Como Cancelar Compra no Mercado Livre (Boleto e Cartão)

0

Aqui você confere como cancelar compra no Mercado Livre feita pelo boleto ou cartão de crédito. Além disso, vamos mostrar os cuidados ao comprar nesse site, o que fazer se não conseguir cancelar a compra, entre outros.

Se você fez uma compra no Mercado Livre e se arrependeu, então fique tranquilo pois tem como cancelar a sua compra. E fique sabendo que o processo é bem simples e logo abaixo vamos mostrar os detalhes.

Como cancelar compra no Mercado Livre que já paguei

O usuário pode cancelar uma compra no Mercado Livre caso tenha tido algum problema com o produto ou com o pagamento. O processo para fazer isso é bem simples e pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site. Porém, o Mercado Livre impõe algumas regras e condições para evitar problemas.

Saiba que as compras pagas via Mercado Pago fazem parte do Programa de Compra Garantida e podem ter o valor total reembolsado quando forem canceladas se apresentarem defeito, forem extraviadas ou serem diferentes do produto anunciado pelo vendedor. Confira agora o passo a passo de como cancelar a sua compra nesse site:
  • Entre na sua conta do Mercado Livre;
  • Acesse a seção Compras;
  • Procure a compra que quer cancelar, toque nos três pontinhos localizado ao lado de Ver Detalhes;
  • Selecione a opção Tenho um Problema;
  • Agora selecione o motivo do problema;
  • Caso esteja dentro do prazo, você pode escolher a opção Quero Cancelar a Compra;
  • Se já estiver recebido a compra, você pode escolher a opção Quero Devolver ou Trocar;
  • Caso queira cancelar, você pode escolher entre receber o valor de volta ou trocar;
  • Em seguida, toque em Iniciar Reclamação;
  • Com isso você vai ter a chance de negociar com o vendedor para encontrar a melhor solução.
A disputa vai ser mediada pelo Mercado Livre, e se não tiver um comum acordo, a plataforma vai tomar as providências baseadas nos requisitos apresentados nos Termos e condições gerais de uso do site.

Cancelar compra Mercado Livre no boleto

O comprador possui um prazo de dez dias para exercer o direito de arrependimento de compra. E, para cancelar uma compra feita por boleto bancário no Mercado Livre, os passos são os mesmos que os mostrados acima.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como aumentar limite do Cartão Riachuelo

VEJA TAMBÉM: Como medir o tórax

Como Cancelar Compra no Mercado Livre

Cancelar compra Mercado Livre no cartão de crédito

Para cancelar compra no Mercado Livre pelo cartão de crédito é só seguir os passos que já mostramos acima. Saiba que os prazos para atendimento das reclamações mais comuns são:

  • 60 dias corridos para começar uma reclamação a partir da data de aprovação do pagamento da compra;
  • 10 dias a partir da identificação do pagamento para produtos que não foram enviados ainda;
  • 10 dias a partir do recebimento do produto, em caso de arrependimento.

No primeiro caso, depois de 60 dias não tem mais como fazer nenhum tipo de reclamação. Agora, para cancelamentos dentro do prazo de direito de arrependimento do consumidor, o vendedor tem que aceitar o pedido e arcar com os custos de devolução.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Wish é Confiável? (2021) Leia Antes de Comprar

Porém, o comprador precisa devolver o produto em perfeito estado, com todos os itens e na embalagem original, e o objeto precisa ser enviado seguindo todos os procedimentos informados pelo Mercado Livre.

Não consigo cancelar compra Mercado Livre, o que fazer?

Para cancelar a sua compra você precisa acessar o menu da compra que você não deseja mais receber, e selecionar a opção Cancelar Compra e seguir as recomendações. Saiba que não importa o motivo do cancelamento, você vai receber o reembolso do valor total pago.

Caso a opção Cancelar Compra não esteja disponível, então você precisa selecionar a opção Preciso de Ajuda, e depois Tenho um Problema com o Produto, e para finalizar selecionar a opção Quero Cancelar a Compra.

Agora é necessário escrever uma mensagem para abrir uma reclamação e poder cancelar a compra. Caso o pacote ainda não tenha sido enviado, eles irão cancelar a sua compra e reembolsar o valor total. Agora se o pacote já tiver sido enviado, você pode recusar a compra quando chegar ou então não retirar ela nos Correios.

Se mesmo seguindo todas essas orientações você não conseguir cancelar a sua compra no Mercado Livre, então é necessário entrar em contato com o vendedor do produto e também com o Mercado Livre e relatar o ocorrido.

Cuidados ao comprar no Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores sites de compra e venda da internet. O site permite que qualquer pessoa comece a vender na plataforma. Mas, apesar do grande sucesso, alguns usuários tem receio de comprar produtos pelo Mercado Livre. Para ajudar, vamos mostrar algumas dicas para os compradores do site ficarem atento e não caírem em golpes:

  • Confira a cor do termômetro, pois ele indica a confiabilidade do vendedor. Se estiver verde, significa que o vendedor é muito confiável, agora se estiver cinza quer dizer que ele não é confiável e fez poucas vendas.
  • Verifique se há medalhas, pois as medalhas indicam que o vendedor é um Mercado Líder, que é alguém que já fez muitas vendas, recebeu boas avaliações e segue todas as normas.
  • Leia as qualificações, ou seja, leia os comentários de outros compradores e veja o que eles estão falando, se os comentários forem positivos é um bom sinal.
  • Outra dica é conferir se o produto tem garantia, nunca compre um produto anunciado como novo sem ter garantia.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Limite de Saque no Caixa Eletrônico Sicredi

Golpe do e-mail no Mercado Livre

É preciso ficar atento em relação ao e-mail. Pois, existe um golpe muito comum onde o comprador diz que já pagou a compra e envia um e-mail idêntico ao do Mercado Livre quando a compra é confirmada e paga. Porém, quem envia o e-mail é o comprador, tentando passar o golpe no vendedor.

Por isso, é importante ficar atento ao endereço de e-mail, pois pode ser que quem esteja mandando o e-mail não seja o Mercado Livre, e sim algum golpista.

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre. Essa ferramenta funciona gerenciando as vendas no site e o usuário pode usar o seu saldo para fazer compras em várias lojas ou comprar serviços de recarga de celular e bilhetes de transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui