Perdi Meu RG, como saber o Número? (Online)

0

Se você perdeu o seu RG e precisa saber o número dele, então saiba que logo abaixo vamos mostrar como saber o número e o que fazer nessas situações. Portanto, fique atento para conferir tudo.

O RG (Registro Geral) conhecido também como documento de identidade é um dos documentos mais importantes do cidadão. Ele é a representação da identidade e que faz parte da nação, é muito importante estar sempre com ele em mãos.

Perdi meu RG e não sei o número, o que fazer?

O Registro Geral conhecido também como RG ou Carteira de Identidade, é um documento de identificação essencial a todo cidadão. Esse documento seve para muitas coisas e é recomendado que seja feito ainda quando pequeno, depois do nascimento. Assim como o CPF, o RG é um dos documentos mais importantes dos brasileiros.
Acontece das pessoas perderem o RG, ou serem roubadas ou até mesmo não estarem com eles em mãos naquele momento. Dessa maneira, essas pessoas ficam sem os dados básicos dele, como número do registro, data de emissão, órgão emissor, entre outras informações importantes. Por isso, o recomendado é consultar o seu RG, como vamos mostrar logo abaixo.

1- Como saber o número do RG online no Google

Tem como saber o número do RG online por meio do site Meu INSS, da Previdência Social. Lá estão vários dos seus dados cadastrados e é a maneira mais simples de ter o número do seu RG de um jeito prático e rápido. Para conferir o número é só seguir o passo a passo abaixo:

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Rastrear Pedido Fastshop - Acompanhar Pedido
  • Entre no site Meu INSS;
  • Vá até Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Toque em Fazer Login e acesse o seu cadastro;
  • Se não tiver cadastro, é só clicar em Cadastre-se na parte inferior da página. Depois, é só preencher os campos indicados com os dados solicitados e responder algumas perguntas;
  • Quando terminar o seu cadastro, suas informações sobre o INSS vão ser exibidas;
  • Toque em Dados. Pois, lá vão ser mostrados todos os dados e documentos atrelados ao seu cadastro na Previdência Social, incluindo sua identidade;
  • Na parte de baixo do site, vão estar as informações da sua identidade, o número do RG, data e local de emissão.

2- Número do RG registrado em compras online

Quando você realiza uma compra online, sempre é necessário inserir o seu CPF, e as vezes também é preciso colocar o número do RG. Por isso, se você fez uma compra online confira se o número do seu RG não consta nela, pois na maioria das vezes ele pode estar lá.

3- Número do RG registrado em notas fiscais

Repare nas notas fiscais que você já recebeu, que provavelmente nelas vai constar o número do seu RG. Se você realizou alguma compra online recentemente, é bem provável que a empresa te mandou a nota fiscal no seu e-mail. Portanto, verifique se na nota fiscal está escrito o número do seu RG.

VEJA TAMBÉM: Perdi meu CPF, como saber o número

Perdi Meu RG, como saber o Número

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Cancelar Pedido Americanas (Cancelamento)

4- Ir na unidade de atendimento de RG

Em todos os municípios do Brasil tem unidade de atendimento de RG, essa unidade geralmente é onde é realizado o RG. Portanto, se preferir você pode ir até uma unidade dessa e contar que você perdeu o seu RG e precisa do número, que eles irão te passar e provavelmente já emitir a segunda via do documento.

5- Emitir segunda via do RG

É importante ressaltar que o número do RG não substitui o documento, em diversos casos, ele poderá ser solicitado de maneira física. Por isso, caso tenha perdido o seu, é preciso solicitar uma segunda via. Portanto, é importante procurar um posto de atendimento mais perto e solicitar.

Diversas pessoas acabam adiando fazer a segunda via do documento de identidade, pois pode ser um processo custoso, que demanda um certo tempo. Em muitas cidades por exemplo não existe o sistema de marcar horário para fazer o RG, por isso, as pessoas acabam indo e tendo que esperar muito em filas, o que pode demorar bastante tempo.

Porém, em muitas cidades brasileiras já tem como entrar pelo sistema online do UAI, que é o órgão que faz o RG e realiza um agendamento. Dessa maneira, com hora marcada, você consegue chegar no local na hora e ser atendido de forma mais rápida.

Caso a identidade do indivíduo tenha sido roubada, a pessoa pode apresentar o B.O policial para não precisar pagar o valor. Se essa não for a sua situação, então é necessário emitir a DAE que é o Documento de Arrecadação Estadual para pagamento.

Já fique sabendo que pessoa menor de dezesseis anos de idade precisa levar duas fotos recentes 3×4, guia DAE impressa, comprovante de pagamento da guia e certidão original de nascimento. Menores de idade precisam estar acompanhados pelos pais ou responsável legal que precisa também possuir um documento com foto para identificação.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como sacar dinheiro do Banco Original (2021)

Para pessoas maiores de dezesseis anos de idade, é preciso os mesmos documentos citados, que são duas fotos tamanho 3×4 recente, guia DAE impressa, o comprovante de pagamento da guia e certidão de nascimento.

Quem for casado, além desses documentos, precisam apresentar a certidão de casamento. Agora, os indivíduos que são divorciados precisam apresentar a certidão de casamento com averbação, lembrando que esses documentos podem ser originais ou cópia autenticada em cartório de notas.

Fique sabendo que além de incluir o CPF na identidade, também é possível incluir os números de inscrição do titular no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Existe aplicativo de descobrir número do RG perdido?

Assim como tem o site Meu INSS, também existe o aplicativo Meu INSS, onde é possível descobrir o número do seu RG. E, se deseja fazer isso, então siga o passo a passo abaixo:

  • Instale o aplicativo Meu INSS no seu celular Android ou iOS;
  • Faça o login com o seu CPF ou faça o seu cadastro se não possuir uma conta;
  • Entre no menu, que fica no canto superior esquerdo;
  • Clique na opção Extratos, depois em Certidões, e em seguida em Declarações;
  • Depois, acessa a opção Meu Cadastro;
  • Pronto, depois disso na parte de Documentação você vai conferir o número do seu RG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui