O que é SCR? Entenda a gíria usado entre os bancos

0

Saiba o que é SCR, entenda a gíria usada entre os bancos. Além disso, saiba quem tem acesso ao SCR, como tirar o nome do SCR, quanto tempo o nome fica no SCR e ainda veja muito conteúdo sobre esse assunto.

Muita gente sabe que o SCR é um documento que os clientes assinam na hora de abrir uma conta no banco. Porém, na maioria das vezes as pessoas não sabem que documento é esse, por isso que logo abaixo vamos mostrar tudo sobre o SCR.

O que é SCR?

SCR significa Sistema de Informações de Crédito do Banco Central. Esse é um sistema que reúne informações sobre operações de crédito, avais e fianças das pessoas físicas e jurídicas do Brasil.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Posso ter duas contas Poupança Caixa?

Todos os bancos são obrigados a informar ao Banco Central, todo mês, como está a situação de crédito de cada cliente. São informados créditos a vencer e também os vencidos.

Quem tem acesso ao SCR? E suas consultas de dados?

Quem tem acesso ao SCR é somente os bancos, saiba que lojas não tem acesso a esse dado. Portanto, se estava com dúvidas sobre quem tem acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, fique sabendo que é só os bancos.

Sobre a autorização SCR do Bacen

Os bancos do país são autorizados a consultar os débitos e responsabilidades decorrentes de operações com características de crédito e as informações e os registros de medidas judiciais em que o nome do usuário constem ou venham a constar do Sistema de Informações de Crédito (SCR), gerido pelo Banco Central do Brasil – o Bacen, ou um dos sistemas que venham a complementá-lo ou substituí-lo.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Cancelar Conta no Banco Neon (Cartão e Conta)

O SCR tem por finalidades prover informações ao Banco Central do Brasil, para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização e propiciar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras.

VEJA TAMBÉM: “Perdi minha carteira de trabalho”

O que é SCR

Quanto tempo o nome fica no SCR?

A maioria das pessoas simplesmente deixam sua dívida em esquecimento, e após o período de cinco anos, o Sistema de Proteção ao Crédito o SPC e o Serasa não podem deixar o nome do cidadão sujo. Mas, os bancos tem acesso aos seus dados de operação de crédito, o SCR.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  TED na Sexta, Sábado e Domingo, quando cai? Descubra!

Como tirar o nome do SCR

Depois de ter feito o pagamento de suas contas em dia, o seu nome sai do SCR, é só guardar os recibos tudo certinho.

Conclusão

O Sistema de Informação de Crédito o SCR é conhecido popularmente por lista negra. Trata-se de um banco de dados criado pelo Banco Central do Brasil, com o intuito de controlar as transações financeiras dos indivíduos.

No Sistema de Informação de Crédito o SCR ficam registradas todas as operações de crédito acima de 200 reais (empréstimos, uso de cartões, financiamentos, e outros). Dessa maneira, o Banco Central consegue verificar a ocorrência de operações de crédito atípicas e de alto risco. Esse registro é gerido pelo Banco Central e alimentado todo mês pelas instituições financeiras, mas sempre preservando o sigilo bancário.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui