Skip to content

Como Assinar por Outra Pessoa (Exemplo)

Confira logo abaixo como assinar por outra pessoa. Além disso, saiba se é crime assinar por outra pessoa, veja quais são os problemas de falsificar assinatura, confira o significado jurídico de P.P. e muito mais.

Existem diversos motivos nas quais você precisa assinar em favor de outra pessoa. Funcionários assinam pelos seus chefes, filhos pelos pais que já estão velhos ou sem condições de saúde, não importa qual é o motivo, existem maneiras adequadas para assinar seu nome em favor de outra pessoa.

Como assinar por outra pessoa legalmente

Principalmente no mundo empresarial, é comum ter que assinar um documento em nome de um superior ou de outra pessoa. E, para fazer isso de forma legal e correta é preciso cumprir alguns requisitos e autorizações. Até porque falsificar assinatura é crime, por isso vamos mostrar tudo sobre como assinar por outra pessoa legalmente neste artigo.

1- Tenha uma procuração

Primeiramente, antes de assinar para alguém, o mais importante é que a pessoa te conceda a procuração, que é um documento legal que atesta a capacidade de assinar no nome dela. Para obter esse documento, é preciso que essa pessoa assine o documento correspondente, que precisa estar autorizado por um tabelião público, notário ou advogado.

Depois que você tiver a procuração em mãos, já pode assinar em nome da outra pessoa, mesmo que deva escrever sempre por procuração (p.p) antes da sua assinatura. Além disso, o ideal é que você escreva perto da sua assinatura também “em representação de:” seguido do nome da pessoa na qual você está validando o documento. Na maioria das vezes o modelo usado para redigir já tem essa premissa para assinar por outra pessoa.

E, dependendo do documento que você precisa assinar, vai ser preciso escrever “apoderado” do lado do seu nome. Mas, fique de olho, pois tem alguns documentos que já incluem esse requisito.

2- Exemplo de procuração para assinar por outra pessoa

Uma procuração nada mais é do que um documento que serve para uma pessoa dar poderes para outra praticar atos ou administrar interesses em seu nome. Por meio dela tem como resolver problemas em nome de outra pessoa. Se está querendo um modelo de procuração para assinar por outra pessoa, então confira agora:

Por este instrumento particular, eu (NOME DO REPRESENTADO, NACIONALIDADE, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL), portador da cédula de identidade R.G nº (NÚMERO DO RG) emitido pela (ÓRGÃO EXPEDIDOR) do Estado de (NOME DO ESTADO) e inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente na (RUA, NÚMERO, BAIRRO) na cidade de (NOME DA CIDADE), estado de (NOME DO ESTADO), com CEP nº (NÚMERO DO CEP), nomeio e constituo como meu procurador (NOME DO REPRESENTANTE, NACIONALIDADE, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL), portador da cédula de identidade R.G nº (NÚMERO DO RG) emitido pela (ÓRGÃO EXPEDIDOR) do Estado de (NOME DO ESTADO) e inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente na (RUA, NÚMERO, BAIRRO) na cidade de (NOME DA CIDADE), estado de (NOME DO ESTADO), com CEP nº (NÚMERO DO CEP) a quem confiro amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar, requerer, assinar papéis e documentos, concordar ou não com o que se faça necessário para fins de (MOTIVO DA PROCURAÇÃO) , no período compreendido entre (PERÍODO DE VALIDADE DA PROCURAÇÃO).

Como Assinar por Outra Pessoa

3- Exemplo de declaração para assinar por outra pessoa

Agora vamos mostrar um exemplo de declaração para assinar por outra pessoa e você se inspirar:

Procuração ( coloque o tipo da procuração )

Outorgante

( Nome completo do outorgante ), portador(a) do RG número ( digite o número do RG do outorgante ), expedido pelo (nome do órgão de expedição do RG do outorgante), inscrito(a) no CPF sob o número ( digite o número do CPF do outorgante), estado civil (digite o estado civil do outorgante ), profissão ( digite o título da profissão do outorgante), residente e domiciliado(a) em (digite o endereço completo do outorgante).

Outorgado

( Nome completo do outorgado ), portador(a) do RG número ( digite o número do RG do outorgado ), expedido pelo (nome do órgão de expedição do RG do outorgado), inscrito(a) no CPF sob o número ( digite o número do CPF do outorgado ), estado civil ( digite o estado civil do outorgado ), profissão ( digite o título da profissão do outorgado ), residente e domiciliado(a) em ( digite o endereço completo do outorgado ).

Poderes

Concede plenos poderes ao OUTORGARDO: para que este que possa representar o(a)

OUTORGANTE em ( digite todos os poderes concedidos ao outorgado ).

Validade

Esta procuração tem validade de ( digite o número de dias de validade ) dias a contar da data de sua assinatura.

( digite o local ), ( digite a data completa).

Assinar por outra pessoa é crime?

Falsificar assinatura é crime sim. Agora, se você está assinando por outra pessoa e tem procuração para isso, então não é crime. Caso não tenha procuração, então não é possível assinar por outra pessoa. Para não ser considerado crime assinar por outra pessoa, é necessário ter uma procuração.

VEJA TAMBÉM: Como preencher recibo de aluguel

Problemas de falsificar assinatura

A falsificação de assinatura é considerado como crime de falsificação de documento, podendo ser particular ou público, variando de caso para caso. Mas, de qualquer maneira fazer isso é ilegal e pode resultar em sérios problemas.

Como todo crime, falsificar assinatura possui uma pena para quem falsificou. Com isso, se verificou uma assinatura falsa, leve ao perito para fazer o exame para comprovar a falsificação e registrar um boletim de ocorrência de forma imediata.

Existe uma punição aplicada para as pessoas que cometem esse crime de falsificação de documento. Além da multa, a pena pode variar entre um até cinco anos de reclusão se o documento for público, e de um até três anos de reclusão caso o documento seja particular.

Significado jurídico de P.P.

Provavelmente você já viu em alguma procuração o termo P.P. E, as iniciais p.p. ficam localizadas antes da assinatura do responsável, acima do nome da pessoa para que ela está assinando.

Essas iniciais em latim significam procurationem (em favor) que quer dizer que é delegado a pessoa poder assinar em nome de outra e é muito utilizado no mundo dos negócios. Em algumas vezes o p.p. é inserido antes do nome da outra pessoa, mas não é o certo.