Alamanda Amarela: Como Cuidar, Significado

Saiba tudo sobre a Alamanda Amarela através deste artigo, veja o significado dessa planta, saiba como cuidar, confira se ela é venenosa, se serve como cerca viva e muito mais. Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre a Alamanda Amarela.

Alamanda Amarela é uma planta ornamental, trepadeira, que surgiu no Brasil, mas que é cultivada no mundo todo. Essa planta é muito usada no paisagismo por conta de sua beleza sem igual e é muito encontrada principalmente nas regiões norte e nordeste do país.

Como cuidar da Alamanda Amarela

Assim como qualquer planta, a Alamanda Amarela também precisa de alguns cuidados especiais. Confira quais são esses cuidados:

  • O solo recomendado para o cultivo da Alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico, composto de folhas decompostas e adubo animal, rico em fósforo para auxiliar na floração. Para isso, é importante abrir uma cova e colocar dentro dela húmus de minhoca, adubo granulado NPK 10-10-10, pois assim essa planta vai nascer de maneira rápida e forte.
  • A Alamanda precisa ficar exposta à luz do sol direta. E, é preciso que essa planta seja evitada de ser plantada perto de muros e cercas frágeis, já que os ramos dela são muito vistosos e podem acabar sendo pesados para construções mais fracas.
  • Como a Alamanda é uma planta que cresce principalmente em climas quentes, então o ideal é que ela seja regada de forma frequente. Por isso, regue essa planta regularmente, porém não deixe o solo encharcado. E, quando o clima estiver mais fechado, ou seja, mais frio, você pode regar essa planta somente quando não tiver chuvas.

Esses são os principais cuidados que se deve ter com a Alamanda Amarela. Saiba que essa planta floresce o ano inteiro, mas se desenvolve melhor em época de verão e primavera, devido a luz do sol e o calor. Por isso, é muito importante que essa planta receba luz direta para ter um bom desenvolvimento.

Alamanda Amarela

Alamanda Amarela em vasos

Mesmo a Alamanda Amarela sendo uma planta longa, ela pode sim ser cultivada em vasos. O ideal é que os vasos sejam longos e, de preferência, faça o uso de vasos vietnamitas. A Alamanda Amarela pode ser cultivada em vasos quando o espaço é menor ou quando ela vai ser colocada no interior de ambientes.

Mas, essa planta é muito usada principalmente em jardins, como trepadeira, e no coroamento de muros, como cerca viva. Mas, se deseja cultivar a Alamanda em vasos saiba que é possível.

VEJA TAMBÉM: Como plantar Tumbérgia Azul

Alamanda Amarela é venenosa?

Sim, a Alamanda Amarela é uma planta venenosa e tóxica, por isso é importante tomar muito cuidado em relação a ela. Essa planta pode causar dermatite na pele e se for ingerida, pode causar forte diarreia e vômitos, além de inchaço nos lábios e até febre.

Mas, por outro lado essa planta pode ser eficiente, pois como ela tem princípios venenosos e tóxicos pesquisadores descobriram que ela é muito eficiente no combate às pragas de jardim, como pulgões e cochonilhas. Porém, de qualquer forma é preciso tomar muito cuidado, pois como essa planta é venenosa ela pode causar sérios problemas.

Para fazer um pesticida natural contra as pragas de jardim com o veneno da Alamanda para acabar com os pulgões e coachonilhas, primeiro é preciso recolher as folhas dessa planta e fazer um chá. Depois, é preciso esperar a água esfriar e com o auxílio de um borrifador, espalhar o líquido na vegetação atacada pelas pragas. Esse procedimento pode ser feito quantas vezes for preciso para a recuperação da planta.

Mas, ao fazer esse pesticida natural é importante tomar os cuidados devidos. É essencial utilizar luvas quando for cortar as folhas para preparar o chá, o borrifador usado não pode ser reutilizado para outras finalidades e é importante fazer a higienização completa dos braços e das mãos após terminar de mexer na Alamanda.

Além disso, o chá deve ser aplicado de preferência em dias sem sol ou no começo da noite, e ele não pode ser guardado para ser reutilizado depois, por conta das características voláteis encontradas no composto.

Alamanda Amarela como cerca viva

A Alamanda Amarela pode ser usada como cerca viva. Essa planta é muito vista em jardins, como trepadeira, e como cerca viva no coroamento de muros. Mas, ela também pode ser cultivada em vasos, caso o ambiente onde ela será colocada seja menor.

Para quem não sabe, cerca viva é um tipo de conjunto de arbustos plantados com o intuito de formar um muro. Elas podem ser usadas para delimitar espaços, dividir ambientes, proteger a residência e ainda leva mais beleza ao local.

Alamanda Amarela como cuidar

Alamanda Amarela no muro

A Alamanda Amarela é muito usada no coroamento de muros como cerca viva. Essa planta tem um crescimento vigoroso em climas mais quentes, podendo ser usada em topos de muros. Além de dar mais segurança ao ambiente, a Alamanda Amarela no muro deixa o local bem mais bonito.

Significado de Alamanda Amarela

As flores da Alamanda Amarela tem um significado muito especial, elas representam paz, recomeço, serenidade, tranquilidade e novas oportunidades. Essa planta floresce basicamente o ano todo e, além de ser ornamental, como podemos ver ela tem um significado muito interessante.

Apesar das flores da Alamanda Amarela serem produzidas quase todo o ano, elas se destacam principalmente na primavera até o outono e possui formato campanulado, com pétalas recortadas arredondadas que surgem nas folhas. As sementes dessa planta são numerosas, dentro de frutos do estilo cápsula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *