Eletropaulo Telefone – 5 Formas de Entrar em Contato

Confira logo abaixo alguns jeitos de entrar em contato com a Eletropaulo, veja como fazer reclamações contra essa empresa, o que fazer em casos de emergência como falta de luz e muito mais. Fique atento a este artigo que está cheio de conteúdo interessante sobre essa empresa.

A Eletropaulo Enel (é o nome da empresa) é uma empresa concessionária de distribuição de energia elétrica com atuação no estado de São Paulo, e com sede em Barueri. A Eletropaulo atualmente é conhecida como Enel Distruibuição e é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país. A Enel está tem grande força principalmente em São Paulo e Santo Andrés.

Como entrar em contato com a Eletropaulo

A Eletropaula mais conhecida hoje em dia como Enel está presente no Brasil como companhia de energia e tem milhares de clientes aqui. Mas, infelizmente os serviços prestados por essa companhia as vezes deixam a desejar, por isso é importante saber quais são os meios de comunicação com essa empresa, para solucionar qualquer problema ou tirar dúvidas.

Se quer entrar em contato com a Eletropaulo para resolver algum problema ou tirar dúvidas, primeiro tente falar com a empresa pelo SAC, que geralmente é implementado por telefone, e-mail, redes sociais e outros, como vamos mostrar logo abaixo, e se não conseguir uma solução eficiente, nesse caso é necessário recorrer a ouvidoria.

1- Telefone Eletropaulo (0800)

  • 0800 72 72 120 – Em casos de dúvidas ou problemas
  • 0800 72 72 196 – Para casos de emergência

Os números citados a cima são os números da Eletropaulo onde você pode entrar em contato para solucionar alguma dúvida, tratar de alguma emergência, enviar sugestão, critica, elogio e muito mais.

2- SAC – Central de Atendimento ao Cliente

O SAC é o serviço de atendimento ao consumidor, e é a forma direta de comunicação entre o consumidor e a empresa para tentar resolver algum problema ou tirar dúvidas. Para começar a tentar solucionar um problema é preciso falar com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) primeiro. A ouvidoria só deve ser acionada caso a questão não seja resolvida pelo SAC. O número citado dos telefones a cima fazem parte do SAC.

3- Ouvidoria

É importante ressaltar que o atendimento da ouvidoria é realizada em dias úteis, das 8h às 18h. E é necessário informar o número do protocolo de atendimento recebido e o número de instalação. As reclamações, sugestões ou denúncias feitas no site vão ser analisadas e respondidas pela ouvidoria em até quinze dias.

A ouvidoria é um canal de comunicação entre a empresa e o cliente, quando o cliente já passou por outros meios de comunicação e o seu problema não foi resolvido, nesse caso ele entra em contato por meio da ouvidoria. A ouvidoria funciona como a última forma do cliente resolver o seu problema com a empresa, antes de entrar com um processo na justiça contra a mesma ou tentar resolver pelos órgãos de defesa do consumidor.

4- E-mail

A Eletropaulo não disponibiliza o contato de e-mail da empresa. Mas, no site tem uma opção de Fale Conosco onde o cliente pode entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas, mandar sugestões, fazer reclamações, mandar criticas, elogios e muito mais.

5- Redes Sociais

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As redes sociais também fazem parte do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pois através delas os clientes podem entrar em contato com a Eletropaulo e solucionar problemas, mandar críticas, elogios e outros, assim como fazem por outros meios de comunicação, como pelo telefone por exemplo.

Eletropaulo Telefone

Como fazer uma reclamação na Eletropaulo

Se depois de tentar resolver os seus problemas com a Eletropaulo através dos meios de comunicação que citamos a cima (SAC e ouvidoria), se mesmo assim não conseguiu resolver, então você pode fazer uma reclamação contra essa empresa. E, logo abaixo vamos mostrar todos os jeitos possíveis de fazer uma reclamação contra a mesma.

Tanto o SAC, quanto o serviço de ouvidoria de toda empresa teriam que ser suficientes para o cliente conseguir resolver qualquer problema, mas em algumas vezes não são. E, por conta disso é preciso fazer reclamação contra a empresa por outros meios.

Falta de energia/luz

A Eletropaulo tem um serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, chamado Torpedo Fácil, onde o cliente pode informar falhas no fornecimento de energia, falta de luz, solicitar religação de energia elétrica e 2ª via da conta de energia, e para informar falta de luz é só enviar um torpedo com a palavra LUZ, junto com o seu número de CPF ou instalação para o número 27273.

Emitir segunda via

Através do Torpedo Fácil é possível também solicitar 2ª via de conta, para isso é só enviar um sms com a palavra CONTA seguida do seu número de CPF ou então o número de instalação, para o número que já citamos a cima, que é o: 27373.​

Procon

O Procon é a sigla que significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que é representada por uma fundação organizacional que é responsável por auxiliar intervir conflitos entre os clientes (os consumidores) e os fornecedores de produtos e serviços (a empresa).

O Procon é um órgão administrativo de poder executivo municipal e estadual, que tem o intuito de proteger e defender os direitos e interesses dos consumidores. Se você não conseguiu resolver o seu problema com uma empresa, então você pode tentar resolver no Procon.

Todos os estados do Brasil tem Procon e eles estão interligados em um sistema informatizado que abrange procedimentos e processos em relação a atendimentos aos consumidores, que é o Sindec, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que é ligado ao Ministério da Justiça.

Consumidor.gov.br

O Procon tem como função orientar os consumidores, sendo um mediador de conflitos. E, para fazer uma reclamação nesse órgão é só acessar o site www.consumidor.gov.br ou então ir presencialmente em um dos postos de atendimento que estão presentes em grande parte das cidades brasileiras.  E, para fazer sua reclamação presencialmente é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência, nota fiscal, recibo, contrato ou qualquer comprovante de relação de consumo, e outros documentos como boleto, garantia, entre outros.

Juizados

Caso queira recorrer a justiça, o jeito mais prático que tem é entrar com uma reclamação em um juizado especial civil, que são específicos dos tribunais de justiça de cada estado. Quem tem acesso a esse recurso são micro e pequenas empresas e organizações, e pessoas físicas maiores de dezoito anos de idade.

As reclamações podem ser feitas em escrito, com cópias de alguns documentos como CPF, documento de identidade, comprovante de residência, nota fiscal, boleto e outros documentos que comprovem o processo.

Os juizados especiais tentam resolver os processos através de acordos, por isso são intituladas audiências de conciliação. E, se não tiver consenso, o juiz responsável pelo caso pode definir uma sanção se ele considerar que o consumidor está mesmo certo.

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Justiça Comum

Também é possível apelar à justiça para resolver um problema em uma relação de consumo. Para isso, o consumidor pode recorrer aos juizados especiais civis ou então acionar o Tribunal de Justiça do seu estado. Para isso, não importa o valor da causa, é necessário contratar um advogado.

Site Reclame Aqui

Reclame Aqui é um site de reclamações, e nessa plataforma os consumidores podem fazer reclamações contra as empresas em relação a serviços, vendas, produtos, compra, devolução, mau atendimento e muito mais. Esse site é totalmente gratuito e ajuda muito os cidadãos, nele os consumidores colocam a sua reclamação e se a empresa quiser ela pode responder para tentar solucionar o problema.

Para utilizar o site Reclame Aqui é bem fácil, é só se cadastrar no site e depois enviar a sua reclamação. Mas, antes de ser publicada a reclamação é avaliada pela equipe da plataforma, pois o site não permite nenhum tipo de conteúdo ofensivo. Além disso, o site também preserva o consumidor, não revelando a identidade da pessoa que faz a reclamação.

E na maioria das vezes, grande parte das empresas tentam solucionar os problemas lá colocados, isso porque o site é público, e todas as pessoas tem acesso e conseguem ver todas as reclamações, e se uma empresa não tiver uma boa nota no site e tiver muitas reclamações, ela não é bem vista pelo público. Por isso que a maioria das empresas tentam solucionar os problemas dos clientes por meio dessa plataforma.

E, se o consumidor tiver a suas reclamações respondidas pelas empresas, eles podem avaliar no site se o problema foi ou não resolvido, e também podem avaliar a resposta da empresa através de emoticons de smiles sorrindo ou triste, que quer dizer se gostou ou não da resposta.

A maioria das pessoas nos dias de hoje conhece esse site, sendo muito conhecido entre os brasileiros. E, por meio desse site é possível ver se uma empresa é ou não confiável para se adquirir um produto ou serviço, qual é a opinião do público em relação a ela, a nota da empresa e muito mais.

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Sobre a AES Eletropaulo

A Enel Brasil, anteriormente conhecida como Eletropaulo foi criada no ano de 2005, é uma empresa brasileira que atua como distribuidora de energia elétrica, e é controlada pelo grupo italiano Enel. A Enel Brasil S.A. centraliza as participações societárias do Grupo Enel no país. A Enel é a maior distribuidora de energia elétrica do país, e atende em torno de 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista.

A trajetória da Eletropaulo acompanhou o desenvolvimento de São Paulo. No ano de 1899, um grupo de empresários canadenses fundou a The São Paulo Railway, Light Power Company Limited. Essa empresa foi responsável pela construção de toda infraestrutura de distribuição de São Paulo durante setenta anos de concessão. Já no ano de 1956 a empresa passou a ser intitulada como Light – Serviços de Eletricidade SA.

Em 1979, o governo do Brasil, através da Eletrobrás, comprou da Brascan o controle acionário da Light. No ano de 1981 o controle da parte paulista empresa passou para o governo de São Paulo, e com isso, criou a empresa de energia chamada Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo SA, atualmente mais conhecida como Enel.

A Enel já foi conhecida como Eletropaulo, uma empresa estatal extinta, onde a Enel Distribuição São Paulo era parte antes de se tornar privada.

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