Que Roupas as Freiras usam? Qual o nome?

0

Confira agora que roupas as freiras usam, saiba qual é o nome, veja como chama o que a freira usa na cabeça, confira mais sobre hábitos religiosos femininos e veja muito mais conteúdo sobre esse assunto.

Freira é a designação dada na igreja católica a uma mulher que renunciou a vida comum em sociedade e escolheu se recolher em um convento ou mosteiro, passando a ter uma vida seja em regime de pessoa ou não dedicada inteiramente aos serviços religiosos e da igreja que frequenta.

Qual o nome das roupas que as freiras usam?

O nome das roupas que as freiras usam é chamada de hábito. As freiras se dividem em várias ordens, e algumas delas vestem uma variação dessa roupa. Os hábitos mais tradicionais consistem das mesmas peças básicas, ainda que em cores variadas.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Pedro Scooby - Salário 2020

Significado das cores das roupas das freiras

Geralmente a primeira camada consiste em uma túnica lisa. Algumas freiras vestem, sobre a túnica, uma touca rígida que cobre a cabeça e o pescoço, emoldurando o rosto. O escapulário é uma peça parecida com o avental, e é usado sobre os ombros. Elas vestem também um véu não transparente na cabeça.

As diferentes ordens de freiras podem ser identificadas por seus hábitos. As Dominicanas vestem o hábito tradicional nas cores preto e branco. Já as Missionárias de Caridade usam um hábito listrado de azul e branco que lembra um sari indiano.

Portanto, a roupa geralmente é em um tom de marrom ou preta com branco, o preto representa a morte para o mundo e o branco a pureza.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Pedir uma Segunda Chance no Emprego (Aprenda)

VEJA TAMBÉM: Como tirar cheiro de Cachorro do sofá

Que Roupas as Freiras usam

Como chama o que a freira usa na cabeça

O pedaço de pano usado na cabeça de uma freira é popularmente chamado de véu. Ele pode ser encontrado em diversas formas, cores e tamanhos e pode indicar coisas diferentes. O uso do véu é um mandamento da Bíblia, que está escrito que: Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua cabeça.

No terceiro século, as freiras usavam véus da mesma maneira que as mulheres casadas, isso porque elas acreditavam ser noivas de Cristo. No quinto século, várias freiras passaram a vestir preto para indicar penitência. E, foi só na idade média que a touca foi acrescentada ao vestuário, pois essa peça era muito comum na época.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Oração de Batizado para crianças - O que falar no Batizado?

Hábitos religiosos femininos

Algumas freiras abandonaram o hábito tradicional depois do Concílio Vaticano II, nos anos sessenta. Isso foi realizado para demonstrar que elas não estavam totalmente de acordo com os ensinamentos da igreja católica. Muitas das ordens estão desaparecendo por conta do seu número cada vez menor. Cada peça do hábito tem uma curta oração que a acompanha. Pela manhã, a freira recita as palavras associadas com a peça que está vestindo.

As freiras são mulheres consagradas a religião, assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos. As freiras normalmente desenvolvem obras de caridade e educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado, além de participação ativa em várias áreas da sociedade.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui