Como Transferir Empresa para Outra Pessoa? (2022)

Quer saber como transferir empresa para outra pessoa? Então, fique sabendo que vamos explicar tudo neste artigo, quanto custa, como é o processo e muito mais.

Abrir uma empresa hoje em dia vem se tornando algo cada vez mais comum por conta da crise econômica. Mas, manter uma empresa é bem difícil e por alguns motivos o dono pode optar pela transferência da empresa para outra pessoa e isso envolve muita burocracia.

Como transferir empresa para outra pessoa?

Transferir uma empresa acontece quando o proprietário de uma empresa que fez a mesma funcionar durante um tempo decide vende-la por algum motivo. Vender uma empresa não inclui só o local físico, mas também todo o investimento que foi feito nela, as instalações, mercadoria, etc.

Para transferir uma empresa para outra pessoa é preciso fazer a transferência do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para isso, é necessário assinar e protocolar na Junta Comercial local uma carta de cessão de direitos sobre a empresa. O processo é bem burocrático, mas com a ajuda de um bom contador tudo fica mais simples.

Quanto custa transferir empresa para outra pessoa?

O valor que é cobrado para transferir uma empresa para o nome de outra pessoa varia muito, as taxas não são oficiais e depende de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, a taxa para alteração de firma individual é de cerca de R$67,00 e para sociedades ou Eireli o valor é em média R$151,86.

transferir empresa

Tem como transferir uma empresa com dívidas para outra pessoa?

Sim, tem como transferir uma empresa com dívidas para outra pessoa. Quando uma pessoa se torna sócio de uma empresa, ela adquire os direitos e deveres do negócio, assumindo portanto eventuais dívidas que possam ser de responsabilidade da empresa, bem como os lucros.

Antes de adquirir uma empresa é essencial estar por dentro de tudo sobre ela, o lucro, se possui dívidas e tudo mais. Ser dono de uma empresa requer muita dedicação, e para fazer ela dar certo é importante saber de tudo sobre ela.

Quero passar meu CNPJ para outra pessoa, consigo?

Sim, é possível passar o seu CNPJ para outra pessoa. Mas, antes disso é importante verificar qual tipo de empresa é a sua, pois existem algumas categorias que não é possível fazer a transferência de CNPJ, ou seja, não tem como fazer a transferência de titularidade da empresa.

O CNPJ é a sigla de Cadastro de Pessoa Jurídica, que nada mais é que um número que identifica uma pessoa jurídica junto à Receita Federal do Brasil. Esse número é como se fosse o CPF (Cadastro de Pessoa Física), só que de empresa.

MEI pode transferir o titular da empresa?

Não, quando é MEI não é possível transferir o titular da empresa. O CNPJ do MEI é um registro pessoal e intransferível, não existe nenhuma possibilidade para fazer a transferência para outra titularidade quando a pessoa é cadastrada como MEI.

Portanto, se você tem uma empresa como MEI (Microempreendedor Individual) não tem como transferir a titularidade da empresa para outra pessoa. O CCMEI que é o Certificado de Microempreendedor Individual é um registro pessoal e intransferível.

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre como funciona o processo para transferir uma empresa para outra pessoa, então busque sempre ficar atento aos detalhes quando for realizar esse tipo de operação. Além disso, contrate um contador especializado para te ajudar em todo o processo de transferência da empresa.

Hoje em dia, na maioria das vezes, ter uma empresa apesar de ser muito difícil é mais lucrativo do que ser empregado. Mas, não pense que é fácil, ter uma empresa não é para todos, pois é preciso estar disposto a fazer acontecer, para a empresa ter um bom resultado e tudo mais.

Por isso, se está pensando em comprar ou vender a sua empresa pense muito bem antes. Atualmente, estamos vivendo um período de crise econômica muito complicado e vários pontos devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão tão importante. De qualquer forma, é necessário que você siga tudo de forma correta na hora de transferir a sua empresa ou comprar, para não ter nenhum problema depois. O processo é bem complicado, mas no final tudo dá certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.