Coco ou Cocô: Como Se Escreve? (2021)

0

Coco ou Cocô? Quer saber como escreve essa palavra? Se sim, então é só acompanhar este artigo que nele vamos mostrar como se escreve e se usa corretamente essa palavra.

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é qual é a forma certa de se escrever, se é coco ou cocô. Por isso, preparamos este post para que assim você saiba a maneira correta de escrever essa palavra.

Como se escreve? Coco ou cocô?

Para indicar uma fruta, o jeito certo de escrever essa palavra é coco, sem acento circunflexo. A palavra cocô é usada como sinônimo de fezes, já a palavra coco é usada para indicar a fruta coco. Portanto, é importante ficar atento em relação a isso.

Além disso, o substantivo masculino coco indica, principalmente o fruto do coqueiro. Mas, além desse significado essa palavra também se refere à cabeça e ao crânio ou ao papão, um monstro imaginário infantil. Pode significar também um recipiente, muito dinheiro ou um tipo de dança de roda.

Significado de coco

Coco é o fruto do coqueiro. Essa palavra é escrita de forma certa sem acento, isso porque ela é classificada como uma paroxítona, isso quer dizer que a sílaba tônica é a penúltima. Em relação a regra para acentuar paroxítonas é: somente palavras terminadas em r, n, x, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão,ãos e ditongos orais. Sendo assim, a palavra coco não precisa ser acentuada.

Coco é sinônimo de coqueiro, cabeça, coco-da-baía, crânio, cocuruto, cuca, papão, bicho-papão, coca, dinheirama, dinheirame, dinheirada, cabaça, vasilha, recipiente, etc. Exemplo de frase usando a palavra Coco: Isabel estava na praia tomando água de coco.

Significado de cocô

Também existe a palavra cocô, que é oxítona, com acento circunflexo na última sílaba. Essa palavra é usada na linguagem informal, e significa fezes e excrementos ou alguma coisa que não seja de boa qualidade. Exemplo do uso dessa palavra: João precisou trocar a fralda do bebê, pois estava suja de cocô.

Diferença entre coco e cocô

Quando se trata de uma fruta, o jeito certo de escrever essa palavra é coco, sem acento circunflexo. A palavra cocô com acento é usada como sinônimo de fezes. Portanto, a diferença da palavra coco e cocô é que a primeira é usada para definir uma fruta, e a segunda é usada como sinônimo de fezes.

Portanto, a palavra correta para indicar a fruta do coqueiro é coco sem o acento circunflexo. Exemplos: Isadora foi à praia e tomou uma água de coco muito gostosa ou Rafael gosta muito de bolo de coco. Lembrando que a palavra côco não exisite.

A palavra cocô não tem no dicionário, essa palavra é utilizada na linguagem informal e tem o significado de fezes ou excrementos. Exemplo: Gabriel trocou as fraldas do seu filho que é bebê, pois ele tinha feito cocô.

VEJA TAMBÉM: Sobrenomes ingleses raros

Coco ou Cocô

Exemplos do uso correto de coco e cocô

Agora que você já sabe a diferença de coco e cocô, confira alguns exemplos para reforçar o uso correto dessas dua palavras:

Exemplos de frases com coco:

  • O coco é a minha fruta favorita.
  • Aquele coqueiro está lotado de cocos.
  • Gosto muito de beber uma água de coco bem gelada.
  • Coco é um monstro imaginário que assusta as crianças.
  • Bati com meu coco no parapeito da janela.
  • Gabriel comprou um coco para ele tomar na praia.

Exemplos de frases com cocô:

  • Aquele filme é um cocô.
  • Que vontade de fazer cocô.
  • O bebê não fez cocô hoje ainda.
  • Troquei a fralda do bebê, pois ele tinha feito cocô.
  • Preciso ir ao banheiro para fazer cocô.

Como se escreve cocozinho?

Depende do que você quer se referir, se for no sentido do diminutivo da fruta é cocozinho, agora se quer falar no sentido de fezes pode escrever cocôzinho. Mas, lembrando que cocô é uma palavra informal, que não está no dicionário.

Como se escreve a fruta coco?

A fruta se escreve “coco”, sem acento gráfico, corresponde ao fruto e é uma paroxítona terminada em O. Essa palavra é pronunciada do mesmo jeito que aluno e mato, com a penúltima sílaba tônica. Portanto, o fruto de qualquer tipo de coqueiro é chamado de coco. Essa fruta tem formato arredondado, por fora é muito duro e por dentro possui uma polpa suculenta e um líquido.

Portanto, a fruta se escreve coco e não cocô. Pois, como já vimos neste artigo acima, cocô é o mesmo que fezes, enquanto coco se refere a fruta do coqueiro, aquela que se toma em praia e lugares parecidos.

Dicas de português no YouTube

O Youtube é uma plataforma de vídeos conhecida no mundo todo, essa ferramenta ajuda diversas pessoas nos mais variados assuntos, pois nessa plataforma tem vídeos de diversos assuntos, como português, matemática, geografia, assuntos sobre carros, motos e muito mais.

Se quer dicas de português então saiba que no Youtube tem muitos canais que ensinam português e que dão diversas dicas. Um desses canais é o Stoodi, Descomplica, Professor Noslen, Português com Letícia, entre outros.

No Youtube tem como conferir vários conteúdos de qualidade sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre a língua portuguesa, com ótimas dicas de professores qualificados para isso. O Stoodi e o Descomplica são duas plataformas que ajudam o vestibulando a passar na prova do Enem.

E, essas duas ferramentas disponibilizam alguns vídeos gratuitos em seus respectivos canais, que inclusive tem conteúdos de excelente qualidade, de português, redação, história, geografia e demais assuntos.

Artigo anteriorTop 50 Sobrenomes Ingleses Raros (Chiques, Europeus)
Próximo artigoHá Séculos ou A Séculos: Como Se Escreve Corretamente
blank
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui