Como Salvar Cactos Morrendo (O que Fazer)

Quer saber como salvar cactos morrendo? Então, saiba que logo abaixo vamos mostrar como fazer isso. Além disso, também vamos mostrar como recuperar cactos com fungos, como enraizar cactos e muito mais.

Quando um cacto está ressecado, descolorado e com seus segmentos murchos é sinal de que ele está morrendo, ou seja, a saúde dele está comprometida. Por isso, é preciso cuidar dele imediatamente, para que assim ele consiga sobreviver e voltar ao seu estado normal.

Como salvar cactos morrendo

Quando notar que seus cactos estão morrendo, saiba que existem várias ações que você pode fazer para salvar eles. Portanto, confira agora o que fazer para salvar cactos que estão morrendo:

  • Regue o cacto fornecendo à ele a quantidade necessária de água, mas saiba que a planta não pode ficar encharcada. Para verificar se o cacto precisa ser regado, confira se a terra do vaso está totalmente seca, para isso, afunde o dedo ou um palito de madeira por em média dois centímetros dentro do solo. É preciso ficar atento em relação as regas, pois essa planta deve ser regada de forma variada, já que a quantidade de água necessária vai depender das estações do ano.
  • É importante conferir a temperatura do ambiente, pois normalmente o frio não costuma ser bom para os cactos. Por isso, é recomendado deixar essas plantas em locais ventilados, mas sem correntes de ar frio, principalmente durante o período do inverno.
  • Além disso, caso o cacto tenha apodrecido é importante trocar a terra por uma nova, pois assim a nova terra não vai ter pragas e vai estar sem nenhum problema. Essa terra precisa ser misturada ao solo do jardim, turfa que é um material a base de carbono e areia grossa, para que assim o cacto tenha uma boa drenagem, impedindo que fique encharcada.
  • Também é essencial usar fertilizantes durante o tempo de maior atividade da planta, que normalmente acontece na primavera e no verão. Os fertilizantes que são recomendados usar são aqueles que tem pouca quantidade de nitrogênio na composição, por conta das necessidades que os cactos tem.
  • Outra dica é trocar o cacto de recipiente ou vaso quando ele estiver apodrecendo ou quando o solo estiver muito seco, com dificuldade de se manter úmido mesmo sendo regado. E, se for mesmo trocar de vaso é importante cortar as raízes mortas da planta. Fique sabendo que os vasos e recipientes de barro garantem uma boa ventilação e hidratação dos cactos, por isso esse material é o mais recomendado.

Cacto desidratado

Um dos maiores problemas para um cacto ficar desidratado é o excesso ou a falta de luz solar. Por isso, se o problema for excesso de luz solar o cacto vai apresentar partes mais amareladas, agora se for falta de iluminação as folhas dessa planta estarão menos espessas e mais pontiagudas. Nesses casos, é importante realocar a planta para que assim ela receba sol e sombra na medida certa.

Se estiver com um cacto desidratado, recomendamos que siga as orientações que mencionamos acima. E, foque principalmente na rega desse cacto, pois como ele está desidratado, o que ele mais está precisando é de água para voltar a se hidratar novamente. Por isso, cuide bem do seu cacto seguindo as instruções citadas, que em pouco tempo ele se recupera e volta ao normal.

VEJA TAMBÉM: Sonhar com cobra na água

Como Salvar Cactos Morrendo

Meu cacto está amarelando, o que fazer?

Se o seu cacto está amarelado provavelmente é porque ele está sendo exposto diretamente ao sol e esses são sinais de que a planta está recebendo luz excessiva. Por isso, coloque o cacto em um local mais sombreado, onde a luz natural é mais leve e que o cacto não fique muito exposto diretamente ao sol.

Provavelmente, só de trocar o cacto de local ele já vai melhorar o seu aspecto e vai ficar mais saudável. Porém, se isso não acontecer, se o cacto não melhorar essas partes amareladas, então é importante podar elas e deixar somente as partes saudáveis e verdes.

Como recuperar cactos com fungos

Para recuperar cactos com fungos o ideal é usar uma solução de 1 para 10 de água com água sanitária, para isso, borrife a solução sobre o cacto que foi atingido. Além disso, saiba que é possível usar uma solução de fumo ou solução com alho e sabão. E, quando for borrifar a solução na planta, faça isso longe do sol.

Saiba que na maioria das vezes quando cactos apresentam fungos é devido a rega excessiva. Por isso, caso o problema for esse é preciso trocar a terra que está excessivamente úmida por uma nova e também é importante cortar as partes do cacto que foram afetadas com a ajuda de uma tesoura.

Como enraizar cactos

Para começar é preciso separar as folhas dos cactos que deseja enraizar, depois pegue um vaso e adicione o substrato adequado. Feito isso, é só colocar as folhas por cima do substrato, nessa fase molhe o substrato só próximo da base da folha onde saem as raízes. O intuito é que fique úmido onde vão sair as raízes e não fique tão úmido por baixo das folhas, pois o excesso de umidade pode acabar atrapalhando.

Cerca de um mês após o enraizamento, as mudas devem ser regadas com menos frequência e devem ser expostas ao sol por pelo menos cinco horas. Mas, as regas vão depender muito do tempo também, pois se o tempo estiver ensolarado as regas devem ser mais frequentes, agora se o tempo estiver mais fechado pode diminuir as regas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *