem um prazo de até cinco dias úteis para dar um parecer. E, se o problema não tiver sido solucionado, o consumidor pode abrir uma demanda.

Se o problema não conseguiu ser solucionado pelo SAC e ouvidoria da empresa, é só pegar todos os números de protocolo dos atendimentos e registrar a sua reclamação na Aneel. Para isso, é só ligar para o telefone: 167, o atendimento é de segunda a sábado, das 6h20 à 00:00.

Juizados

Caso queira recorrer a justiça, o jeito mais prático que tem é entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça de cada estado. Quem tem acesso a esse recurso são micro e pequenas empresas e organizações, e pessoas físicas maiores de dezoito anos de idade.

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As reclamações podem ser feitas em escrito, com cópias de alguns documentos como CPF, documento de identidade, comprovante de residência, nota fiscal, boleto e outros documentos que comprovem o processo.

Os juizados especiais tentam resolver os processos através de acordos, por isso são intituladas audiências de conciliação. E, se não tiver consenso, o juiz responsável pelo caso pode definir uma sanção se ele considerar que o consumidor está mesmo certo.

Justiça comum

Também é possível apelar à justiça para resolver um problema em uma relação de consumo. Para isso, o consumidor pode recorrer aos juizados especiais civis ou então acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, não importa o valor da causa, é necessário contratar um advogado.

Site Reclame Aqui

Reclame Aqui é um site de reclamações, e nessa plataforma os consumidores podem fazer reclamações contra as empresas em relação a serviços, vendas, produtos, compra, devolução, mau atendimento e muito mais. Esse site é totalmente gratuito e ajuda muito os cidadãos, nele os consumidores colocam a sua reclamação e se a empresa quiser ela pode responder para tentar solucionar o problema.

Para usar o site Reclame Aqui é muito fácil, é só se cadastrar no site e em seguida enviar a sua reclamação. Mas, antes de ser publicada a reclamação é avaliada pela equipe da plataforma, pois o site não permite nenhum tipo de conteúdo ofensivo. Além disso, o site também não revela a identidade da pessoa que faz a reclamação.

E, se o consumidor tiver a suas reclamações respondidas pelas empresas, eles podem avaliar no site se o problema foi ou não solucionado, e também podem avaliar a resposta da empresa através de emoticons de smiles sorrindo ou triste. E geralmente, a maioria das empresas tentam solucionar os problemas lá colocados, isso porque o site é público, e todas as pessoas conseguem ver as reclamações, e isso não é bom para a empresa. Por isso que a maioria das empresas tentam solucionar os problemas dos clientes por meio dessa plataforma.

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Sobre a Enel – Companhia de Energia Elétrica

A Enel Brasil, foi criada no ano de 2005, é uma empresa brasileira que atua como distribuidora de energia elétrica, e é controlada pelo grupo italiano Enel. A Enem Brasil S.A. centraliza as participações societárias do Grupo Enel no país. A Enel é a maior distribuidora de energia elétrica do país, e atende em torno de 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

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