Confira como se escreve: calda ou cauda, veja o jeito certo de escrever essa palavra, entenda o significado, confira exemplos do uso correto dessas palavras, saiba mais sobre a língua portuguesa, entre outros.
Muitas palavras da língua portuguesa acabam gerando dúvidas sobre o jeito certo de escrever, algumas são confundidas por causa de alguma letra como é o caso do u com o l, algumas palavras são confundidas pelo acento, e outros.
Como se escreve: Cauda ou Calda
Conteúdo dessa matéria:
As duas palavras existem na língua portuguesa e as duas estão corretas. Mas, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O substantivo cauda se refere principalmente a um apêndice posterior, como por exemplo o rabo dos animais. Já o substantivo calda se refere a um líquido doce e grosso, muito usado na culinária em doces.
Cauda tem sua origem na palavra em latim cauda, devendo dessa maneira ser escrita com u. Essa palavra se refere ao rabo dos animais e a qualquer parte posterior ou a um prolongamento dessa parte posterior, como a cauda de um vestido, a cauda da procissão, a cauda do avião, e outros.
Como se pronuncia cauda
Cauda e calda possuem a mesma pronuncia, a única diferença mesmo é na escrita, já que as duas palavras tem significados diferentes. Portanto, a palavra cauda se pronuncia exatamente como é lida.
É chamado de palavras homófonas as palavras que são pronunciadas de maneira igual, mas que os seus significados e escritas são diferentes, como sinto e cinto, cauda e calda, cela e sela, e outras.
VEJA TAMBÉM: Como se escreve – laje ou lage
O que significa calda e cauda
A confusão na escrita das palavras calda e cauda acontece porque a consoante l não atua como consoante velarizada, assumindo o som u e atuando como uma semivogal nos grupos al, el, il, ol e ul. Dessa maneira, as palavras cauda e calda ficam com a mesma fonética, que quer dizer que elas são pronunciadas de maneira igual.
Cauda se refere ao rabo dos animais ou então a qualquer parte posterior ou a um prolongamento dessa parte posterior, como a cauda do vestido, a cauda do cometa, a cauda do avião, dentre outros.
Agora calda é o feminino de caldo, cuja origem reside na palavra em latim caldu, devendo ser escrita com l. Ela se refere a qualquer líquido espesso, viscoso e doce feito por meio da fervura do açúcar com outros ingredientes, como frutas e plantas.
Exemplos do uso correto das palavras
- O vestido da noiva tinha uma cauda enorme.
- Adoro ver as caudas dos cometas passando no céu.
- Comprei um lindo piano de causa para minha sala.
- Você quer mais calda de pudim?
- Fiz uma calda de chocolate para o bolo de cenoura.
- Depois do almoço vou comer pêssego em calda com queijo minas.
Sobre a língua portuguesa
A língua portuguesa está entre os dez idiomas mais falados do mundo e tem uma significativa lista de regras e acordos que são coordenados pela Academia Brasileira de Letras. É muito importante seguir as regras que são estabelecidas.

Tenho 34 anos, sou formada em jornalismo, sou do signo de aquário, gosto de assistir TV e jogar video game.