Computador Lento e Travando? 10 Maneiras de Resolver

0

Saiba o que fazer caso o seu computador esteja lento e travando. Além disso, veja como trocar sistema, entenda melhor sobre o Windows 7 e o w10 e veja ainda muito conteúdo interessante.

Com o passar dos anos é comum que um computador não apresente a mesma eficiência que apresentava nos primeiros meses ou anos de uso, porém isso não significa que você deva desistir dele e comprar um novo, pois existe algumas medidas básicas que podem deixar o seu PC mais rápido e logo abaixo vamos mostrar tudo.

Computador lento e travando, o que fazer? Como resolver?

Uma coisa que é muito frustrante é o computador travar e não responder aos comandos quando necessário. Mas, saiba que alguns recursos podem ajudar a melhorar o computador que está muito lento.

O Windows realmente tende a desacelerar com o tempo, então, se o seu computador estava funcionando bem antes e agora diminuiu a velocidade, provavelmente pode ser um problema do sistema operacional e logo abaixo vamos mostrar como resolver.

1- Excluir programas que não usa

Programas em excesso podem sobrecarregar o disco rígido, o que causa uma lentidão em todo o sistema, com isso é sempre bom fazer uma faxina no computador, e deletar arquivos que não são mais utilizados, desinstalando esses programas.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como deixar o Instagram preto (Modo Escuro) 5 Passos

Verifique as suas pastas e documentos para deletar os arquivos supérfluos que você não usa, e aproveite também para remover arquivos que se acumulam no HD e você não confere, como os arquivos temporários.

Para isso, procure por Limpeza de Disco no campo de pesquisa no menu inicial, toque no programa e quando a janela abrir selecione os arquivos que quer excluir. Para desinstalar um programa no Windows é só acessar o Painel de Controle, buscar a aba Programas e tocar em Desinstalar Programa. Depois, a janela vai mostrar os programas instalados no computador e para deletar eles é só clicar em Desinstalar.

2- Procure pelos programas mais pesados

Existe alguns arquivos e programas que são muito pesados e podem estar deixando o seu computador lento. Por isso, é interessante que você confira os detalhes de alguns programas e desinstale aqueles que são mais pesados.

3- Desative programas que estão executando automaticamente

Programas podem ser configurados para rodar junto com a inicialização do computador e permanecem em operação enquanto o PC estiver ligado. Esse recurso pode ser útil em alguns casos, porém em outros pode servir somente para deixar o computador mais lento.

Para definir quais programas devem ser inicializados com o computador, entre no menu inicial, procure por executar e na nova janela digite msconfig, na janela Configurações do Sistema toque na aba Inicialização de Programas e marque somente os programas que você quer a inicialização automática.

4- Navegadores são os maiores vilões (Chrome)

Existe uma boa chance de você usar muito o seu navegador, então ele pode estar um pouco lento. Uma boa dica é usar o mínimo de extensões de navegador ou complementos possíveis.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Desbloquear Amigos no Facebook (Celular e PC)

A grande quantidade de complementos reduz a velocidade do seu navegador e faz com que ele use mais memória. Com isso, acesse o gerenciador de extensões ou gerenciadores de complementos do seu navegador da Web e remova as extensões que você não precisa.

VEJA TAMBÉM: Como bombar uma live no Instagram

Computador Lento e Travando

5- Libere espaço no disco do seu PC

Se o seu disco rígido estiver quase cheio, o seu PC vai ficar mais lento. Você precisa deixar algum espaço para o seu computador trabalhar. Com isso, você não precisa de nenhum software de terceiros, é só executar a ferramenta Limpeza de Disco incluída no Windows.

6- Verifique a existência de Malware e outros vírus

Também tem chance do seu computador ficar lento pois um software mal intencionado está diminuindo a velocidade e sendo executado em segundo plano. Para resolver isso, é preciso conferir sempre se o seu computador está com um programa de antivírus atualizado.

Você também precisa conferir com algum programa específico contra malware, que captura com mais precisão que a maioria dos programas de antivírus que tendem a ignorar algumas ameaças.

7- Formatar seu PC

Se nada disso funcionar uma ótima alternativa é formatar o seu computador. E, recomendamos que você mande ele para uma assistência técnica que eles formatam ele com muito cuidado e provavelmente a lentidão vai sair depois de formatado.

8- Instalar o Windows novamente

Outra alternativa é instalar o Windows de novo, nas versões modernas do Windows, como Windows 8, 8.1 e 10, é mais fácil conseguir uma nova instalação. Você não precisa mais da mídia de instalação do Windows e reinstalar. Em vez disso, você pode só usar o recurso Redefinir seu PC incorporado no Windows para conseguir um novo sistema Windows de novo. Isso vai limpar os programas instalados e as configurações do sistema, mantendo os arquivos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Fazer Live na Twitch pelo Celular (2020)

9- Atualizar seu Windows e programas

Outra dica é atualizar seu Windows e também programas e arquivos, pois pode ser que um deles esteja desatualizado e faz com que o computador fique lento. Então, é interessante manter todos sempre atualizados.

10- Comprar outro computador

Se nenhuma das dicas citadas acima funcionar, e nem mesmo a assistência técnica conseguiu resolver o problema, então é só comprando outro computador, pois esse realmente não vai consertar.

BÔNUS: Trocar sistema, MAC é uma boa opção

Já que você não teve outra opção, e realmente vai ter que comprar outro computador, saiba que trocar de sistema é uma boa opção e a MAC é uma ótima alternativa, o sistema é sem comparações e não trava e nem fica lento.

Sobre o Windows 7 e W10

O Windows 7 parou de receber atualizações em janeiro de 2020, isso quer dizer que já pode estar vulnerável a ameaças de segurança, que podem comprometer serviços e dados dos usuários. Mas, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta gratuita para atualizar o Windows 7 para o 10 que é o mais recente, sem custo adicional. Além disso, ainda em funcionamento, também permite que os usuários da versão 8.1 do sistema operacional façam o upgrade.

Portanto, se você tem o Windows 7 aproveite para atualizar para o Windows 10 que é a versão mais recente do Windows. Pode ser que por você não ter atualizado o seu computador esteja lento.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui