5 Maneiras de Como Identificar um Maçom

0

Veja logo abaixo cinco maneiras de como identificar um maçom, confira qual é o símbolo da maçonaria, saiba alguns mitos e verdades, descubra algumas curiosidades maçom e muito mais.

A maçonaria é um dos grupos secretos mais misteriosos e controversos do mundo todo, até os dias de hoje não se sabe até que ponto suas ideologias e membros influenciaram nas revoluções e fundação de países.

Como identificar um Maçom

Por isso, tudo o que se julga em relação a Maçonaria pode não ser totalmente verdade, mas uma coisa que falam e que faz sentido é que ele conspiram para controlar e dominar o mundo de maneira discreta. Estima-se que tem maçons espalhados um pouco por todo o Brasil e em grande quantidade, sendo que em diversos locais fundam as chamadas lojas, que funcionam como sedes. Se quer saber mais sobre os maçons é só continuar acompanhando este artigo.

1- Aperto de mão maçônico

Se fala muito sobre o comprimento dos maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador fica posicionado afastado dos outros, porém, existem vários tipos de apertos de mãos maçônico que são usados dependendo do nível de aprendizado. Confira agora quais são o tipos de apertos de mão maçons:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro (passe – Shibboleth): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro (real – Jachim): o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre (passe – Tubalcain): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre (real – Ma-Ha-Bone): os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Tirulipa - Salário 2020  

Os apertos de mão maçônicos servem não só para que haja reconhecimento entre dois membros do grupo, mas também como demonstração de igualdade, se for feito por maçons do mesmo nível, ou de respeito, se for feito por maçons de níveis diferentes.

2- Assinatura Maçonaria

Caso queira saber como identificar um maçom pela assinatura, fique sabendo que tem como identificar um maçom pela sua assinatura de maçom, sendo que esta deve formar um delta e incluir três pontos, sendo que esses tem diferentes significados, podendo transmitir os três pilates da maçonaria: Tolerância, a Filantropia e a Justiça, por exemplo.

Os três pontos usados na assinatura maçônica marcam abreviações também, por exemplo, a palavra “mestre” vivaria “M.’.”. Ainda que a assinatura com três pontos seja um sinal grande, é importante prestar atenção também nos outros sinais citados nesse post, já que qualquer um pode ter uma assinatura do tipo mesmo sem saber sobre a maçonaria.

VEJA TAMBÉM: Como se vestir para crisma

5 Maneiras de Como Identificar um Maçom

3- Como saudar um maçom

Caso você não seja um maçom e nem esteja relacionado a maçonaria, então não precisa saber como saudar um maçom, já que isso deve ser feito entre eles, com os comprimentos específicos deles. Se você não for um maçom, então você pode cumprimentar ele de forma normal, como faz com qualquer outra pessoa.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Salários dos Comentaristas da Band em 2020

4- Frases para reconhecer um maçom

Fique sabendo que não é tão fácil assim identificar maçons, pois além de terem jurado segredo que pertencem a esta ordem, os maçons agem de maneira bem discreta fazendo o máximo de esforço para não revelar quem são. Porém, ficando atento a alguns sinais, tem como identificar se a pessoa é maçom, até porque em todos esses anos desde seu surgimento alguns dados acabaram sendo vazados.

Mesmo que alguns membros negam ao público, os maçons tem alguns códigos secretos como aperto de mão. Supostamente existem até mesmo frases maçônicas que podem ser pronunciadas quando se passa por um perigo, o que faz com que os outros membros corram para ajudar. Muitas pessoas acham que o criador do mormonismo, Joseph Smith era maçom também porque ele disse uma frase tópica nos últimos minutos antes de sua morte, que foi: Oh, senhor, meu Deus! Não há nenhuma ajuda ao filho da pobre viúva?

5- Abraço maçônico

Outro jeito de identificar um maçom é pelo chamado abraço maçônico, que nada mais é do que abraçar a outra pessoa colocando um braço por cima, sobre o ombro, e o outro por baixo, junto da cintura, formando dessa maneira um X, e é preciso bater três vezes nas costas e trocar de posição outras três vezes.

O símbolo da maçonaria

A maçonaria, bem como qualquer outra ordem ou religião, possui seus símbolos próprios, e vamos mostrar alguns dos principais:

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Oração de Batizado para crianças - O que falar no Batizado?

Esquadro e compasso: O esquadro é um dos itens usados para atingir a precisão e que é usado para fazer principalmente linhas retas verticais com precisão para 90º quando apoiados no solo, o que justifica serem bem comuns em construções e em desenhos de arquitetura. Seu uso no contexto maçom simboliza uma conduta correta e precisa, impossibilitando inflexibilidades e frisando a moralidade na qual o maçom precisa agir para guiar sua vida e lidar com o próximo.

Já o compasso é capaz de fazer circunferências que, quando completados 180º se unem à linha reta horizontal e representam as lojas maçônicas, e representam o que não é linear e físico, como o espírito e linhas de raciocínio. O compasso e esquadro juntos representam a união do material com o espiritual. Além disso, outros utensílios como a trolha, régua e malhete são encontrados também na simbologia maçônica.

As 5 pontas da estrela maçônica representam o homem sob os aspectos físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Dessa maneira, a maçonaria vê o homem não só como um corpo físico, mas como algo a mais que é conectado ao Grande Arquiteto do Universo através da devoção religiosa.

Curiosidades Maçom

Geralmente, os maçons são pessoas que exercem um cargo influente, seja na economia, política, construção, ensino e outros. Além disso, outra característica dos maçons é que eles são pessoas cultas, informadas, que defendem ideais de igualdade, justiça e tratam todos por igual.

Mitos e verdades da Maçonaria

Existem diversos mitos e verdades da maçonaria, mas a realidade mesmo é que sempre vai ter boatos e quem sabe realmente de toda a verdade é só quem está lá dentro.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui