“Perdi Minha Carteira de Trabalho” Como Recuperar Registros

0

Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho, saiba como recuperar registros por meio deste post abaixo. Além disso, veja como solicitar uma nova carteira, quanto tempo demora para chegar a outra e muito mais.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, mais conhecida como Carteira Profissional, é um documento obrigatório para as pessoas que venham a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil.

Perdi minha carteira de trabalho, e agora?

A Carteira de Trabalho (CTPS), ou também carteira profissional, é um documento obrigatório para toda pessoa que começa a sua vida trabalhista, e pode ser feita a partir dos 14 anos de idade.

Na carteira de trabalho contém informações sobre os registros de cada empresa que o cidadão trabalhou. Além disso, tem os dados sobre a filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de cada indivíduo.

Se você perdeu a sua carteira de trabalho, não se desespere, pois tem como recupera-lá. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento importante pois nele comprova todos os seus registros empregatícios. Se você perdeu a sua, logo abaixo vamos ensinar como recuperar.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Depositei em conta corrente e era poupança - E agora?

1- Fazer boletim de ocorrência

Primeiramente é necessário ir até a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. É importante que você informe tudo sobre o documento, onde e como perdeu e tudo mais. Também tem como fazer o boletim de ocorrência online, para isso é só acessar Delegacia online + nome do seu estado no seu navegador. Assim que for aprovado, você recebe o comprovante no e-mail cadastrado.

Saiba que o B.O é indispensável, pois para solicitar a segunda via do documento, o Ministério do Trabalho vai solicitar o mesmo.

2- Solicitar uma nova carteira

Depois de ter feito o boletim de ocorrência, é preciso solicitar a segunda via da carteira, para fazer isso é preciso ir pessoalmente até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou em algum dos Postos de Atendimento ao Trabalhador.

3- Recupere os registros trabalhistas

Depois de comparecer em um dos órgãos citados acima, para recuperar os seus registros trabalhistas é preciso que você leve alguns documentos, confira quais são eles:

  • Recibo das suas férias;
  • Recibo do recolhimento do FGTS;
  • Comprovante de seguro desemprego recebido;
  • Homologação (documento formal recebido depois da rescisão do contrato);
  • Contra-cheque.

Porém, é importante ressaltar que a Superintendência só tem esses dados a partir do ano de 1976, portanto os registros antes dessa data não vão ser recuperados. Nesses casos, o trabalhador vai precisar entrar em contato com a empresa em que trabalhou e pedir o repasse das informações na nova carteira.

Quanto tempo demora para chegar a outra

Se você levar todos os documentos em ordem, a sua carteira de trabalho deve ficar pronta na mesma hora. E, além de roubo e perda, também tem como solicitar a segunda via por danificação da carteira anterior, ou em casos de continuação, que é quando todas as folhas do documento já estão preenchidas.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Ações Nubank na B3? Será? Explicando tudo!

Prazos e valores para solicitar segunda via

Portanto, como já vimos a carteira de trabalho provavelmente irá ficar pronta na hora e para solicitar a segunda via, fique sabendo que não é cobrado nada, nenhum valor será necessário pagar.

Outras dúvidas

Agora vamos mostrar algumas dúvidas que são frequentes. E, fique atento, pois uma das dúvidas que vamos mostrar pode ser a sua e você já pode solucionar a mesma.

Perdi minha carteira de trabalho posso usar outra?

Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho é necessário fazer o boletim de ocorrência e depois solicitar a segunda via da mesma. Você só pode usar outra carteira de trabalho, caso seja a sua carteira de trabalho digital, nesse caso pode sim.

VEJA TAMBÉM: Diferença entre conta corrente e poupança

Perdi Minha Carteira de Trabalho

Perdi minha carteira de trabalho como dar baixa?

Se você perdeu a sua carteira de trabalho não é preciso dar baixa, a única coisa que deve ser feito é fazer um B.O na delegacia informando sobre o furto, roubo ou perda do objetivo, e depois é só solicitar a segunda via do documento.

Perdi minha carteira de trabalho e fui demitida

Se você foi demitido e perdeu a sua carteira de trabalho, é só solicitar a segunda via da mesma e fazer as devidas anotações. Mas, você também pode verificar a possibilidade de usar a carteira de trabalho digital.

Perdi minha carteira de trabalho como sacar seguro desemprego

Caso tenha perdido a sua carteira de trabalho e precisa sacar o seguro desemprego, então solicite a segunda via do documento, saiba que quando você solicita a segunda via, a carteira de trabalho fica pronta praticamente na mesma hora.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como pedir reenvio do cartão Nubank

Agora se preferir você também pode baixar a carteira de trabalho digital, que inclusive está sendo muito útil, principalmente quando acontece uns casos desse de precisar sacar o seguro desemprego, mas ter perdido a carteira.

A CTPS que é a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja no comércio, na indústria, na pecuária, na agricultura ou mesmo de natureza doméstica.

O Ministério da Economia visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física. A carteira digital está disponível para os cidadãos por meio de um aplicativo para celular nas versão iOS, Android e Web.

Para acessar o documento, é só baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual da App Store da Apple, no Play Store do Android. Ou então acessar via Web, através do seguinte link: https://servicos.mte.gov.br/

Tem como descobrir o número? Tenho uma entrevista

O NIS e PIS tem o mesmo número, dessa maneira, encontrando um, você descobre o outro. Confira:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  • Informe o número do seu CPF e a senha;
  • Caso você ainda não possua uma senha para acessar o site da Caixa, então é só clicar em cadastrar senha e seguir as orientações. Saiba que é preciso ter em mãos a senha do seu cartão cidadão, mas caso não lembre a senha, é só usar o número do seu título de eleitor.
Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui