Telefone Ministério do Trabalho (0800, WhatsApp)

0

Confira o telefone Ministério do Trabalho e outros jeitos que tem de entrar em contato com esse ministério. Além disso, saiba como fazer uma reclamação, como ligar para tirar dúvidas trabalhistas e muito mais.

O Ministério do Trabalho foi um ministério do governo do Brasil, reestruturado pelo Michel Temer quando ainda era presidente. Mas, em janeiro de 2019, ele foi extinto, se tornando uma secretaria especial do Ministério da Economia.

Como entrar em contato com o Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho não existe mais. Isso porque o presidente do Brasil Jair Bolsonaro tornou o ministério extinto, e dessa forma, suas atribuições foram incorporadas ao novo Ministério da Economia.

Se precisa entrar em contato com o Ministério da Economia, saiba que a seguir vamos mostrar todos os jeitos que tem de se comunicar com ele. Por isso, fique atento para ficar por dentro de todas as informações sobre esse ministério.

1- Número do Telefone Ministério do Trabalho

O Ministério da Economia que agora incorpora as atribuições do Ministério do Trabalho, tem uma central de atendimento que soluciona dúvidas e resolve problemas sobre seguro desemprego, legislação trabalhista e serviços prestados pela Secretaria de Trabalho. Para isso, é só ligar para o número: 158. Lembrando que as ligações por telefone fixo são grátis, e por celular é cobrado a tarifa de custo de uma ligação local.

2- WhatsApp Ministério do Trabalho

Atualmente o WhatsApp é o principal meio de comunicação entre as pessoas, por ser um aplicativo fácil de usar. Mas, infelizmente o Ministério do Trabalho não conta com esse tipo de atendimento, então não existe contato pelo WhatsApp.

3- E-mail

O Ministério do Trabalho disponibiliza um contato de e-mail direto para os trabalhadores entrarem em contato. Mas, também tem o chat da Secretaria do Trabalho no site oficial do governo, que é outra forma de entrar em contato.

Para buscar orientação ou tirar dúvidas sobre a legislação trabalhista, é só enviar um e-mail para a Superintendência Regional do Trabalho de seu estado, no seguinte contato de e-mail: trabalho.(uf)@mte.gov.br

Em cada unidade da federação é só trocar a designação uf pela sigla correspondente. Em Minas Gerais, por exemplo o e-mail é: trabalho.mg@mte.gov.br

VEJA TAMBÉM: Telefone Shopee

Telefone Ministério do Trabalho

Não funciona, não atende, o que fazer?

Infelizmente, no site Reclame Aqui realmente tem algumas reclamações informando que o número 158 não atende. O que resta fazer é continuar tentando, pois só existe esse número para se comunicar com o ministério, ou então você pode tentar entrar em contato pelo site do governo federal.

Como fazer uma reclamação

É possível fazer uma reclamação no Ministério do Trabalho de forma anônima, para isso é só o trabalhador entrar em contato com a ouvidoria do MTE. As empresas que são denunciadas são investigadas sob sigilo.

Não importa a função ou cargo exercido, todos os trabalhadores precisam ser contemplados com todos os benefícios de direito, como férias, hora extra, adicional noturno, entre outros. Para proteger os trabalhadores o Ministério do Trabalho tem o número 158, onde eles podem fazer suas reclamações de forma segura.

No atual governo de Jair Bolsonaro, as questões trabalhistas são tratadas pela Secretaria do Trabalho, que agora faz parte do Ministério da Economia. Mas, mesmo assim, a maioria das pessoas e principalmente os trabalhadores continuam chamando o órgão de Ministério do Trabalho.

Como ligar para tirar dúvidas trabalhistas?

Para tirar dúvidas, buscar orientação sobre a legislação trabalhista, ou outra coisa relacionada, é só ligar para a central de atendimento no número 158 e escolher o tipo de assunto que quer receber a orientação trabalhista.

Esse telefone é um serviço que possibilita a trabalhadores, empregadores e quaisquer interessados tirar dúvidas sobre a legislação trabalhista, sem que seja necessário comparecer de forma presencial a uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho do Ministério da Economia.

Central Alô Trabalhador 158

A central telefônica 158 Alô Trabalhador, foi criada no intuito de deixar mais fácil a vida do trabalhador. Por meio desse telefone é possível tirar dúvidas ou procurar orientação sobre a legislação trabalhista. Ao ligar, é só escolher o tipo de assunto que deseja tratar para receber a orientação trabalhista.

A Central de Atendimento Alô Trabalho é um meio de comunicação direto entre cidadão e poder público que funciona em todo território nacional. Por meio do número telefônico 158, tem como o cidadão ter acesso a informações referentes a seguro desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social (PIS), entre outros.

A ligação é gratuita de qualquer telefone fixo, e as chamadas feitas por celular são cobradas. O atendimento eletrônico será automatizado ou através de um atendente. O horário de funcionamento desse telefone é de 7h às 19h.

Portanto, caso tenha alguma dúvida em relação a trabalho é só entrar em contato com o número 158, que esse meio de atendimento é bem mais rápido e eficiente, e consegue solucionar todas as questões que tem dúvidas referente a trabalho.

Artigo anteriorMéliuz é Confiável? Vale a pena? Ganhei +R$1.000,00
Próximo artigoTelefone Shein Brasil (WhatsApp, Suporte, Atendimento)
blank
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui