Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho, saiba como recuperar registros por meio deste post abaixo. Além disso, veja como solicitar uma nova carteira, quanto tempo demora para chegar a outra e muito mais.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social, mais conhecida como Carteira Profissional, é um documento obrigatório para as pessoas que venham a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil.
Perdi minha carteira de trabalho, e agora?
Conteúdo dessa matéria:
A Carteira de Trabalho (CTPS), ou também carteira profissional, é um documento obrigatório para toda pessoa que começa a sua vida trabalhista, e pode ser feita a partir dos 14 anos de idade.
Na carteira de trabalho contém informações sobre os registros de cada empresa que o cidadão trabalhou. Além disso, tem os dados sobre a filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de cada indivíduo.
Se você perdeu a sua carteira de trabalho, não se desespere, pois tem como recupera-lá. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento importante pois nele comprova todos os seus registros empregatícios. Se você perdeu a sua, logo abaixo vamos ensinar como recuperar.
1- Fazer boletim de ocorrência
Primeiramente é necessário ir até a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. É importante que você informe tudo sobre o documento, onde e como perdeu e tudo mais. Também tem como fazer o boletim de ocorrência online, para isso é só acessar Delegacia online + nome do seu estado no seu navegador. Assim que for aprovado, você recebe o comprovante no e-mail cadastrado.
Saiba que o B.O é indispensável, pois para solicitar a segunda via do documento, o Ministério do Trabalho vai solicitar o mesmo.
2- Solicitar uma nova carteira
Depois de ter feito o boletim de ocorrência, é preciso solicitar a segunda via da carteira, para fazer isso é preciso ir pessoalmente até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou em algum dos Postos de Atendimento ao Trabalhador.
3- Recupere os registros trabalhistas
Depois de comparecer em um dos órgãos citados acima, para recuperar os seus registros trabalhistas é preciso que você leve alguns documentos, confira quais são eles:
- Recibo das suas férias;
- Recibo do recolhimento do FGTS;
- Comprovante de seguro desemprego recebido;
- Homologação (documento formal recebido depois da rescisão do contrato);
- Contra-cheque.
Porém, é importante ressaltar que a Superintendência só tem esses dados a partir do ano de 1976, portanto os registros antes dessa data não vão ser recuperados. Nesses casos, o trabalhador vai precisar entrar em contato com a empresa em que trabalhou e pedir o repasse das informações na nova carteira.
Quanto tempo demora para chegar a outra
Se você levar todos os documentos em ordem, a sua carteira de trabalho deve ficar pronta na mesma hora. E, além de roubo e perda, também tem como solicitar a segunda via por danificação da carteira anterior, ou em casos de continuação, que é quando todas as folhas do documento já estão preenchidas.
Prazos e valores para solicitar segunda via
Portanto, como já vimos a carteira de trabalho provavelmente irá ficar pronta na hora e para solicitar a segunda via, fique sabendo que não é cobrado nada, nenhum valor será necessário pagar.
Outras dúvidas
Agora vamos mostrar algumas dúvidas que são frequentes. E, fique atento, pois uma das dúvidas que vamos mostrar pode ser a sua e você já pode solucionar a mesma.
Perdi minha carteira de trabalho posso usar outra?
Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho é necessário fazer o boletim de ocorrência e depois solicitar a segunda via da mesma. Você só pode usar outra carteira de trabalho, caso seja a sua carteira de trabalho digital, nesse caso pode sim.
VEJA TAMBÉM: Diferença entre conta corrente e poupança
Perdi minha carteira de trabalho como dar baixa?
Se você perdeu a sua carteira de trabalho não é preciso dar baixa, a única coisa que deve ser feito é fazer um B.O na delegacia informando sobre o furto, roubo ou perda do objetivo, e depois é só solicitar a segunda via do documento.
Perdi minha carteira de trabalho e fui demitida
Se você foi demitido e perdeu a sua carteira de trabalho, é só solicitar a segunda via da mesma e fazer as devidas anotações. Mas, você também pode verificar a possibilidade de usar a carteira de trabalho digital.
Perdi minha carteira de trabalho como sacar seguro desemprego
Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho e precisa sacar o seguro desemprego, então solicite a segunda via do documento, saiba que quando você solicita a segunda via, a carteira de trabalho fica pronta praticamente na mesma hora.
Agora se preferir você também pode baixar a carteira de trabalho digital, que inclusive está sendo muito útil, principalmente quando acontece uns casos desse de precisar sacar o seguro desemprego, mas ter perdido a carteira.
A CTPS que é a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja no comércio, na indústria, na pecuária, na agricultura ou mesmo de natureza doméstica.
O Ministério da Economia visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física. A carteira digital está disponível para os cidadãos por meio de um aplicativo para celular nas versão iOS, Android e Web.
Para acessar o documento, é só baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual da App Store da Apple, no Play Store do Android. Ou então acessar via Web, através do seguinte link: https://servicos.mte.gov.br/
Tem como descobrir o número? Tenho uma entrevista
O NIS e PIS tem o mesmo número, dessa maneira, encontrando um, você descobre o outro. Confira:
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
- Informe o número do seu CPF e a senha;
- Caso você ainda não possua uma senha para acessar o site da Caixa, então é só clicar em cadastrar senha e seguir as orientações. Saiba que é preciso ter em mãos a senha do seu cartão cidadão, mas caso não lembre a senha, é só usar o número do seu título de eleitor.

Tenho 34 anos, sou formada em jornalismo, sou do signo de aquário, gosto de assistir TV e jogar video game.