Telefone Mercado Livre – SAC 0800 e WhatsApp – Reclamações

Veja como entrar em contato com o Mercado Livre, como cancelar compras, tirar dúvidas, fazer reclamações e muito mais. Nesse artigo você encontra o telefone Mercado Livre, então fique atento para não perder nenhuma informação.

O Mercado Livre foi criado no ano de 1999, e é o maior site de classificados de todo o Brasil, com milhões de vendas realizadas todos os anos. Essa plataforma oferece várias soluções para que as pessoas, empresas e vendedores possam vender, comprar, enviar, anunciar, pagar e muito mais.

Como entrar em contato com o Mercado Livre

Para falar com o Mercado Livre é bem fácil, pois essa empresa disponibiliza vários meios de comunicação para os clientes entrarem em contato, como telefone fixo, chat, e-mail, redes sociais, sessão ajuda e outros. Então, confira logo abaixo como entrar em contato com essa empresa.

1- Ouvidoria (SAC)

O SAC é a sigla de Serviço de Atendimento ao Consumidor, e toda empresa prestadora de serviços e vendedoras de produtos precisa ter. O intuito desse meio de comunicação é  solucionar as demandas dos consumidores em relação a reclamações, dúvidas, cancelamentos e outros.

O SAC pode ser realizado de várias formas, isso vai depender do protocolo da empresa, mas a maioria dos atendimentos das empresas são feitos por canal telefônico, e-mail, chat online e redes sociais. O essencial é saber que todo consumidor tem direito de acionar o SAC, bem como a ouvidoria.

A ouvidoria é um canal de comunicação entre a empresa e o cliente, quando o cliente já passou por outros meios de comunicação e o seu problema não foi resolvido, ai nesse caso ele entra em contato por meio da ouvidoria. Para tentar solucionar um problema primeiro é preciso falar com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). A ouvidoria só deve ser acionada caso a questão não seja resolvida pelo SAC.

A ouvidoria funciona como a última forma do cliente resolver o seu problema com a empresa, antes de entrar com um processo na justiça contra a mesma ou tentar resolver pelos órgãos de defesa do consumidor.

2- Telefone Mercado Livre (0800)

  • 0800 637 7246 – Para demais localidades
  • 4020-1735 – Para regiões metropolitanas (como Osasco-SP e BH)

Os números do Mercado Livre citados a cima, atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 20h. E, por ser uma plataforma de marketplace, o telefone não é o jeito mais ideal de solucionar dúvidas ou fazer reclamações no Mercado Livre Brasil, pois geralmente tudo é feito de forma online.

3- WhatsApp do Mercado Livre

Infelizmente não tem atendimento via WhatsApp. Mas, se for para solucionar algum problema sobre compras, você pode entrar em contato pelo WhatsApp do vendedor que deve estar disponível na página da venda do produto.

4- E-mail do Mercado Livre

Também é possível entrar em contato com o Mercado Livre através do e-mail. Por esse meio de comunicação é possível resolver problemas, solucionar dúvidas, mandar sugestões, enviar elogios, criticas e outros. O e-mail do Mercado Livre é preciso ser enviado pelo site oficial.

5- Chat online (Preencher o formulário no site)

Para iniciar um chat online com o Mercado Livre clique aqui. Depois de abrir a página, clique em “Inicie um chat” no menu de opções. E, lembre-se que o melhor horário para utilizar esse canal de atendimento é na parte da manhã, já que o congestionamento é bem menor.

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6- Redes sociais

Se você não conseguiu solucionar o seu problema com nenhuma das opções de contato que citamos a cima, então tente pela última vez entrar em contato com o Mercado Livre através das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

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Telefone Mercado Livre

Fraudes no Mercado Livre, o que fazer?

Se você tem o costume de vender produtos pela internet, então é preciso ficar muito atento. Isso porque existe pessoas que aplicam golpes muito elaborados e tem feito várias vítimas, incluindo no site. Os criminosos usam muita lábia e capricham na fraude de e-mails, fazendo com que os vendedores mandem os produtos pelo Correio sem pagar nada por isso.

Caso tenha caído em um desses golpes, é essencial registrar boletim de ocorrência, informando o máximo de informações possíveis para auxiliar na identificação do criminoso. Se possível, entre em contato com uma delegacia especializada em crimes de informática.

Mas, para garantir uma negociação mais segura, a empresa recomenda os seus clientes verificarem sempre o status de suas vendas ou compras na área “Minha conta”, que está disponível ao usuário logado no site oficial. O cliente não pode considerar nenhuma mensagem e muito menos enviar o produto, sem checar antes essas informações de sua conta.

Além disso, é importantíssimo que o vendedor cheque a efetividade do e-mail recebido, para conferir se o remetente realmente é o Mercado Livre ou o Mercado Pago, e não um golpe do criminoso. Além disso, também ressalta que, não se deve informar a outros usuários antes de ter concretizado a venda através da plataforma, os seus dados de contato, como número de telefone e endereço de e-mail.

Por isso, para não cair em nenhum golpe é muito importante ler todas as recomendações que estão disponíveis em “Termos e Condições de Uso” no site oficial, já que na maioria das vezes esse tipo de crime fica impune.

Como fazer reclamações sobre o Mercado Livre

Se você tentou solucionar o seu problema através dos meios de comunicação que citamos a cima e não tiver dado certo, nesse caso é necessário fazer uma reclamação contra a empresa, e logo abaixo iremos informar como fazer isso.

1- Procon

O Procon é um órgão administrativo de poder executivo municipal e estadual, que tem o intuito de proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Se você não conseguiu resolver o seu problema com uma empresa, então você pode tentar resolver no Procon.

O Procon é a sigla que significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que é representada por uma fundação organizacional que é responsável por auxiliar intervir conflitos entre os clientes (os consumidores) e os fornecedores de produtos e serviços (a empresa).

O Procon tem como função orientar os consumidores, sendo um mediador de conflitos. E, para fazer uma reclamação nesse órgão é só acessar o site www.consumidor.gov.br ou então ir presencialmente nos postos de atendimento que estão presentes na maioria das cidades brasileiras.

E, para fazer sua reclamação presencialmente é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, nota fiscal, recibo, contrato ou qualquer comprovante de relação de consumo, e outros documentos como boleto, garantia, entre outros.

2- Reclame Aqui

Também é possível fazer a sua reclamação no site Reclame Aqui, essa é uma plataforma onde os consumidores podem fazer reclamações contra as empresas em relação a vendas, serviços, compra, produtos, entre outros. Esse site é gratuito, e os consumidores colocam nele a sua reclamação e se quiser a empresa pode responder para tentar solucionar o problema.

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Para usar o Reclame Aqui é muito fácil, é só se cadastrar no site com os seus dados pessoais, e em seguida enviar a reclamação. Esse site não revela a identidade da pessoa, e a maioria das empresas tentam solucionar os problemas lá colocados, até porque todas as reclamações ficam públicas para os usuários, não sendo bom para a empresa.

O site não permite conteúdo ofensivo e por isso eles analisam todas reclamações antes de serem publicadas. E, caso o consumidor tiver a sua solicitação respondida pela empresa, os mesmos podem avaliar se o problema foi ou não solucionado, e também conseguem avaliar a resposta da empresa por meio de emoticons de smiles.

3- Justiça (Juizados e agências)

Se quer recorrer a justiça, o jeito mais simples é entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça. Micro e pequenas empresas e organizações, e pessoas físicas maiores de dezoito anos de idade tem acesso a esse recurso.

As reclamações podem ser feitas em escrito, com cópias de vários documentos como CPF, documento de identidade, comprovante de residência, nota fiscal, boleto e outros documentos que comprovem o processo.

Os juizados especiais tentam resolver os processos através de acordos, por isso são intituladas audiências de conciliação. E, se não tiver consenso, o juiz responsável pelo caso pode definir uma sanção se ele considerar que o consumidor está mesmo correto. Já as agências reguladores tem o objetivo de auxiliar os consumidores que não conseguiram solucionar os seus problemas direto com as empresas fornecedoras.

4- Comentários

Outra maneia de fazer reclamações é enviando comentários para as redes sociais oficiais, como no Facebook, Instagram, Twitter e também comentar nos casos parecidos com o seu na plataforma do Reclame Aqui. Além disso, se quiser também pode deixar a sua reclamação sobre essa empresa nos comentários deste artigo.

Fazer cancelamentos no Mercado Livre

Assim como outros sites de vendas, é possível cancelar uma compra, seja por arrependimento, defeito ou outros. O procedimento para fazer o cancelamento pode ser realizado pelo site ou aplicativo, e permite receber o pagamento de volta. E o cancelamento é indicado principalmente quando a compra é feita com o Mercado Pago, pois tudo é por conta do Programa Compra Garantida. Confira abaixo como cancelar uma compra:

  • Acesse o site do Mercado Livre, na sua conta clique em “Comprar”;
  • Selecione a compra que quer cancelar e toque nos três pontinhos;
  • Clique em “Tenho um problema”;
  • Depois, selecione “Tenho um problema com o produto”;
  • Agora clique em “Quero cancelar a compra”;
  • Selecione a opção que se encaixa no seu caso e depois clique em Iniciar reclamação;

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre foi criado no ano de 1999, e é uma companhia de tecnologia que que lidera o comércio eletrônico no mundo. As suas principais plataformas são o Mercado Livre e o Mercado Pago, e elas disponibilizam soluções de comércio eletrônico, para que as empresas e pessoas possam vender, comprar, anunciar, pagar e enviar produtos através da internet de um jeito muito prático, rápido e bem simples.

A empresa se destaca muito e é a maior comunidade de compra e venda online da América Latina, e no Brasil essa plataforma faz sucesso, tem milhares de usuários que compram e vendem produtos por meio dessa plataforma online.

15 comentários em “Telefone Mercado Livre – SAC 0800 e WhatsApp – Reclamações”

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    valdivino dos santos

    eu quero saber se e preciso entra na justiça pra receber meus pedido qui ja se faz cinco meis qui conprei e ate agora nao recebir e nem voçes mim manda mais nada eu tenho os recibo em mao meus forro de porta da parati g3 eu estou precisando para arrumar meu carro meu zap e o719 87006650

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    O produto que comprei não foi entregue em meu domicilio. Recebi um e-mail da ChevCar perguntando se eu estou contente com o produto e que poderei devolve-lo até 17/01/2021.
    Como poderei estar contente e como devolve-la se não recebi a mola retorno chave seta opala 78/92 Le. Acho muito estranho pois dentre as 51 compras adquiridas ultimamente, somente este me foi enviado pela empresa Azul. Todas as demais foram remetidas através da ECT, e nenhuma foi extraviada. Outro detalhe que me deixou surpreso é que a ChevCar me avisou que o produto chegaria em meu endereço domiciliar entre os dias 25 e 30 de dezembro, e já hoje, dia 18/12/2020 a ChevCar alega já ter realizada a entrega. Será que o entregador, no ato da entrega, ao chegar no meu prédio não encontrando ninguém na portaria deixou para entregar em outro dia e lhes confirmou a entrega? Será que o Mercado Livre, devido à Pandemia, passou a operar desonestamente? A minha grande preocupação que não há nenhuma outra peça igual à venda esta nos anúncios do Mercado Livre, e que em janeiro pretendo viajar com a chave de seta funcionando normalmente.
    Na esperança de receber um pronunciamento por parte dos responsáveis da ChevCar, atenciosamente. Sergio Okano

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