Perfil Comercial no Instagram: 5 Vantagens e Desvantagens

Confira logo abaixo 5 vantagens e desvantagens de ter um perfil comercial no Instagram. Além disso, saiba mais sobre perfil de criador de conteúdo, entenda melhor sobre perfil privado ou público nessa rede social, veja sobre blog pessoal e muito mais.

O Instagram é a maior rede social que existe hoje no Brasil. A cada dia que passa essa plataforma lança mais ferramentas, que auxiliam muito os usuários, uma delas que foi criada é o uso do perfil comercial que tem muitas vantagens e pode também ter desvantagens.

Vantagens e desvantagens de perfil comercial no Instagram

Saiba que um perfil comercial no Instagram é um tipo de conta que fica mais fácil dos usuários identificarem o perfil como o de um negócio, ao invés de ser uma conta pessoal. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o perfil comercial do Instagram não é limitado a empresas, esse perfil pode ser uma boa opção para digitais influencers, blogueiros, profissionais liberais, entre outros.

O perfil comercial é indicado para as pessoas que se interessam em trabalhar sua imagem nessa rede social. Esse recurso permite que os usuários utilizem instrumentos para mensurar e entender melhor o comportamento dos seus seguidores, facilitando assim o direcionamento de estratégias para o engajamento de seu perfil no Instagram.

Vantagens de conta comercial no Instagram

Para quem tem uma empresa, presta serviços, é digital influencer, entre outros, existem mais vantagens de se ter uma conta comercial no Instagram do que desvantagens. Confira algumas das vantagens:

  1. Informações: Tem como saber o resultado que suas ações no Instagram estão gerando baseado em cada storie ou postagem por meio das métricas e estatísticas que tem disponível nessa opção de perfil;
  2. Botão de ação: Com o botão de ação os seguidores conseguem ter acesso direto a você através de contato via e-mail, telefone ou endereço;
  3. Post patrocinado: Apenas com perfil comercial tem como patrocinar as publicações no Instagram, perfil pessoal normal não tem acesso a essa alternativa;
  4. Dados sobre seguidores: Com o perfil comercial tem como ter acesso a dados relacionados aos seus seguidores como faixa etária, gênero, localização, horários de picos para postagens, entre outros;
  5. Adição de link clicável: Só quem possui conta comercial no Instagram consegue incluir links clicáveis nos stories, esse recurso acaba direcionando mais facilmente os usuários a sites.
Perfil Comercial no Instagram

Desvantagens de perfil comercial no Instagram

Apesar de tudo, existem algumas desvantagens de ter um perfil comercial no Instagram, confira algumas:

  • Vínculo a página do Facebook: Para criar uma conta comercial no Instagram é necessário vincular à uma conta do Facebook. Isso quer dizer que, a conta do Instagram fica associada a uma conta de outra rede social, que no caso é o Facebook, mesmo que você não movimente ela;
  • Postagens com menor alcance: Ao migrar para uma conta comercial no Instagram acontece que, o alcance de suas publicações acabam sendo menor do que em uma conta pessoal normal. Porém, essa diminuição não é algo muito grande, se a publicação ganhar comentários e curtidas, a métrica do Instagram permite que ela seja entregue a mais pessoas, ou seja, ela alcança mais usuários;

Como podemos ver, ter uma conta comercial no Instagram apresenta mais vantagens do que desvantagens. As vantagens que citamos são apenas algumas, pois existem outras, agora as desvantagens para quem quer se promover nessa rede social são poucas, pois a conta comercial é uma ótima alternativa.

VEJA TAMBÉM: O que é engajamento no Instagram

De qualquer maneira, é importante ressaltar que ao decidir mudar de uma conta pessoal para uma conta comercial, tem como desfazer essa ação e voltar a ter um perfil normal. Por isso, caso tenha mudado para uma conta comercial e não viu tantas vantagens, então é só acessar as configurações de seu perfil no Instagram e desfazer a opção por uma conta comercial.

Lembrando que, ao tomar essa atitude de voltar o seu perfil para pessoal, privado, em uma conta comercial, o seu perfil vai estar aberto para que os usuários possam te seguir sem precisar de uma aprovação prévia, e também para que possam acompanhar o seu perfil, conferir as postagens e até curtir elas sem precisar necessariamente serem seus seguidores.

Por isso, se você é dono de um negócio, presta algum serviço, é digital influencer ou algo relacionado, então saiba que mudar para uma conta comercial pode ser uma boa alternativa. E, caso você mude e não goste desse recurso, saiba que tem como voltar a usar uma conta normal.

Nos últimos tempos a conta comercial vem sendo muito usada pelos usuários do Instagram. Diversas empresas, prestadores de serviços e blogueiros estão se beneficiando dos vários recursos que essa alternativa proporciona. Até mesmo algumas pessoas anônimas estão utilizando a conta comercial para conferir alguns dados que na conta pessoal não é possível ver.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a conta comercial, aproveite para mudar a sua e começar a desfrutar das vantagens oferecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *