Como Identificar Pedras Preciosas na Natureza (Definitivo)

0

Descubra como identificar pedras preciosas na natureza por meio deste post. Além disso, vamos mostrar também como saber se a pedra é diamante, quanto pode valer uma pedra preciosa e muito mais.

Tem como identificar de forma rápida a maioria das pedras preciosas conferindo algumas características básicas dela, como o peso e a cor. Saiba que a seguir vamos mostrar tudo sobre como conseguir identificar pedras preciosas.

Como identificar pedras preciosas na natureza

Existem diversas pedras preciosas na natureza, e para tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o que irá acontecer provavelmente é que você vai acabar confundindo elas por ter poucas experiência. Por isso, é importante escolher um tipo de pedra e passar a estudar ele, podendo recorrer a manuais de mineralogia, de preferência do tipo que tenha pelo menos uma tabela de identificação de pedras preciosas.

Com guias e tabelas relacionadas a esse assunto, você vai conseguir aprender mais sobre como cada pedra é encontrada na natureza. Pois, geralmente vemos elas já lapidadas e a aparência é bem diferente dela encontrada na natureza.

Para aumentar ainda mais os seus conhecimentos e caso tenha a oportunidade, visite museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas, para saber exatamente quando encontrar elas. Nesses lugares você vai encontrar documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, além de fotografias, o que poderá te ajudar na procura.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Fazer uma Descrição Sobre Mim (Exemplo)

Você pode também pode pedir ajuda dos guias turísticos que ficam no museu, já que eles são especialistas e vão saber responder todas as questões relacionadas ao tema de maneira que nenhuma outra pessoa consegue tão bem.

Também existem alguns livros que informam detalhes sobre as pedras preciosas do Brasil, e adquirir esses livros é uma boa opção para conhecer melhor as pedras preciosas da natureza, já que existem inúmeros tipos de pedras.

Como identificar pedras naturais

Se deseja identificar pedras naturais, saiba que elas são fáceis de serem encontradas pela cor. Por exemplo: você sabe que a esmeralda é verde, que o rubi é vermelho, que o diamante é transparente, porém, na natureza a pedra pode não ter a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, como é o caso do quartzo.

Para não ter dúvidas, o que pode ser feito é partir a pedra e conferir a cor no interior dela, mas é importante conferir antes a tonalidade a ser esperada de acordo com cada pedra. O que ocorre com algumas pedras é que o material passa por oxidação quando entra em contato com o oxigênio, de maneira que sua parte exterior fique com a aparência alterada. Caso possível, saiba que utilizando uma lupa tem como conferir o interior das pedras e descobrir sua real cor, já que a lupa aumenta a visualização.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Converter Miliamperes em Amperes (Passo a Passo)

Outro jeito de identificar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais de acordo com a escala de Mosh. Por exemplo o diamante, é a rocha com dureza maior que tem, de dez, o que quer dizer que você consegue riscá-la com qualquer outra e nunca vai ter marca.

Já o tapázio para se ter uma ideia tem uma dureza de 8, o que quer dizer que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior, porém não pode ser riscado por uma de dureza menor. Quando estiver buscando por pedras preciosas, leve com você semipreciosas e faça sempre o teste.

Alguns minerais mantêm algumas formas na natureza que lhe são características, intituladas de hábito, o que permite identificá-los de forma rápida ou, então, saber pelo menos que está com uma pedra peculiar. Para se ter uma noção do que estamos falando, o quartzo por exemplo se apresenta normalmente na forma de prisma, a pirita tem um formato cúbico.

Como Identificar Pedras Preciosas na Natureza

Como encontrar pedras preciosas no solo

Primeiramente, para suas chances de encontrar pedras preciosas aumentar ainda mais é preciso saber onde procurar. Quando se fala de minerais, tem como saber onde encontrar pedras preciosas na natureza pesquisando a presença de pedras desse tipo nas proximidades de onde você se encontra ou no lugar onde você pretende fazer a procura.

Saber sobre a formação do terreno onde você irá buscar pedras pode ser muito importante também, pois você poderá ficar por dentro de quais são os minerais disponíveis na região e focar em um ou alguns poucos tipos específicos, dedicando sua exploração e seus estudos de uma maneira mais direta.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Perguntas para Torta na Cara (Top 30 Melhores Perguntas)

Se estiver a procura de um diamante e quer saber onde encontrar eles na natureza, fique sabendo que essas pedras são encontradas geralmente em terrenos com pelo menos 1,5 bilhão de anos, o que quer dizer que provavelmente você não irá encontrar em terrenos recentes. Além da idade das pedras, ainda é preciso considerar que alguns dos minerais preciosos são encontrados só em solos específicos.

VEJA TAMBÉM: Como escrever um cartão postal

Como saber se a pedra é diamante

Para saber se a pedra é diamante use o bafômetro. Para isso, coloque o diamante na frente da boca e solte o ar pela boca, assim como se faz no espelho. Caso a pedra continue embaçada depois de dois segundos, é provável que ela é falsa, pois um diamante verdadeiro dispensa o calor de forma instantânea.

Como achar pedras preciosas em cachoeiras

Para encontrar pedras preciosas em cachoeiras pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Para isso, é só seguir as dicas que já foram mencionadas acima.

Quanto pode valer uma pedra preciosa

O valor de uma pedra preciosa varia muito. Um diamante azul por exemplo vale em torno de US$3,9 milhões por quilate, e a esmeralda cerca de US$340 mil por quilate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui