Skip to content

Restauração de Dente: O que é? Valor, Quanto Custa

Saiba tudo sobre restauração de dente através deste artigo, veja o que é, o valor, quanto custa, entenda melhor sobre o procedimento e muito mais. Logo abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre restauração de dente.

Cuidar da saúde bucal é essencial, por isso é muito importante ir regularmente ao dentista para saber se anda tudo bem com seus dentes. Quando acontece do paciente ter que fazer uma restauração dentária por exemplo, isso indica que ele teve o dente afetado pela cárie e que precisa ser tratado.

O que é Restauração de Dente

A restauração é uma maneira de fazer com que o dente que foi afetado pela cárie consiga voltar à sua função e forma normal. Quando é feito o procedimento de restauração, primeiro o dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa o local atingido pela cárie e depois preenche a cavidade limpa com um material específico de restauração.

Ao tampar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração ajuda também a prevenir uma deterioração que pode vir a ocorrer. Os materiais que podem ser usados para as restaurações podem ser de porcelana, ouro, resina composta e amálgama, o material a ser usado vai depender de alguns fatores.

Portanto, saiba que quando um ou mais dentes são atingidos pela cárie, a saúde e também a estética desses dentes ficam comprometidos. Por isso, é preciso fazer a restauração dentária, conhecida também como obstrução dentária que é um procedimento feito pelo dentista para resgatar a forma e as funções dos dentes.

Valor da Restauração de Dente

O valor da restauração de dente varia muito, pois depende de diversos fatores, como: o material a ser usado, a quantidade de dentes que receberá esse procedimento e muito mais. Porém, saiba que em média o tratamento feito em cada dente pode custar de R$250,00 a R$600,00.

Mas, saiba que essa é só uma média de preços, pois a restauração do dente vai ter um custo variado de acordo com a necessidade individual de cada paciente, o tipo de restauração que for escolhido e outros fatores.

Restauração de Dente

Restauração de Dente com resina

A restauração de dente com resina é muito popular, esse material é um dos mais usados para fazer esse procedimento, principalmente por sua aparência ser mais agradável. A resina composta é feita a partir de uma mistura de materiais e dão um aspecto muito natural nos dentes.

Mas, por serem compostas, os materiais usados não possuem grande durabilidade ou resistência. Normalmente, duram até dez anos, podendo lascar ou desgastar ao longo do tempo. Além disso, esse material apesar de ser bonito, pode acabar manchando com o tempo, por conta de muito fumo, café, entre outros alimentos que contém corante em sua composição.

Restauração de Dente infantil

A cárie infantil precisa ser tratada o mais rápido possível e com muita atenção, pois com o passar do tempo esse problema pode acabar prejudicando a estrutura dental da criança, gerando complicações na adolescência e na fase adulta. Os dentes de leite mesmo não sendo permanentes, podem acabar apresentando complicações.

Quando acontece do dente apresentar cárie por exemplo, os pais pensam que não é necessário fazer tratamento, pois o dente vai cair de qualquer forma. Porém, esse pensamento é muito errado, pois quando a cárie não é tratada a bactéria pode entrar pelo canal do dente e promover uma infecção permanente do dente. Dessa forma, o dente permanente pode nascer com alguns problemas, como manchas, má formação, etc.

Fora isso, se não tiver um tratamento adequado a cárie pode aumentar e tomar todo o dente, isso quer dizer que se ele for totalmente cariado o dentista vai precisar extrair ele. Portanto, se o dentista disse que a criança está com cárie e que ela precisa fazer restauração, então faça o tratamento o mais rápido possível.

VEJA TAMBÉM: Como cuidar de violetas

Sobre o procedimento

A restauração dental consiste na reconstrução do dente ou de parte dele, seja por conta da presença de cáries ou devido algum trauma. O dentista faz o uso de materiais como resina, amálgamas, porcelana ou ouro, que servem para cobrir espaços e garantir assim a proteção do local afetado.

O procedimento de restauração dental só é realizado quando houver indicação de um profissional dentista. Por isso, é muito importante visitar de forma frequente esse profissional para cuidar da saúde bucal de maneira adequada.