Trabalho Remoto: O que é? Exemplos, Tipos, Como Fazer

0

Descubra o que é trabalho remoto, confira alguns tipos, exemplos, como fazer, quais são as vantagens e desvantagens, se vale a pena fazer isso na empresa e muito mais. Logo abaixo você encontra tudo sobre trabalho remoto.

Uma das principais tendências para o trabalho é a alternativa de desempenhar suas funções fora do ambiente corporativo. O trabalho remoto já é uma realidade para várias empresas, que conferiram que não era mais tão necessário que seus empregados batessem ponto e estivessem juntos em um mesmo local.

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto chamado também de teletrabalho e home office, nada mais é do que fazer atividades profissionais à distância, em casa, usando a tecnologia para fazer as tarefas e se conectar com colegas.

Escritório domiciliar, café ou coworking são alguns dos locais que acabaram se transformando em uma estação de trabalho. É comum que os trabalhadores e as empresas optem pelo trabalho remoto, não só pela praticidade, mas também pela economia de recursos. Além disso, outra vantagem é permitir a flexibilização dos horários de trabalho, o que tem sido muito buscado pelos trabalhadores em todo o mundo.

Porém, o trabalho remoto não quer dizer perda da qualidade do trabalho ou descontrole com relação às horas trabalhadas. Na verdade, isso não procede. A diferença principal dessa modalidade de trabalho para um modelo mais tradicional em que os empregados tem hora para chegar e sair do escritório é a organização das horas trabalhadas.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como clonar WhatsApp à distância Grátis 2020 (Fácil)

Mesmo que o ponto eletrônico seja um jeito eficiente de controlar quanto tempo um funcionário ficou dentro da empresa, ele não consegue medir a sua produtividade durante esse tempo. Dessa maneira, uma prática que vale muito quando se trata de trabalho remoto é o combinado.

As metas continuam e elas devem ser cumpridas, mas importa cada vez menos se você fez o seu trabalho de 8h da manhã às 17h ou se tem outros hábitos, o importante é que isso não interfira na rotina de trabalho e na produtividade.

Tipo de trabalho remoto

Existe muitos tipos de trabalho remoto, desde grande empresas que fazem seus funcionários trabalharem dessa maneira, até empreendedores que fazem todo o seu serviço diretamente de sua residência.

Atualmente o trabalho remoto está sendo muito usado e ganhou uma grande força principalmente por conta da pandemia do novo Corona Vírus, onde as pessoas tiveram que se adaptara essa nova mudança de vida, para evitar a propagação do vírus.

o que é trabalho remoto

Diferença entre trabalho remoto e home office

O trabalho remoto é toda prestação de serviços que é feita à distância. Isso quer dizer, que o colaborador não está trabalhando nas dependências do escritório da empresa, ele pode estar em outro país, na mesma cidade, trabalhar de casa, em um coworking ou viajando pelo mundo.

Já o home office é preciso que o usuário esteja trabalhando em casa, pode ser esporadicamente ou de forma contínua. Portanto, a principal diferença está no local em que o trabalho é feito. O home office tem que ser de casa, enquanto o trabalho remoto engloba tanto a casa quanto outras possibilidades, você escolhe de onde quer trabalhar. Todo home office é trabalho remoto, mas nem todo trabalho remoto é home office.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Fazer Live na Twitch pelo Celular (2020)

Exemplos de trabalho remoto

Atualmente, existe diversos tipos de trabalhos remoto, até grande empresas estão adotando esse novo conceito. Agora vamos mostrar alguns tipos de trabalho remoto para você conferir:

  • Desenvolvedor e programador
  • Designer
  • Empreendedor
  • Jornalista e escritor
  • Especialista em marketing
  • Atendimento ao cliente
  • Social media manager

Vantagens e desvantagens de trabalho remoto

Confira agora algumas vantagens do trabalho remoto:

  • Flexibilidade: Essa é a principal vantagem, o trabalho remoto permite que a pessoa tenha muita flexibilidade. Por exemplo: Se você tem uma consulta marcada com o dentista no meio da tarde, está tudo bem, pois os horários na maioria das vezes são flexíveis.
  • Possibilidade de trabalhar em qualquer lugar: Com o trabalho remoto, tem como trabalhar de qualquer lugar. E, essa possibilidade atrai mais pessoas que precisam estudar fora ou viver em outro lugar, sem que precise de abrir mão do trabalho.
  • Redução de custos: Sem um escritório fixo para se manter, a empresa consegue economizar com algumas das principais despesas, como contas de luz e água, aluguel, internet e outros. Mas, é preciso oferecer condições para que os funcionários possam trabalhar de casa, como computador, acesso à internet e uma linha de telefone geralmente são o básico que precisa ter.
  • Maior qualidade de vida: Além de poder viajar sem precisar largar o emprego, mas, sim, integrar ele à sua nova realidade, o trabalho remoto pode também proporcionar mais qualidade de vida ao colaborador. Um exemplo, é que para chegar ao trabalho se você morar longe dele, já tem um desgaste, o que não acontece com o trabalho remoto, pois o colaborador pode fazer sua própria rotina.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Reiniciar iPhone 8 Travado (6 Plus)

A principal desvantagem de um trabalho remoto é que é preciso ter muita disciplina e foco, pois como você está em outro lugar pode ser que várias coisas te dispersam e acabam tirando seu foco, principalmente se estiver trabalhando em casa.

O ponto chave para um trabalho remoto dar certo é ter muita disciplina, pois sem ela não sai nenhum trabalho. Então, é interessante ter uma rotina de horários para não acabar procrastinando.

VEJA TAMBÉM: Compare Google Drive ou Dropbox

Vale a pena fazer isso na empresa?

Sim, vale a pena trabalhar com o trabalho remoto na empresa, principalmente se a empresa for grande. Ainda mais no momento que estamos vivendo, do novo corona vírus, várias empresas já adotaram esse tipo de trabalho, em busca de ajudar a parar a propagação do vírus.

Portanto, se tem uma empresa e está com dúvida se o trabalho remoto irá mesmo funcionar, é só planejar muito bem antes e depois fazer o teste, caso o trabalho não progrida é só voltar ao convencional.

Mas, fique sabendo que daqui alguns anos a maioria das empresas vão ter adotado esse tipo de serviço. Até mesmo porque atualmente a tecnologia está muito avançada e já tem diversas pessoas que adotaram o trabalho remoto e estão gostando muito.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui