Tipos de Ordem de Pagamento: Itaú, BB, Bradesco

0

Confira os tipos de ordem de pagamento do Itaú, Banco do Brasil e Bradesco, saiba como funciona e o que é ordem de pagamento, entenda mais sobre o prazo para sacar esse tipo de operação e muito mais.

Fazer transferências por Ordem de Pagamento conhecida também pela abreviação OP, pode ser um bom meio de fazer o dinheiro chegar ao destino final de maneira bem segura, rápida e barata. Saiba mais sobre essa operação logo abaixo.

Como funciona e o que é ordem de pagamento

A ordem de pagamento conhecida também como ORPAG ou OP, é uma autorização para que a retirada de uma quantia do banco com cheques ou remessas de valores, seja realizada sem problemas. Mas, alguns bancos ainda reconhecem como ordem de pagamento somente transferências feitas para não correntistas.

A ordem de pagamento é uma das modalidades mais tradicionais de envio de dinheiro ao exterior, por isso ela é uma questão que acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas e é um tema relevante.

Portanto, uma ordem de pagamento ou ORPAG é uma autorização que uma pessoa dá a um terceiro para que retire certa quantia do banco, com um cheque ou serviço de remessa de valores. Para solicitar esse serviço é só pedir ao atendente do caixa uma ordem de pagamento e fornecer os dados pedidos e o montante a enviar.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como mudar a data de vencimento do Nubank

Os dados necessários para a ordem de pagamento são: Do remetente: nome completo, endereço, RG e CPF e telefone. Já do destinatário é necessário: nome completo, RG e CPF, data de nascimento, endereço, agência de destino.

Tipos de ordem de pagamento

Tem três variações de ordem de pagamento, e logo abaixo vamos falar sobre elas:

Cheque internacional: Usado para transferências realizadas para o exterior, emitido pela moeda local. Porém, é mais comum que seja em dólar ou euro que são conhecidas como moedas fortes. O cheque internacional consiste em um cheque pessoal emitido por uma pessoa física.

É importante ressaltar que a troca do cheque internacional exige a comprovação dos recursos e que a taxa de câmbio de turismo é a utilizada na conversão. No caso de cheques até 1500 dólares, o dinheiro é liberado na hora, porém acima desse valor, o prazo é de 45 dias de acordo com a legislação brasileira. O cheque internacional pode ser trocado pelas moedas que vamos citar abaixo:

  • Dólar Americano – USD – Somente os sacados nos Estados Unidos;
  • Dólar Australiano – AUD – Somente os sacados na Austrália;
  • Dólar Canadense – CAD – Somente os sacados no Canadá;
  • Euro – EUR – Somente os sacados na União Europeia;
  • Libra Esterlina – GBP – Somente os sacados na Inglaterra.

Ordem comercial: A segunda variação é a ordem comercial, emitida por uma empresa ou entidade que precisa enviar dinheiro, a uma conta bancária em outro país.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Cancelar Conta no Banco Original (Cartão e Conta)

Ordem de pagamento cruzada: Por último, a ordem de pagamento cruzada facilita o pagamento por meio de conta corrente, para que não tenha a necessidade de usar dinheiro em espécie.

VEJA TAMBÉM: Posso pagar boleto vencido na lotérica?

Tipos de Ordem de Pagamento

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander

A Ordem de Pagamento é um método rápido de transação, e cada agência bancária possui o seu diferencial em relação a essa operação, e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta no Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander.

O Itaú foi um dos primeiros bancos a oferecer esse tipo de serviços aos consumidores brasileiros. Para ter acesso ao serviço, é só entrar no site da agência bancária. E, além de poder fazer consultas, o site também possibilita o rastreio de ordem de pagamento.

No Banco do Brasil o valor da transferência da Ordem de Pagamento fica disponível para o favorecido retirar no mesmo dia, em qualquer agência do Banco do Brasil. E, nesse banco não existe valores máximos ou mínimos para a emissão da Ordem de Pagamento.

Na Caixa, o pagamento a fornecedor possibilita que gestores de empresas públicas e privadas agendem pagamentos de maneira ágil e sem burocracia, deixando simples a gestão. Por se tratar de ordem de pagamento, onde o valor é sacado na boca do caixa, é necessário sempre ter alguns cuidados, como pedir ao caixa para entregar o dinheiro de maneira discreta, escolher uma agência onde você não precise pedir ajuda para terceiros e tudo mais.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Rastrear Pedido Decathlon - Acompanhar Pedido

O Bradesco disponibiliza um formulário aos residentes ou brasileiros em trânsito no exterior que precisam enviar ordens de pagamento a favor de beneficiários que estão no Brasil, onde os dados são solicitados pelos bancos nas transferências internacionais.

Além disso, essa instituição possibilita também que o cliente envie ordens de pagamento ao exterior para pessoa física pelo internet banking. O Bradesco internet banking disponibiliza mais segurança e comodidade, pois o cliente pode escolher a melhor hora para a contratação da operação do câmbio.

Prazo para sacar ordem de pagamento

O prazo para sacar a ordem de pagamento é de até 48 horas. Mas, saiba que existe um prazo limite de até sete dias, para cobrir eventuais problemas, como erros no fornecimento dos dados para sacar o dinheiro. Se isso acontecer, a pessoa precisa modificar os dados do contrato.

Ordem de pagamento do exterior

A Ordem de Pagamento ao exterior é mais um tipo de ORPAG e faz referência a transferências internacionais de dinheiro. Grande parte das instituições oferecem esse serviço, que pode ser realizado tanto pela internet quanto na própria agência, porém é cobrado taxas que podem deixar a operação um pouco mais cara. Uma das modalidades mais comuns de envio de dinheiro ao exterior é a ordem de pagamento.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui