Como Brincar de Amarelinha (Regras e Passo a Passo)

Quer saber como brincar de amarelinha? Saiba que a seguir vamos mostrar todo o passo a passo de como brincar de amarelinha, todas as regras dela, qual o objetivo, a origem dessa brincadeira e muito mais.

A amarelinha é uma brincadeira muito antiga que traz muita diversão e alegria para a criançada. A amarelinha é um jogo que não precisa de muitos recursos para brincar, já que ela é simples e por isso faz tanto sucesso.

Como brincar de amarelinha

Para brincar de amarelinha é muito fácil e só é preciso de giz e pedra para a brincadeira. Para iniciar é preciso criar a base do jogo que, normalmente é desenhada no chão. Porém, já existe atualmente tapetes com a amarelinha já desenhada, mas a amarelinha tradicional é desenhada no chão mesmo.

Você deve iniciar a brincadeira desenhando ela no chão. Para isso, desenhe uma fila de três quadrados do mesmo tamanho, na vertical. Depois, desenhe mais dois quadrados só que agora os dois precisam estar lado a lado.

Agora é só continuar desenhando mais um quadrado, depois mais dois em cima dele e finalize desenhando um quadrado. No topo desenhe um circulo e escreva Céu. Em cada quadrado desenhado escreva um número, pela ordem, de 1 a 9. Depois, é só pegar a pedra e começar a jogar.

Como Brincar de Amarelinha

Regras da Amarelinha

Para começar é preciso decidir quem vai iniciar o jogo e, os participantes podem escolher uma pessoa para ser o primeiro jogador ou então tirar a sorte com um jogo de adedonha por exemplo.

O jogador deve começar a partida lançando a pedra na primeira casa, no caso, o quadrado de número 1, e saltar ele em um pé só, para a próxima casa, sem nunca pisar na casa onde está a pedra. Nas casas individuais só pode colocar um pé, enquanto nas casas de dois quadrados o jogador deve colocar um pé em cada um.

Quando o jogador chegar ao céu, ele volta e faz o trajeto para o lado inverso até chegar na casa que está antes da casa com a pedra. Ao chegar nela, ele precisa pegar a pedra, sem tocar com o pé no chão e saltar essa casa.

Dessa forma, o jogador precisa repetir todo o trajeto mas, sem pisar nessa casa. Fazendo isso até conseguir fechar todas as casinhas. O jogador que completar o trajeto dos quadradinhos primeiro é o ganhador.

Se o jogador perder o equilíbrio e colocar o pé ou a mão no chão, ele perde a vez. Além disso, se a pedrinha não ficar dentro dos limites do quadrado, ele também perde a vez de jogar.

Passo a passo como brinca de amarelinha

Veja o passo a passo de como brincar de amarelinha:

  • O jogador que começar deve jogar a pedra na casa de número 1 e deve ir pulando de casa em casa, começando do número 2 até o céu;
  • Os jogadores só podem colocar um pé em casa casa. Só quando tiver dois quadradinhos que ele pode colocar os dois pés no chão, sendo um pé em cada casa;
  • Quando o jogador chegar no céu, ele vira e volta pulando do mesmo jeito, pegando a pedrinha que foi jogada;
  • Ganha o jogo quem terminar de pular todas as casas primeiro;
  • E, perde a vez quem: pisar na casa onde está a pedra, pisar nas linhas do jogo, não conseguir pegar a pedra de volta e não acertar a pedra na casa onde ela deveria cair.

Objetivo da amarelinha

O objetivo principal da amarelinha é a diversão e alegria para as crianças que vão jogar. Mas, além de ser um jogo bom e divertido, ele é uma boa opção para o estímulo da motricidade, da coordenação motora e do equilíbrio.

Além disso, a amarelinha também trabalha questões de equilíbrio, agilidade, pontaria, etc. A amarelinha só tem benefícios, pois jogando ela as crianças desenvolvem respeito às regras e conseguem entender melhor que precisam esperar sua vez.

Origem da amarelinha

A amarelinha é de origem Romana e, há boatos que ela surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados. Mas, quem trouxe essa brincadeira para o Brasil foram os Portugueses. O nome popular Amarelinha é uma interpretação incorreta da palavra Marelle, palavra essa de origem francesa, que faz referência à pedra usada para marcar os quadrados do jogo.

Os portugueses que descobriram o jogo na França, escutaram o nome e acabaram tendo uma interpretação errada, entendo como Amarelo, o que depois de um tempo acabou virando o nome do jogo.

VEJA TAMBÉM: Tipos de unha

Amarelinha

Tipos de amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira que possui nomes diferentes, variando de acordo com a região. Tem alguns lugares que essa brincadeira é conhecida como macaca, maré, sapata, entre outros. Além disso, também existe variações nas regras desse jogo.

Inclusive, também existe outros tipos de desenhos de amarelinha. Tem desenho onde as casas contendo os números ficam dispostas umas ao lado das outras, formando duas colunas até o céu. Também existe a amarelinha em forma de Y, onde três jogadores tem seus próprios caminhos até o céu.

E, outra versão bem conhecida também é a redonda, popularmente chamada de caracol. Ela consiste em uma única coluna de casas que se enrola sobre si mesma, parecendo realmente um caracol. Essa amarelinha é muito encontrada em escolas infantis.

Como fazer amarelinha no chão

É muito fácil fazer amarelinha no chão, para isso você só vai precisar de um giz ou então uma fita. Você deve desenhar um quadrado com o número 1, dois quadrados lado a lado com os números 2 e 3, um quadrado com o número 4, mais outros dois com os números 5 e 6, um quadrado com o número 7, mais dois quadrados com os números 8 e 9 e por último um com o número 10 e deve desenhar também o céu e a terra.

Qual a importância na educação infantil

A amarelinha é um ótimo jogo, além da diversão ela consegue trabalhar a capacidade de equilibrar da criança, desenvolve a consciência corporal. Além disso, jogando amarelinha a criança consegue trabalhar melhor com regras, desenvolve agilidade e diversos outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *