Logo abaixo vamos mostrar como jogar truco, todas as regras, como ganhar dos adversários, sinais de truco, truco mineiro e muito mais. Se quer aprender tudo sobre esse jogo é só continuar acompanhando este artigo.
Truco é um jogo de cartas popular praticado em vários locais da América do Sul e em algumas regiões da Itália e Espanha. Ele é jogado com o baralho espanhol, por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos.
Passo a passo como jogar truco em 2021
Conteúdo dessa matéria:
Truco é jogado com quatro jogadores, divididos em duas duplas, e uma joga contra a outra. As duplas devem sentar em posições alternadas. O baralho deve ser embaralhado sendo distribuído três cartas para cada participantes, sendo que o curinga e as cartas 8, 9 e 10 não são utilizadas. O objetivo é fazer 12 pontos. Confira agora as definições:
- Manilhas: São fixas. Da mais forte para a mais fraca: 4 de Paus/ 7 de Copas/ Ás de Espadas/ 7 de Ouros;
- Rodada: Uma sequência de quatro jogadas, onde cada jogador joga uma carta;
- Mão: Composta de duas a três rodadas e vale inicialmente 2 pontos;
- Truco: Proposta para subir o valor de pontos da mão para 4;
- Seis: Proposta para subir o valor de pontos da mão para 4;
- Dez: Proposta para subir o valor de pontos da mão para 10;
- Doze: Proposta para subir o valor de pontos da mão para 12;
- Mão de 10: Quando uma das duplas está com 10 pontos;
- Mão de ferro: Quando as duas duplas estão com 10 pontos;
- Carta coberta: Carta jogada virada com a face voltada para baixo, que não vale nada;
- Ordem das cartas da menor para maior: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3
Depois da distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 pontos. As mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos. Na mão de ferro, o jogo é jogado da mesma maneira, só que os jogadores não podem ver as suas cartas.
A mão pode ter três rodadas. O jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada, e a dupla que conseguir vencer duas rodadas leva a mão. Caso houver empate em uma das rodadas, a dupla que tiver ganho qualquer rodada anterior ou ganhar qualquer rodada posterior leva a mão. Se todas as rodadas empatarem, nesse caso nenhuma das duplas ganha ponto e uma nova mão se inicia.
Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Caso eles aceitem, a mão passa a valer 4 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos. Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que pediu o truco deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 10, e assim por diante.
Um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 4, 6, 10 e 12. Por exemplo, se ele não pedir 10 se o jogo está valendo 4 nem pedir 6 se o jogo vale 2. Uma dupla não pode pedir truco duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos. Por exemplo: a mão está valendo 6 e uma dupla pede 10. Se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu 10 ganha 6 pontos. Na mão de 10 não se pode pedir truco, se uma dupla pedir ela perde o jogo de forma automática.
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Cartas mais fortes do truco
Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. As Manilhas são cartas definidas no início de cada rodada, elas são as quatro cartas: de paus, copas, espadas e ouros, subsequentes à carta virada. Por exemplo, se for virado um quatro, as Manilhas serão as cartas cinco.
Paus, copas, espadas e ouros, está é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale, ela é chamada de Zap ou Gato, dependendo da região do país.
Como jogar truco de 3 pessoas
O certo é jogar truco com quatro pessoas, mas, também tem como jogar de 3 pessoas, nesse caso, ganha a mão quem vencer duas rodadas ou quem vencer uma e as outras duas der empate.
Sinais de truco
Jogar truco pode parecer bem fácil para quem vê, mas só quem joga com as cartas na mão sabe que é bem mais complexo do que parece, pois é preciso entender todas as regras, variações e todos os sinais. E, logo abaixo vamos mostrar todos os sinais básicos que todo jogador de truco precisa saber.
- Se pegou o Zap (Paus), então o sinal é uma piscada de olho simples;
- Se está com a Cophilha (Copas) na mão, então suba as sobrancelhas;
- Se estiver com a Espadilha (Espadas), é só fazer um montinho na bochecha usando a língua;
- Se tem o três, então levante um ombro;
- Quando tiver um Pica Fumo (Ouros) mostre a ponta da língua;
- Para sinalizar um par de três, é preciso levantar os dois ombros;
- Encher as bochechas de ar quer dizer que se está cheio de manilha;
- Quando tocar no peito com a mão, vai estar dizendo deixa aqui que eu faço;
- Se precisar pedir que sua dupla peça o truco, então passe a mão no pescoço como se estivesse cortando ele;
Agora veja alguns sinais do truco menos usados por serem de cartas baixas:
- Por a mão no queixo significa Reis (K);
- Colocara mão na orelha significa Dama (Q);
- Quando fazer dois dedos é porque tem o Dois;
- A carta Ás na mão ou recolhida do montinho é sinalizada com o dedo mindinho;
- Traçar um J da base da orelha ao queixo quer dizer Valete (J).
Esse são os sinais faciais mais usados e mais comuns do jogo de truco que podem ser passados entre os jogadores durante o jogo.
Como jogar truco bem e ganhar dos adversários
Para jogar bem e ganhar o jogo é importante escolher bem o seu parceiro, saber a hora de trucar, manipular o seu adversário, não aceitar um truco sem ter cartas fortes e o mais importante é tentar sempre ganhar a primeira mão.

Tenho 34 anos, sou formada em jornalismo, sou do signo de aquário, gosto de assistir TV e jogar video game.