Como Jogar Peteca (Regras e Passo a Passo)

Quer saber como jogar peteca? Então, saiba que logo abaixo vamos mostrar todo o passo a passo e as regras desse jogo. Além disso, também vamos mostrar a origem do jogo de peteca, como jogar com rede, a importância na educação infantil e muito mais conteúdos.

O jogo de peteca surgiu no Brasil e foi criado pelos indígenas e, atualmente está presente no mundo todo. O jogo de peteca é reconhecido como jogo oficial no Brasil e esse nome significa bater com as mãos.

Como jogar peteca

Jogar peteca é muito simples, para jogar é preciso de dois ou mais jogadores. O local pode ser em uma praça, um pátio, quintal, quadra, praia, o importante é ser em um lugar espaçoso. No início do jogo, os jogadores ficam em um círculo ou então de frente um para o outro, no caso de ser só dois jogadores.

Um jogador escolhido ou sorteado começa o jogo tacando a peteca para o alto, fazendo uma manobra parecida com o saque usado no vôlei. Ele deve segurar a peteca com uma das mãos e com a outra deve dar um tapa, de baixo para cima. O intuito é que todos os jogadores mantenham a peteca no ar, dando tapas nela, para que ela não caia no chão.

O jogador que deixar a peteca cair ou apanhar ela, é eliminado do jogo. Ou então, ao invés de sair do jogo ele perde um ponto, isso deve ser decidido pelos jogadores antes do jogo começar. Também tem outra versão desse jogo onde um dos jogadores fica no meio do círculo e rebate a peteca aos demais jogadores.

Jogo de Peteca

Regras da peteca

Confira a seguir as principais regras da peteca:

  • O tempo de duração de um jogo de peteca varia muito, cada set dura no máximo 20 minutos. Porém, se uma equipe conseguir atingir 12 pontos antes desse tempo, acontece o fim do set;
  • Normalmente, as partidas de peteca são disputadas em três sets. E, a equipe que ganhar mais sets é a vencedora do jogo;
  • A maneira que o jogo de peteca é iniciado é parecido com a do vôlei. Pois, um jogador deve ficar atrás da linha de fundo e sacar a peteca, fazendo com que ela passe a rede e chegue na parte do campo da equipe oposta;
  • Quando a peteca chegar no campo da equipe, ela tem que fazer um único saque para devolver ela para o campo do oponente. Se não conseguir fazer somente um toque para devolver a peteca, é considerado ponto da equipe adversária;
  • Se ao mandar a peteca ela atravessar as linhas laterais ou a linha de fundo no campo adversário, é considerado ponto para eles.

Passo a passo como jogar peteca

Jogar peteca é muito simples e, logo abaixo vamos mostrar o passo a passo de como jogar esse jogo:

  • Para começar é importante que você saiba que o jogo é dividido em três sets, que tem duração máxima de vinte minutos, ou pode acabar antes se uma das equipes conseguir 12 pontos;
  • O jogo de peteca é muito parecido com o vôlei. Começa com um jogador se posicionando atrás da linha do fundo e atirando a peteca com um saque, no intuito dela passar por cima da rede e atingir a área adversária;
  • Ao chegar do outro lado do campo, ela precisa ser rebatida pelos jogadores com um só toque. Caso a peteca caia no chão ou atravesse as linhas que demarcam a quadra, a equipe oposta ganha um ponto e ainda tem o direito de lançar;
  • Ganha o jogo o time que vencer dois sets.

Como jogar peteca profissional?

Os jogos de peteca profissional tem algumas regras, a quadra por exemplo precisa ter dimensões de 15,0 m x 7,5 m para duplas e 15,0 m x 5,0 m para jogo individual. A quadra precisa ser dividida em duas metades, onde cada equipe fica de um lado. A altura da rede varia, pois depende do sexo e idade dos jogadores.

O jogo de peteca começa com um jogador jogando ela através de um saque, onde a peteca precisa passar por cima da rede. Ela deve ser jogada para o outro lado do campo, no caso na área do time adversário, com um só toque, sem que tenha tocado o chão. Além disso, é importante que você saiba que, após o saque, o ponto deve ser finalizado em 24 segundos, senão a vantagem é revertida.

Jogo de peteca com rede

O jogo de peteca profissional é jogado com rede. Mas, caso queira jogar esse jogo com seus amigos ou familiares, saiba que é possível jogar sem ter rede. A forma de jogar peteca sem rede é a mesma, a única coisa que se altera é a falta desse item e que nesse caso é melhor jogar em círculo.

Como Jogar Peteca

Jogo de peteca na educação infantil

O jogo de peteca na educação infantil é muito interessante, pois esse jogo é um dos principais meios de expressão das crianças, pois nele elas desenvolvem a imaginação, aprendizado, conseguem observar e muito mais. Além de ser um jogo que ajuda no desenvolvimento das crianças, a peteca também é uma brincadeira muito divertida.

Jogar peteca ajuda as crianças a se exercitar fisicamente e a desenvolver habilidades motoras. Normalmente, essa brincadeira é ensinada logo nos primeiros anos de escola e, o ideal é que além das crianças jogarem a peteca, elas criem a peteca para a brincadeira, já que é muito fácil de fazer esse item.

VEJA TAMBÉM: Onde assistir Flamengo

Origem do jogo de peteca

Antes mesmo do descobrimento do Brasil a peteca já era praticada pelos índios brasileiros. Mas, não se sabe certamente como ela surgiu, o que se sabe é que ela foi inventada no Brasil pelos índios e que na época era usada por eles como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno e também como objeto de recreação.

O nome peteca foi criado pelos índios e é de origem Tupi, ele significa Bater com a mão ou então bater e se divertir, o que, realmente tem muita ligação com o jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.